Segundo levantamento realizado pelo LinkedIn o número de mulheres empreendedoras cresceu 41% no Brasil
No dia 19 de novembro foi celebrado o “Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino”. Criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa valorizar o papel da mulher empreendedora no cenário global. Além disso, a iniciativa é um esforço para ampliar ainda mais as oportunidades para as mulheres em ambientes corporativos, atingindo também profissionais de diversas áreas e cargos de comando em grandes empresas.
Tais celebrações também ajudam a fomentar o debate em prol de ações que eliminem de vez barreiras e incentivem as mulheres a alcançar a sua independência, seja empreendendo ou ocupando a liderança de empresas.
De fato, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revela que esse cenário pouco a pouco vem evoluindo. Segundo o levantamento, a participação de mulheres à frente de negócios aumentou 41% no Brasil em 2020 frente ao ano anterior – último dado disponível. Com isso, o país alcançou a 27ª posição do ranking global em empreendedorismo feminino.
Para entender os desafios que as mulheres precisam transpor no empreendedorismo, selecionamos abaixo a história de 11 empreendedoras brasileiras que estão revolucionando seus mercados de atuação. Confira:
Constanza Hummel, CEO e fundadora da Building 8
Entusiasta da aprendizagem e especialista em treinamento e desenvolvimento, Constanza Hummel abriu mão de uma carreira bem sucedida no mercado farmacêutico e há 10 anos fundou a Building 8 – referência em treinamento e desenvolvimento corporativo – com o propósito de criar estratégias mais efetivas e com poder transformador para profissionais.
“Existia uma grande oportunidade no mercado, que carecia de uma consultoria em T&D que entendesse as principais dores, necessidades e desejos das empresas e estivesse disposta a criar soluções criativas e com alto poder resolutivo”, comenta Constanza. “Combinado com a crença de que iríamos transformar as organizações, por meio de desbloquear o potencial de seus indivíduos, nascia a Building 8”, completa.
Ciente do poder de transformação da educação no mercado, B8 Constanza desenvolveu uma metodologia única de aprendizagem corporativa e desde 2012 a Building 8 já impactou mais de 35 mil profissionais em 13 países e desenvolveu mais de 700 projetos para 128 clientes, como: Pfizer, Hypera Pharma, Seara, Pernod Ricard, entre outros. “Sabemos o poder de transformação da aprendizagem e levamos em consideração tanto as necessidades do negócio quanto as do profissional, para ampliar as oportunidades e acelerar o processo de transformação do indivíduo”, analisa Constanza.
Aline Fróes, cofundadora da 1STi e empreendedora social
Especialista na chamada Quarta Revolução Industrial, Aline Fróes, 35, é uma das principais lideranças que defendem a tecnologia como ferramenta de transformação no mercado brasileiro. Empresária e empreendedora social que no passado saiu da educação pública no Rio de Janeiro para cursar uma pós-graduação em Stanford, co-fundou em 2011 a 1STi – empresa de consultoria de deep tech que ajuda organizações a resolverem desafios econômicos, sociais e ambientais – que atualmente disponibiliza seus serviços para grandes players do mercado como Cogna Educação, Hospital Sírio-Libanês e Marisa. Em 2020, a carioca foi uma das finalistas do Woman in Tech Global Awards, graças ao projeto Vai na Web, uma escola de programação voltada para as classes D e E instalada no Complexo do Alemão. Aline foi a única brasileira na disputa que envolveu representantes de 120 países.
“Realmente acredito no poder de relacionamentos fortes. Para mim, as organizações e seus negócios são a base de algo muito maior do que números ou ofertas de serviços. Trata-se de viver juntos histórias transformadoras que geram impacto positivo, disseminam valores humanos e constroem coisas para durar”, afirma Aline.
Com a proposta de desenvolver soluções humanizadas e sofisticadas para problemas de alto valor agregado, a consultoria co-liderada por Aline atingiu um faturamento de R$ 12 milhões no final do ano passado, e agora prevê um avanço de 15% a 20% nas receitas em 2022, consolidando um crescimento de 250% desde 2019. “Na 1STi, nossa missão é diminuir a distância entre a tecnologia e as necessidades humanas reais com a ajuda de uma equipe descentralizada formada por inovadores, desenvolvedores, engenheiros, empreendedores, designers e cientistas de dados comprometidos com a crença de que o trabalho é uma síntese de arte, humanidade e ciência”, completa.
Além da 1STi e Vai na Web, Aline é co-fundadora do Instituto Precisa Ser, uma organização sem fins lucrativos de tecnologias digitais e sociais, comprometida em usar o poder da tecnologia para contribuir para um mundo mais pacífico, saudável e de abundância para todos.
Marcela Bianchin, fundadora e CEO da Vogel Health
Antes de se tornar empreendedora, Marcela Bianchin, atuou em diversas áreas da comunicação. Foi locutora de rádio, trabalhou com comunicação interna, comunicação externa e atendimento de contas. Em 2007, junto de dois sócios fundou a Vogel, até que no MBA e com o networking que havia construído decidiu se especializar na indústria farmacêutica e, a partir de então sem sócios, tornar a Vogel Health referência em propagandas no segmento healthcare.
Desde então, Marcela soma mais de 15 anos de experiência em comunicação e propaganda médica. Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing, a executiva é responsável por compor campanhas com jornadas de comunicação criativas e um storytelling totalmente personalizado para grandes nomes do setor de saúde, como Libbs, Eurofarma, Cristália, Danone, Apsen, Aché e EMS. “Nossa maneira individualizada de se relacionar com as gigantes do setor se reflete em ações de branding, conceitos de campanha, publicidade e promoção médica que promovemos”, conta a especialista. “Ter a confiança de grandes parceiros nos dá a oportunidade de continuar produzindo trabalhos relevantes na área de healthcare”, conclui.
A agência, que registrou um crescimento de 30% em seu faturamento e ampliou sua carteira de clientes em 20% no último ano, tem o objetivo de dobrar as metas alcançadas e se tornar a principal referência em publicidade e propaganda médica até 2025.
Isis Vasques, sócia e Diretora Executiva da Agência Ecco
Com mais de 17 anos de experiência no mercado publicitário, com vivências em criação, planejamento, atendimento e mídia, Isis Vasques é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Branding pela FGV e em Comunicação Empresarial pela ESPM. Em 2006 fundou a Agência Ecco, ao lado de dois sócios, onde ocupa hoje o cargo de diretora executiva. Focada em construir narrativas que ajudam companhias nacionais e internacionais a ampliar o marketshare em seus mercados de atuação, a agência atende marcas importantes no cenário mundial como Mercedes-Benz, Boticário, STABILO, SOS Mata Atlântica, Banco24Horas, entre outros grandes players.
“O principal propósito da Ecco é empoderar marcas com criatividade, tecnologia e planejamento. É fundamental se manter próximo ao cliente com a mensuração de resultados e o acompanhamento da performance das campanhas, a fim de que se possa entender a essência e a necessidade de cada um”, afirma Ísis.
Alessandra Bottini, CEO da 270B no Brasil
Alessandra começou sua empreitada no mundo corporativo aos 22 anos, na área de Finance da companhia de serviços financeiros J.P. Morgan Chase. No entanto, ela mergulhou verdadeiramente na seara da elaboração de estratégias a partir do comportamento do consumidor quando aceitou uma proposta para gerenciar três escritórios (Brasil, México e Argentina) em uma organização de Pesquisa de Mercado chamada Research Now. Alessandra ainda trabalhou em uma agência com sede na Califórnia, que abriu um escritório em Dallas, antes de tomar a frente da 270B. “Depois de ter alcançado uma estrutura de equilíbrio para a agência de Dallas com 11 funcionários contratados, comecei a idealizar tudo que havia aprendido que poderia impactar positivamente o cenário do marketing, e então resolvi abraçar esse novo desafio”, explica.
Hoje a 270B é uma das maiores agências americanas de experiências digitais. Desde o início do ano também conta com uma filial no Brasil. Alessandra integra a agência desde 2015 e foi a responsável por operações e implementações de processos e sistemas que permitiram quadruplicar o crescimento da marca de forma rápida e organizada. Um dos cases de grande sucesso da empreendedora e sua equipe foi o projeto produzido para a Avocados From Mexico, na última edição do Super Bowl. Por meio de ativações únicas e interativas, a 270B conseguiu fazer com que a marca conquistasse resultados mais expressivos que empresas tradicionais que estiveram como patrocinadoras oficiais do evento.
Em números, a parceria garantiu que a empresa de abacates fosse a marca líder em menções nas redes sociais durante o evento, com 41 bilhões de impressões, sendo 64% delas positivas. Para isso, a agência propôs a criação da ‘House of Goodness’ – Casa do Bem, um espaço virtual que promoveu a interação do público com ex-astros da NFL e incentivou o público a descobrir novas receitas utilizando o abacate e, consequentemente, adquirir o produto.
Gabriela Acoorsi (CPO e COO) e Luciana Mendes (CEO) da La Decora
Gabriela Accorsi e Luciana Mendes são as executivas à frente da startup La Decora, startup que busca democratizar o acesso à decoração de interiores por meio de uma plataforma online e mais acessível.
Gabriela é formada em arquitetura e urbanismo pela Unipar (Universidade Paranaense) e certificada em Design Thinking pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a executiva possui 15 anos de experiência no segmento. Já coordenou a execução de grandes projetos em Curitiba e Balneário Camboriú. “Atuei como mentora de um programa de aceleração em São Paulo e tenho observado um crescimento muito grande no número de mulheres que estão à frente de empresas de tecnologia. Não à toa, hoje elas são mais de 50% dos inscritos. No último semestre graduamos 75% mulheres, um avanço e tanto.” destaca Accorsi
“Vejo que cada vez mais as empresas estão se diversificando, principalmente em cargos de liderança. Por isso, acredito que as companhias tech lideram naturalmente a preferência de muitos clientes e usuários. Fundei a La Decora junto com a Gabriela por acreditarmos na democratização da decoração de interiores. Sabemos que ter uma casa organizada e bonita traz grandes benefícios, melhora a auto estima, o aprendizado e aumenta o bem estar. Tradicionalmente os projetos de decoração custavam muito caro e eram elitizados, então transformamos o setor com tecnologia, para que cada vez mais pessoas possam aproveitar dos benefícios de ter uma casa decorada.”, reflete Luciana.
Laura Coló, cofundadora e CFO da Yapoli
Laura Coló é co-founder e CFO da Yapoli, mas, antes de fundá-la, teve duas experiências empreendendo nas áreas de publicidade, fotografia e cinema. Em 2018, decidiu investir na criação da primeira startup especializada em gerenciamento de ativos digitais por meio da tecnologia DAM (Digital Asset Management) do Brasill, foi uma das 100 Startups To Watch 2022 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e a 6ª colocada no Ranking das TOP 10 Martechs do 100 Open Startups 2022. A plataforma usa inteligência e tecnologia para solucionar a ineficiência de governança corporativa das empresas, oferecendo uma gestão ágil e eficiente do acervo de marca e processual dos seus parceiros.
Ao longo desses quatro anos, ela afirma que enfrentou frequentemente o preconceito de gênero, inclusive em reuniões com fundos de investimentos.“Precisei passar por um processo de autoconhecimento para enxergar que o meu sucesso foi por mérito próprio. Hoje aprendi a bater palmas para as minhas conquistas. O meu currículo e a minha história falam por mim. Ainda que com obstáculos, pretendo continuar investindo em inovação, afinal, a tecnologia viabiliza sonhos, é criar e pensar algo novo, que vai mudar e simplificar a maneira como uma coisa tem sido feita. Isso [a tecnologia] se tornou uma paixão”, relata Laura
Thalita Gelenske, CEO da Blend Edu
Com mais de 11 anos de experiência na área de gestão da diversidade e cultura organizacional e referência nas temáticas de gestão estratégica de pessoas e gestão de projetos sociais, Thalita Gelenske fundou em 2018 a Blend Edu, principal HRtech e ESGtech especializada em diversidade e inclusão do Brasil. Desde então, a startup que faz a ponte para uma cultura inclusiva nas empresas já impactou mais de 30 mil pessoas com suas ações e atualmente conta com mais de 80 companhias no portfólio.
