A tecnologia promete ganhar cada vez mais aprimoramento para a entrega do trabalho de profissionais criativos do marketing
O uso da inteligência artificial, ou IA, tem sido feito em diversos setores e indústrias. Na publicidade, isso não é diferente, principalmente quando se pensa nas redes sociais como um grande catalisador das campanhas de marketing em ambiente digital. E nesse ambiente, a IA tem sido utilizada para a obtenção de resultados rápidos, precisos e personalizados.
Um relatório do Gartner indica que, até o final de 2022, a IA contribuirá para a criação de mais de 30% de todo o conteúdo online. O mercado global que abrange essa ferramenta na publicidade e marketing está avaliado em mais de US$ 12 bilhões, e uma pesquisa da Research and Market acredita que ele chegará a US$ 107 bilhões em 2028.
Com isso, as ferramentas de inteligência artificial prometem trazer diversos benefícios para o setor publicitário, por conta da sua capacidade de processar dados e impressões. Abaixo, veja algumas maneiras de fazer marketing e publicidade com IA.
Inteligência contextual
Com o aprendizado de máquina, ou machine learning, é possível oferecer anúncios personalizados a clientes baseados em seu comportamento digital. Isso permite que usuários vejam peças publicitárias relevantes, o que aumenta as chances de engajamento. Um exemplo de negócio usando inteligência contextual são os sites de cassino online, e quem sabe como funciona a roleta Bet365 já viu que a empresa oferece diversos bônus e promoções para incentivar jogadores a se divertirem. As roletas da Bet365 ainda são temáticas e trazem incentivos adicionais como rodadas grátis de forma regular.
Comunicação entre marca e consumidor
Com o uso da IA, empresas podem se comunicar com o público de forma precisa, atribuindo uma identidade de marca ao atendimento. Essa tecnologia ainda ajuda profissionais de marketing a interagirem diretamente com os consumidores assim que clicam em um anúncio, o que permite que clientes conheçam novos serviços e produtos e façam perguntas. Um exemplo são os chatbots de atendimento ao consumidor e a linguagem humana desses robôs quando se dirigindo a clientes. Muitos robôs também são capazes de gerar conteúdo, como legendas de vídeos, títulos de e-mails ou até mesmo textos completos para blogs.
Além disso, anúncios feitos a partir da tecnologia de inteligência artificial podem ser replicados milhares de vezes e distribuídos em diversos canais, gerando maior resposta e engajamento de futuros clientes.
Previsões
Um uso comum da IA que pode ser implementado no marketing é a capacidade de fazer previsões a partir de grandes quantidades de dados. Ao sintetizar e analisar dados e reações, a IA traz uma visão aprofundada do público alvo, o que reduz a necessidade por pesquisas de opiniões e facilita a implementação de estratégias para melhorar o que for necessário de forma ágil.
Com a inteligência artificial e suas previsões, empresas também podem tomar melhores decisões de estratégia de crescimento.
Aprimoração na entrega de trabalhos criativos
Sabemos que a tecnologia ainda não pode substituir a criatividade, uma habilidade exclusiva de seres humanos. Tanto que a maioria dos recursos tecnológicos, inclusive a IA, foram criados para otimizar trabalhos repetitivos e exaustivos, que não demandam criatividade. Porém, com a demanda crescente na produção de conteúdos de alta qualidade, a IA tem sido programada para replicar trabalhos criativos em uma precisão e escala que humanos ainda não são capazes de fazer.
E a expectativa é que isso continue. De acordo com o Relatório do Futuro dos Empregos, do Fórum Econômico Mundial 2020, até 2025, 97 milhões de novos empregos serão criados para IA ao redor do mundo, e cerca de 85 milhões de empregos serão deslocados. Como a publicidade é uma área que demanda muita criatividade, recursos de programação provavelmente não substituirão o relacionamento entre consumidores e marcas. Porém, a tecnologia promete ganhar cada vez mais aprimoramento para a entrega do trabalho de profissionais criativos do marketing.