Guto Quirós assume cargo com missão de criar uma grande comunidade de empreendedores ao redor da fintech
Com a meta de crescer 250% em 2022, a fintech Conta Simples acaba de anunciar a chegada do ex-Head de Marketing do Rappi como seu mais novo Chief Marketing Officer (CMO). Criar uma comunidade de empreendedores de negócios digitais ao redor da fintech é o grande desafio que Guto Quirós tem pela frente no novo cargo.
Na lista da Forbes Under 30, Quirós é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem passagem por grandes empresas, como Ambev e BRMalls. Participou do Programa de Empreendedorismo da Babson College, nos Estados Unidos, e segue como cofundador da Quirós Gourmet, empresa familiar focada na produção sustentável de cordeiros.
Jornada de sucesso no Rappi
Quirós vem da cadeira de Head de Marketing do Rappi no Brasil, onde iniciou sua jornada e auxiliou na consolidação da marca no país. “Focamos na importância de transformar o cliente no grande evangelizador da marca. O modelo de flywheel resume muito bem essa estratégia. Com custos cada vez mais altos para adquirir novos usuários, o grande foco deve ser a retenção dos clientes via o encantamento”, explica o CMO.
“É a junção perfeita em ter uma solução espetacular em produto ou serviço, um atendimento personalizado e uma marca que convide o cliente a ingressar no seu universo e fazer parte da sua comunidade e que, ao mesmo tempo, circule por diversas comunidades de clientes falando a sua linguagem sem perder sua personalidade”, completa.
Foco no cliente
A Conta Simples oferece uma plataforma completa de múltiplos cartões corporativos (físicos e virtuais), conta corrente e uma camada de gerenciamento dos gastos, otimizando processos diários dos departamentos financeiros.
Quirós pretende reforçar a diretriz da Conta Simples de destravar o potencial das empresas da nova economia, como startups e e-commerces, para que escalem sem dificuldades financeiras. Seu compromisso, diz, é solucionar os desafios que enfrentam na gestão diária dos gastos.
“Acredito que o marketing de comunidade segue sendo a grande aposta para as empresas, no qual os clientes se tornam os principais promotores da marca e o negócio ganha uma oportunidade de longo prazo. Quando os clientes se tornam embaixadores da marca, eles fazem o marketing por você. O novo posicionamento virá para reforçar tudo o que a empresa vem construindo nos últimos anos. E estou otimista que o futuro será promissor pelo grande potencial de mercado e pelos novos lançamentos da Conta Simples que, sem dúvida, trarão uma solução única para as empresas.”, crava o novo CMO.
Veia empreendedora de berço
De origem espanhola, há mais de cem anos a família Quirós cria cordeiros em Oviedo, capital do Principado de Astúrias, na Espanha. Quirós também é um município da região de Astúrias, conhecido pela tradição na arte de preparar e saborear o cordeiro. Da quarta geração dos Quirós, Guto desembarcou o conceito secular de produção no Brasil, criando a primeira cabanha de produção sustentável de cordeiros no país.
Montou uma estratégia que reunia não somente um produto de excelente qualidade e uma plataforma de vendas, mas também a disseminação da cultura de consumo da carne de cordeiro no Brasil, impulsionada por ações de engajamento, como palestras, workshops, vídeos e conteúdo para redes sociais, com destaque para um canal próprio no Youtube para ser o influenciador da própria marca.
Criou ainda uma ação de experiência, na qual abriu as porteiras da fazenda para que os clientes fizessem um tour para observar o manejo dos animais, andar a cavalo pelos pastos para ver a produção de alimentos, conhecer o mundo da ovinocultura com um curso completo de produção e uma experiência gastronômica ao ar livre, para degustar todos os produtos da empresa. “Fizemos uma junção de branding, marketing de experiência, estratégia de influenciadores e marketing digital. Todos os principais conceitos para a criação de uma marca que engaja estavam ali”, diz.