A iniciativa permitiu que a empreendedora entrasse na lista da Forbes Under 30, na categoria Terceiro Setor e Empreendedorismo Social, em 2019. Ainda no mesmo ano, Thalita também foi selecionada pelo Fórum Econômico Mundial para representar a juventude brasileira durante o Encontro Anual, em Davos. Em 2021, a CEO da startup foi selecionada como uma das top 25 HR Influencers do Brasil e nomeada como Linked in Creator.
“As mulheres cisgêneros, como eu, correspondem a 16,9% dos fundadores de startup no Brasil. É um percentual baixo, diria até bastante solitário”, afirma. “Minha jornada profissional passou por bastante autoconhecimento e pela busca de um propósito, um legado e impacto. A partir do momento em que me conheci melhor e reconheci meu nível de privilégio, tive segurança de quem sou e o que queria na minha carreira, consegui ter coragem de pedir demissão do meu emprego em uma grande corporação e tive resolvi empreender. Desenhei minha jornada em busca desse lugar onde pudesse gerar impacto e criar ambientes mais diversos e inclusos. Não nego que vieram muitos desafios a partir dessa minha decisão, mas também muitas conquistas e reconhecimentos”, conta Thalita.
Cáh Morandi, CEO da B.done
Referência no mercado de publicidade e marketing, Cáh Morandi é a CEO da B.done, principal serviço de matchmaking entre marcas e agências de comunicação no Brasil. Com mais de 17 anos de experiência no mercado, a empreendedora decidiu na pandemia criar um modelo de negócio que pudesse resolver, de uma vez por todas, a relação comercial desgastante entre empresas e agências de comunicação. “Ainda existem muitas marcas que encontram dificuldades no momento de encontrar agências de comunicação parceiras, capazes de atendê-las de acordo com seus desafios, modelos de negócios e budgets. Felizmente, pouco a pouco, estamos conseguindo apoiar comercialmente as agências a se desenvolverem e terem mais expertise para geração de negócios, desenvolvendo e otimizando seus serviços de acordo com as demandas de mercado”, relata.
Criada em 2020, a companhia atualmente já conta com 124 agências parceiras e, ao longo de sua trajetória, já atendeu mais de 180 corporações, como Panasonic, Embelleze, Santa Helena Alimentos, On Farm, Mococa, Vagas.com e Faber-Castell. “Percebo grandes mudanças na área de comunicação, muitas conduzidas pelas próprias marcas, que têm exigido times diversos nas suas contratações de agências. Naturalmente, esse movimento as estimula a transformarem sua cultura em relação a contratações e desenvolvimento de novas lideranças”, finaliza Cáh.
Giselle Freire, CEO e co-fundadora da DreamONE
A empreendedora conta com mais de 20 anos de carreira na área de comunicação e marketing. Com formação em jornalismo pela UFRJ, Giselle possui MBA em marketing pelo IBMEC-RJ e mestrado pela Faculdade Cásper Líbero. Co-fundadora e CEO da DreamONE, ela é responsável direta pelo time multidisciplinar da agência, composto por publicitários, redatores, jornalistas, designers e desenvolvedores de TI, que são capazes de criar estratégias de comunicação omnichannel para diversos clientes do portfólio.
O escritório de marketing integrado foi criado em 2000 com intuito de trazer soluções e entender profundamente as premissas e desafios propostos pelas marcas e, a partir disso, elaborar estratégias e promover soluções com base no cenário de cada uma, sempre com criatividade, agilidade e inovação. A agência foi uma das pioneiras no marketing digital e hoje conta com cerca de 70 colaboradores, que se dedicam na produção de estratégias de comunicação 360º para companhias como Microsoft, Rede Santa Catarina, Duratex, BASF, Husqvarna, Certsys, entre outras.
“Há 22 anos é enriquecedor ajudar esses players a entenderem a importância da Transformação Digital e fazemos um trabalho de reeducação de como eles devem se comunicar com o público-alvo por meio de ações de comunicação integrada, com a criação de narrativas personalizadas, entre outras ações. Elas foram capazes de aumentar em média 40% o engajamento das redes sociais dos nossos clientes”, argumenta Giselle.