Os indicadores (KPIs) de departamento pessoal estão intimamente ligados com o desempenho financeiro da empresa. Afinal, essas métricas revelam como estão os níveis de qualidade dos processos. Quando esses níveis estão altos, o impacto é percebido no time interno que se sente valorizado pelos bons serviços prestados pelo setor.
Neste artigo, explicaremos melhor sobre a importância de utilizar os indicadores de desempenho do departamento pessoal. Além disso, elencamos os melhores KPIs para essa área. Acompanhe os próximos tópicos!
Por que utilizar indicadores no departamento pessoal?
Sabemos que são muitas as demandas do DP. Além das rotinas normais, como o cálculo da folha de pagamento e a gestão de benefícios corporativos, é necessário que o setor gerencie também uma política de gestão de dados.
Os indicadores de desempenho ajudam o departamento pessoal a agregar valor às ações focadas nos colaboradores e definir estratégias eficientes para a melhoria dos serviços. Além disso, os KPIs revelam o que não está dando certo para que os gestores modifiquem o que for necessário. Dessa forma, os resultados serão mais expressivos
Outra vantagem do uso de indicadores de departamento pessoal é a possibilidade de gerenciar metas em longo prazo. No livro “Avalie o que importa”, um best-seller escrito por John Doerr, é revelado que os KPIs ajudam os gestores a responderem às seguintes perguntas:
- O que é mais importante para a empresa nos próximos três, seis ou doze meses?
- Quais são as prioridades mais relevantes para o próximo período?
- Em quais demandas, estratégias ou metas os profissionais devem concentrar os seus esforços?
Mediante as respostas, os gestores criam um panorama sobre o futuro do departamento pessoal. Esse direcionamento impedirá que o fluxo de tarefas do setor fique obstruído por falta de objetivos e estratégias eficientes.
5 indicadores para acompanhar de perto
Existem vários indicadores de desempenho que o departamento pessoal pode utilizar. Porém, o ideal é definir alguns que impactam mais profundamente as demandas importantes do setor. Quais são eles? A seguir, elencamos os principais indicadores de DP.
Rotatividade de Funcionários (turnover)
A rotatividade ou turnover de profissionais traz muitos prejuízos para a empresa, como custos com processos admissionais e demissionais, perda da experiência do colaborador em uma função e queda na employer branding (marca empregadora) do negócio.
Com o auxílio do KPI de rotatividade, os gestores entendem não só a quantidade de funcionários que se desligaram da empresa, como também o perfil comportamental deles e as razões para essa atitude.
Diante dessas informações, o departamento pessoal junto com o RH pode elaborar ações para minimizar a taxa de turnover, como uma política de benefícios corporativos ou um aumento salarial para uma categoria interna.
Absenteísmo
O indicador de absenteísmo revela o volume de faltas justificadas e não justificadas de colaboradores ao trabalho dentro de um determinado período. Esse KPI é essencial para que o departamento pessoal identifique as razões para as ausências e trabalhe para que esse índice não cresça. Para controle, uma planilha de absenteísmo pode ajudar.
É importante lembrar que, quanto maior for o índice de faltas, menor será a produtividade interna. Além disso, um time trabalhando menos gera muitas despesas no orçamento da empresa. Dessa forma, o KPI de absenteísmo pode indicar aos gestores que:
- As condições de trabalho precisam melhorar;
- É necessário investir em employer experience (experiência do colaborador);
- É preciso adotar estratégias que melhorem a saúde dos profissionais.
Satisfação dos funcionários
O KPI de satisfação dos colaboradores é uma métrica que revela, em especial, o nível de felicidade das equipes em relação ao trabalho. Caso esse indicador mostre um baixo índice de satisfação, o departamento pessoal pode acionar o RH para que estratégias sejam adotadas.
Uma delas pode ser uma política de meritocracia na qual os colaboradores com um bom desempenho ganham prêmios, bônus, troféus e outros mimos. Muitas vezes, um simples reconhecimento faz toda a diferença na satisfação do time.
Horas extras X Horas trabalhadas
O indicador de horas extras x horas trabalhadas mostra se os profissionais estão com baixa produtividade ou sobrecarregados (motivo de precisarem estender a jornada de trabalho).
Seja qual for a razão, uma grande quantidade de horas extras onera o orçamento da empresa e prejudica a saúde física e mental dos profissionais. Sendo assim, esse KPI ajudará os gestores a entenderem o que fazer para reduzir esse índice.
Índice de reclamações trabalhistas
Uma empresa com um grande número de reclamações trabalhistas na Justiça do Trabalho amarga prejuízos financeiros e macula a sua reputação no mundo corporativo. Sendo assim, é vital ter um KPI que mensure o índice dessas reclamações. Dessa forma, o DP pode minimizar os motivos que originam essas ações judiciais.
Enfim, as empresas que não usam os indicadores de desempenho do departamento pessoal estão perdendo a chance de aprimorar processos e estratégias. Para mudar esse cenário, é essencial que sigam as dicas valiosas apontadas neste artigo.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois entendem que diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.