Já faz algum tempo que o RH deixou de ser visto como uma parte da empresa estritamente burocrática e operacional, para se tornar um braço não só estratégico, mas também alinhado aos objetivos do negócio. É o que revela estudo realizado pela Top Employers Institute, organização que mede boas práticas em gestão de pessoas e employer branding no mundo. Segundo os dados, divulgados, as empresas com as melhores práticas neste setor têm desempenho, em média, até 51% superior ao do mercado.
Leia também: Employer branding: conectando pessoas por meio de propósito
E o tema ganha ainda mais força com a chegada do coronavírus no Brasil, uma vez que a importância do setor ficou ainda mais evidente. Com o prolongamento da crise e a maior parte dos colaboradores em home office, as empresas precisaram criar e implementar novas soluções para engajar os colaboradores. Se gerir pessoas com a comunicação próxima e olho no olho já não é tarefa fácil, ficou ainda mais complexo com uma quarentena imposta e novos desafios. Por isso, algumas HRTechs tem soluções que podem ajudar as instituições a enfrentar esse momento tão delicado com plataformas e tecnologias inovadoras, veja abaixo.
A Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de empresas. O objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem admissão digital, férias e gestão de pessoas, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.
O Escala é uma solução completa que possibilita transparência às gestões e agilidade na elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos. Seus serviços orientam e evitam passivos trabalhistas e falhas na comunicação, turnover e insatisfação do colaborador, alocação inadequada da força de trabalho, erros nos dados de pagamentos e, principalmente, tempo gasto com gestão.
O Comunica.In é uma startup que surgiu em 2017 para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. É uma plataforma de comunicação e engajamento para público interno de empresas, que oferece 6 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, permitindo uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores.