Soluções para RH

Covid-19: dicas para empresas e funcionários lidarem com o trabalho remoto

Empresas pelo mundo estão adotando medidas como o trabalho remoto para tentar conter a disseminação do vírus

À medida que as preocupações com o COVID-19 continuam a crescer, empresas pelo mundo estão adotando medidas como o trabalho remoto para tentar conter a disseminação do vírus.  Para ajudar aqueles que se encontram nessa situação, o Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo, compartilha dicas tanto para os profissionais que precisam agora se adaptar a uma nova rotina trabalhando de casa quanto para os líderes que precisam gerenciar equipes remotas. 

O próprio Glassdoor está entre as empresas que implementaram uma política de home office obrigatório para todos os funcionários em seus dez escritórios pelo mundo (incluindo o Brasil) a fim de ajudar a proteger a saúde de seus profissionais e das comunidades onde a companhia opera.

5 dicas para líderes que estão gerenciando equipes remotas:

 

  1. Honre todas as reuniões individuais e em equipe que você costuma fazer: estabeleça um senso de união e de estrutura para que os membros do seu time não sintam que estão à deriva.
  2. Adote aplicativos de colaboração em tempo real: apps como Slack e Asana podem facilitar a colaboração e dar visibilidade ao status das ações a serem executadas e dos produtos a serem entregues pelo time.
  3. Estabeleça horários de atendimento virtual: configure um escritório virtual usando uma plataforma de videoconferência que permita que as pessoas entrem e saiam para ter conversas ao vivo com você.
  4. Ligue sua câmera de vídeo: poder ver as pessoas ajuda a manter a conexão e replicar as conversas pessoais que você normalmente teria no escritório.
  5. Agende um tempo para descontrair: trabalhadores remotos também precisam de um tempo para se relacionar com os colegas. Organize um happy hour virtual ou crie um canal no Slack dedicado a hobbies compartilhados.



5 dicas para profissionais remotos:

 

  1. Arrume-se como se estivesse indo para o escritório: quando você está arrumado, sente-se bem disposto e sempre estará pronto para participar de videochamadas de última hora. Nada de ficar de pijama o dia todo! 
  2. Mantenha seu calendário atualizado: manter as pessoas informadas sobre a sua disponibilidade é especialmente importante quando você não está no campo de visão dos seus colegas. 
  3. Saiba quando se afastar de sua mesa: todo mundo precisa de uma pausa em algum momento; não é porque você está trabalhando de casa que não deve se afastar das telas para recarregar as energias e voltar pronto para encarar o resto do dia.
  4. Descubra como você se concentra melhor: seja você daqueles que precisam ter algum barulho para se manter atento ou se precisa de completo silêncio para se concentrar, prepare seu ambiente de trabalho de acordo.
  5. Respeite a hora de parar: Trabalhar remotamente pode dificultar o estabelecimento de limites entre vida profissional e pessoal. Quando o dia terminar, feche o laptop e desligue-se do trabalho. 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar