Colunista
Tendência

Construindo talentos na América Latina

Como vice-presidente de RH para a América Latina, tive a oportunidade de ajudar os líderes em seu crescimento de carreira nesta região tão dinâmica

A América Latina é uma das regiões mais diversas e vibrantes do mundo para desenvolver sua carreira como líder. Com mais de 33 países de diferentes tamanhos, culturas, gerações e ambientes políticos e socioeconômicos, a região é uma meca da experiência. Como vice-presidente de RH para a América Latina, tive a oportunidade de ajudar os líderes em seu crescimento de carreira nesta região tão dinâmica e muitas vezes me perguntam: “Qual é o segredo para o sucesso?”. Ao longo dos anos, tenho visto temas recorrentes comuns entre aqueles que atingem seus objetivos de carreira. Deixe-me compartilhá-los com você, além de algumas das iniciativas que temos na Kimberly-Clark para capacitá-los:

Construindo talentos na América LatinaEntenda que sua carreira é uma maratona, não um sprint.

Sempre planeje algumas atribuições à frente. Pense em sua experiência de carreira como uma ‘rede’, ao invés de uma ‘escada’. As experiências estão em toda parte se você está aberto a elas. Na verdade, 70% de como as pessoas aprendem é através da experiência e exposição. Na Kimberly-Clark, focamos mais tempo em investir em oportunidades de desenvolvimento que motivam nossos líderes a atuar fora de suas zonas de conforto. Movimentos laterais, atribuições curtas e trocas entre as unidades de negócios são oportunidades valiosas para aprender, fazer networking e desenvolver a carreira.

Esteja em contato com sua organização.

Sua organização deve refletir a base de consumidores a que você serve e você precisa conhecê-la melhor do que qualquer outra pessoa. Entender as perspectivas e as formas de trabalhar de diferentes gerações é fundamental para melhorar a gestão e alcançar melhores resultados de negócios. Na América Latina, 72% dos nossos funcionários são Millennials, então lançamos nesse ano um programa de mentoria reversa para estimular parcerias entre nossos líderes sênior e funcionários da geração Millennial. A diversidade de pensamentos e perspectivas que estão sendo compartilhados por ambos os lados é surpreendente, e já está resultando numa maior eficácia da equipe.

O “o quê” é tão importante quanto o “como”.

Conduzir resultados excepcionais só o levará até certo ponto. Como um líder, você deve estabelecer relacionamentos e construir confiança na sua organização. É por isso que envolvemos nossos líderes em nossos programas de “Cultura de Accountability” e “Cultura de Coaching”, para que eles tenham as ferramentas que possibilitem conversas abertas e honestas com suas equipes e, dessa forma, produzam melhores resultados.

Conheça-se melhor do que qualquer outra pessoa.

Construa sua autoconsciência. Reflita sobre como você se descreveria em 1 ou 2 palavras. Em seguida, pergunte aos outros o que eles diriam sobre você. A comparação ajuda você a realmente construir e melhorar a sua autoconsciência. Como parte de nosso Programa de Aceleração de Lideranças, cada líder conclui uma autoavaliação rigorosa para que ele compreenda seu estilo de trabalho, o que o motiva, e refine os mindsets e comportamentos fundamentais e necessários para o próximo passo de sua carreira.

E quanto a você? O que você vê como facilitadores importantes para desenvolver talentos em sua região?

Por Guillermo Cremer – Vice-Presidente de Recursos Humanos da Kimberly-Clark para a América Latina

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios