Benefícios corporativos de viagens, subsídios para tratamentos de reprodução assistida, planos de bem-estar e treinamentos de liderança em saúde mental estão entre as iniciativas adotadas.
Demonstrar cuidado com a saúde mental e emocional dos colaboradores ao longo de todo o ano passa por ações estratégicas que estejam conectadas ao tema, um pilar fundamental para o sucesso das empresas na atualidade.
Quando os funcionários se sentem valorizados e cuidados, sua produtividade, criatividade e engajamento aumentam significativamente. Investir em programas de promoção da saúde mental não é apenas um ato de responsabilidade social, mas também uma estratégia que impacta diretamente os resultados do negócio. Ao criar um ambiente de trabalho acolhedor e seguro, as empresas fortalecem o bem-estar dos colaboradores e constroem equipes mais resilientes e motivadas.
Os cuidados com a saúde mental e emocional da população, por meio da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico, representam uma oportunidade para que as empresas tratem o tema de forma contínua, incentivando seus colaboradores. Confira a seguir algumas estratégias que já podem ser implementadas:
Viagens como benefício corporativo
O Férias & Co., primeiro benefício de viagens do mundo, possibilita que empresas ofereçam a seus colaboradores condições especiais para experiências significativas com hospedagens e passagens aéreas. Segundo Bruno Carone, CEO da empresa, conceder créditos de viagem como benefício proporciona uma experiência memorável e liberdade, fatores que auxiliam não apenas na atração e retenção de talentos, mas também representam uma ação simples, sem riscos financeiros e com excelente custo-benefício para as companhias.
Subsídios para tratamentos de fertilidade
O Grupo Huntington, um dos principais grupos de reprodução assistida do país, vem realizando um trabalho de conscientização sobre a preservação da fertilidade entre profissionais do mercado de trabalho. “Com o benefício corporativo de fertilidade, algumas empresas subsidiam de 15% a 100% dos tratamentos de infertilidade de seus colaboradores. Sem dúvida, é um excelente diferencial competitivo para reter e contratar talentos”, afirma Rafael Gonzales, diretor comercial do Grupo Huntington. A empresa possui parceria com grandes companhias e oferece descontos para tratamentos de preservação da fertilidade e FIV (Fertilização in vitro).
Planos de bem-estar e suporte ao RH
A Vidalink, empresa de planos de bem-estar corporativo do Brasil, é pioneira ao oferecer uma nova geração de benefícios integrados para o colaborador, abrangendo saúde mental, bem-estar físico, além de desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo isso por meio de um único aplicativo, que conta com inteligência de dados para apoiar o RH.
“Nosso papel é garantir que os profissionais tenham acesso a recursos essenciais para o cuidado contínuo, muitas vezes negligenciado por barreiras financeiras ou sobrecarga”, destaca Luis González, CEO e cofundador da Vidalink. Como um dos principais desafios dos profissionais de RH é a alocação de orçamento, a empresa aposta em benefícios flexíveis, direcionados a necessidades específicas no ambiente corporativo. Esses benefícios permitem que o RH comprove os resultados práticos e amplie os programas ao longo do tempo.
Um exemplo é o Vidalink+ Cuidado Mental, que propõe subsidiar 100% dos custos com medicamentos para transtornos mentais, com possibilidade de inclusão de terapia.
Gestão de crises emocionais nas empresas
A Caliandra Saúde Mental, referência na gestão de crises emocionais – tanto individuais, como luto e assédio, quanto coletivas, como desastres naturais e crises econômicas – reforça que cuidar dos colaboradores é essencial para a cultura e o propósito das organizações.
Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) como diferencial
Maria Eduarda Silveira, headhunter e sócia fundadora da BOLD HRO, consultoria especializada em recrutamento, destaca que benefícios corporativos fazem parte do Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) – um conceito cada vez mais valorizado. Segundo ela, ao investir em DHO, as empresas não apenas mantêm o bem-estar de seus colaboradores, mas contribuem para a saúde mental da sociedade como um todo.
A consultoria já treinou mais de 70 executivos com foco no desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão de pessoas ao longo de 2024. “Não há um equilíbrio perfeito entre vida profissional e pessoal. O que temos são escolhas sobre como dedicamos nosso tempo. No geral, passamos mais horas no trabalho do que em casa. Por isso, não vejo empresas de sucesso sem profissionais capacitados e com boa saúde mental, pois são as pessoas que fazem a organização. Esse olhar para o bem-estar no ambiente corporativo é fundamental”, conclui a executiva.