Desde o início da pandemia, uma das preocupações da Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias do País, foi garantir a segurança do seus cerca de mais de 4 mil colaboradores. Isso inclui, além dos cuidados necessários em higiene para evitar a propagação do novo coronavírus, manter a saúde mental da equipe. Diante de um momento em que as incertezas extrapolam as respostas cotidianas de uma área de Recursos Humanos, é importante o olhar psicológico da área de pessoas.
A Arteris está entre as empresas que passaram a adotar o modelo de home office na pandemia para atividades fora da linha de frente das rodovias. Os desafios apresentados pela pandemia, como o distanciamento social, têm levado as empresas a repensar a reestruturar suas práticas de trabalho para garantir, a continuidade dos negócios e segurança de seus funcionários.
Apesar de estar iniciando a modalidade de teletrabalho, a Arteris vem colhendo bons resultados. A concessionária, mesmo sendo serviço essencial, conseguiu colocar 20% do seu contingente em home office. Pesquisa com colaboradores mostra que 88% dos trabalhadores consideraram a medida como positiva ou muito positiva. No levantamento, foram entrevistados gestores e trabalhadores de todos os cargos que participam da iniciativa.
No 0800 e na Ouvidoria da Arteris, áreas que foram incluídas no modelo de trabalho à distância, há depoimentos de forte impacto positivo na rotina. “Na questão pessoal, pelo menos no meu caso, facilitou muito, pois sou do horário da madrugada, então logo que acaba o meu turno já possa ir dormir, ganhando um bom espaço de tempo”, conta a Priscila dos Santos, operadora de 0800 da companhia.
Um estudo da Fundação Dom Cabral em parceria com a Consultoria Grant Thornton mostra que os brasileiros aprovam o modelo de home office, mesmo sentindo falta do contato diário com colegas de trabalho. Mais de 54% afirmaram que vão pedir aos chefes imediatos estender o modelo quando acabar a pandemia.
“A experiência com o trabalho em home office vem sendo muito positiva e está aprimorando nossa agilidade no trabalho na percepção de diversos colaboradores. Os funcionários avaliaram que sua produtividade inclusive melhorou, assim como observaram impacto muito positivo nas reuniões. Com base nesses indicadores, certamente é uma prática que podemos oficializar quando essa crise passar”, conta Eliana Cachuf, Diretora de Pessoas & Organização da Arteris.
Arteris Play
Para estar próxima de seus colaboradores mesmo diante do isolamento social, a empresa desenvolveu o Arteris Play, um programa que promove lives semanais para os colaboradores sobre temas especiais, que analisam os desafios e impactos do coronavírus na sociedade e negócios.
Os conteúdos selecionados buscam atualizar e engajar os todos os colaboradores, que atuam nos escritórios e também na rodovia. Por meio de lives, que tem a participação de especialistas em diversas áreas, a empresa esclarece dúvidas de colaboradores sobre prevenção da doença e os efeitos do Covid-19 na operação, na economia e no trabalho. Além dos impactos na área profissional, também estão sendo promovidas conversas sobre saúde mental em tempos de isolamento, transformação em tempos de crise e até como fazer máscaras caseiras.
As lives são realizadas ao vivo e transmitidas via Teams, que tem capacidade para 3.000 participantes, com 40 minutos de apresentação do tema e 20 minutos para perguntas. Os conteúdos gravados ficam disponíveis na UAD – Universidade Arteris de Desenvolvimento.
Outros cuidados com o colaborador
Desde o início da pandemia de Covid-19, os colaboradores que seguem à frente do trabalho nas rodovias, fundamentais para a operação, continuam trabalhando normalmente, seguindo os protocolos definidos e seguindo todas as recomendações das autoridades. São médicos, resgatistas, profissionais de tráfego e guincheiros das equipes de atendimento médico e mecânico, que contribuem para viagens essenciais e abastecimento do país. A Arteris cumpre todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades e segue cuidando da segurança dos seus colaboradores.
A empresa está alinhada aos órgãos de saúde e seguindo as determinações de todas as autoridades competentes e agências reguladoras do país. Abaixo ações realizadas:
• Higienização intensificada das praças de pedágio;
• Distribuição e reposição de álcool em gel e máscara para colaboradores, além de instruções de como proceder nos cuidados com a higiene. É recomendado que a cada atendimento, seja feita a higienização das mãos;
• Reforço nos itens de higiene em todas as viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias para seguir com atendimento com segurança;
• Disponibilização de álcool em gel 70% nas cabines de pedágio, bases de apoio, balanças e postos parceiros.
Na Arteris, as equipes operacionais atuam 24 horas por dia para dar todo o suporte necessário a quem está na estrada nesse momento de crise. São mais de 160 guinchos, 101 ambulâncias e 1.600 câmeras de monitoramento operadas por funcionários que buscam garantir viagem segura e fluida para quem transporta produtos essenciais e quem necessita viajar.
https://www.youtube.com/watch?v=a-yM1e4feOc