Carreira

Copywriter: nova profissão tem crescimento gigantesco no Brasil

O trabalho do Copywriter não se baseia apenas em criar um texto

Copywriter: nova profissão tem crescimento gigantesco no Brasil

Toda comunicação tem o objetivo de transmitir uma mensagem, mas já pensou no poder que a escrita também tem de influenciar pessoas a comprar? Nos últimos anos, tem crescido de forma explosiva a busca por profissionais de copywriting no Brasil. Estes profissionais dominam a arte da escrita persuasiva, e conseguem utilizar técnicas de persuasão e influência para levar o leitor a comprar produtos, especialmente pela internet.

O copywriting, é responsável, justamente, por alinhar a criatividade com a ciência, pois, além de despertar a emoção e inspirar o público a agir, tem como base as pesquisas científicas do comportamento humano, como conta Dan Ariely em seu livro Previsivelmente Irracional, “o comportamento do ser humano é altamente previsível e influenciável”.

O trabalho do Copywriter não se baseia apenas em criar um texto. As informações podem ser apresentadas com argumentos, frases e estudos de caso, ou qualquer outra forma que atinja o objetivo de convencer o leitor a comprar. Existem diversos formatos a serem utilizados, cartas de venda, vídeos e até mesmo scripts de palco.

Para isso, uma boa copy (o texto criado pelo copywriter) precisa seguir a estrutura de 5 passos:

Passo 1 – Atenção – seu texto precisa atrair a atenção do leitor, para isso é importante escolher bons títulos e despertar interesse nos primeiros parágrafos.

Passo 2 – Conexão – o uso de histórias ajuda a criar empatia e a gerar familiaridade com a situação.

Passo 3 – Problema – essa técnica tem o objetivo de apresentar uma realidade que, por vezes, o cliente ideal nem imagina que está passando.

Passo 4 – Solução – após apresentar o problema, surge a solução, por meio de dados e informações que comprovem que seu produto ou serviço fará a diferença na vida do leitor.

Passo 5 – Oferta – é a última etapa. Após passar por todas as outras e obter um texto coerente, seu leitor estará mais receptivo a ouvir o que você tem a oferecer.

Ao utilizar essas técnicas de copywriting nos seus negócios e produtos, é possível se conectar verdadeiramente com o seu público, e, dessa forma, vender muito mais.  É comum confundirem a profissão de copywriter com a de redator publicitário. E para que não reste dúvida, o copywriter é aquele que cria textos para persuadir imediatamente o leitor a comprar. Esse formato de trabalho também é conhecido como marketing direto.

Aqui no Brasil existe apenas uma escola para copywriters, a chamada Sociedade Brasileira de Copywriting, ou SBCopy (www.sbcopy.com.br), tem dois braços de atuação. O primeiro é em consultoria, criando estratégias e textos persuasivos para empresas como Empiricus (publicadora de conteúdos financeiros) e a Vtex (gigante do mundo do Ecommerce).

Exatamente por ser um profissional altamente requisitado e muito escasso, o Copywriter chega a ganhar remunerações de 3 a até 100 mil reais, dependendo da sua experiência e projetos passados. Se você também deseja se tornar um profissional de copywriting, será preciso esforço e dedicação, porém o mercado está desesperado por profissionais qualificados. Parece um excelente caminho para quem está procurando uma nova profissão promissora e de sucesso no mercado nacional e internacional.

Por Rafael Albertoni, CEO da SBCopy (Sociedade Brasileira de Copywriting)

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios