Pesquisa mostra quais são os principais desafios de quem procura emprego e o que pesa mais na hora de tomar uma decisão profissional
Salário, oportunidades de promoção de carreira e qualidade de vida. Estas são as principais considerações dos profissionais brasileiros na hora de aceitar ou não um emprego, segundo uma pesquisa feita pelo Love Mondays.
Com base em 1000 respostas, o levantamento mapeou como o profissional brasileiro toma decisões de carreira. Da amostra pesquisada, 63% das pessoas estão buscando emprego. Outros 32% disseram não estar buscando emprego, mas considerariam mudar de trabalho se surgisse uma boa oportunidade.
Os cinco pontos que mais influenciam na hora de escolher um emprego, por ordem de importância, são salário (73%), oportunidades de promoção de carreira (72%), qualidade de vida (58%), localização (52%), e benefícios tradicionais, como VR, VT, VA (45%). Na sequência aparecem cultura e valores da empresa, reputação da companhia, relacionamento com colegas e com gerentes, missão da empresa, e benefícios inovadores (home office, sala de descompressão, happy hours, etc). Segundo o levantamento, os maiores desafios ao procurar por trabalho envolvem saber como realmente é trabalhar em uma determinada empresa (72%), encontrar trabalhos relevantes para experiências e habilidades já adquiridas (59%) e entender qual salário seria justo para a posição (44%).
Sobre quais informações são úteis na hora de avaliar uma empresa, a maioria dos pesquisados falou sobre avaliações dos funcionários (82%), informações sobre benefícios e salários (72%), cultura, missão, visão e valores da empresa (63%), e fotos e vídeos que mostram o ambiente de trabalho (35%). “Hoje, os profissionais também selecionam as empresas e querem estar bem informados neste aspecto. Prova disso é que 98% das pessoas consideram importante ou muito importante ouvir a perspectiva de uma empresa ao pesquisar sobre ambientes de trabalho”, explica Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays.
3º Fórum Love Mondays de Employer Branding
A pesquisa foi apresentada durante o 3º Fórum Love Mondays de Employer Branding, que aconteceu em São Paulo, no dia 25 de abril. O evento, que contou com o apoio do Workplace by Facebook Latam, reuniu centenas de profissionais do mercado de RH para falar sobre tendências da área.
Entre os palestrantes estavam Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays, Leonardo Leão, Head of Growth do Workplace by Facebook LatAm, Joe Wiggins, Head de Comunicação do Glassdoor na Europa, Rodrigo Galvão, Presidente da Oracle Brasil, Steve Graham, VP de Employer Branding da TMP, Fabio Kapitanovas, VP de Gente da Ambev, Elisabete Rello, Diretora de RH da Bayer, Erika Braga, Diretora de RH da PwC, e Sergio Saraiva Pontes, VP Executivo de Desenvolvimento Organizacional da Cielo.
*A pesquisa foi feita na plataforma entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, com 1000 profissionais.