Da mesma forma que as empresas estão cada vez mais atentas à personalização de suas soluções para os clientes, essa abordagem pode ser estendida aos colaboradores.
Priscilla Gosler, superintendente executiva de Recursos Humanos da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.
Com o passar dos anos, é possível observar uma significativa mudança na maneira como as empresas atuam junto ao bem-estar e à saúde mental de seus colaboradores. Esse movimento se dá em paralelo ao registro do Ministério da Previdência Social, que, no ano passado, registrou 288,8 mil concessões de benefícios por incapacidade decorrentes de transtornos mentais e comportamentais no país – um aumento de 38% em comparação ao ano de 2022.
Sabendo da importância da prevenção, faz-se imprescindível que as empresas contem com programas abrangentes de bem-estar que vão além dos benefícios tradicionais. O investimento em iniciativas de promoção à saúde física e mental é crucial para o sucesso a longo prazo – de colaboradores e da companhia.
Na Brasilseg, apoiado no conceito de saúde integral, implementamos o Programa Cuidar, que tem o objetivo de reduzir fatores de risco e promover o engajamento dos colaboradores em saúde e qualidade de vida. A partir deste programa, realizamos a Jornada de Cuidado da Saúde Mental em agosto do ano passado, com uma programação de palestras, rodas de conversa e webinars.
A jornada foi realizada com o intuito de lançar o Projeto Seguramente, que visa a promoção da saúde mental por meio do gerenciamento do cuidado do colaborador, fornecendo atendimento psicológico gratuito e outras ferramentas de apoio.
Assim como as empresas se preocupam cada vez mais com a personalização de suas soluções junto aos clientes, o mesmo pode ser aplicado junto aos colaboradores. Neste sentido, desenvolvemos linhas de cuidado com protocolos de atendimento conforme o perfil e estilo de vida do colaborador. Essas linhas consideram, por exemplo, se o colaborador é praticante ou não de atividade física e ainda se tem ou não doenças crônicas. A partir do mapeamento de saúde realizado pela companhia, o encaminhamento ao psicólogo leva em conta os atuais protocolos de abordagem e avaliação, havendo inclusive um canal de comunicação especializado em emergências e urgências, o WhatsApp do Cuidar.
Ao promover um ambiente de trabalho saudável e oferecer suporte abrangente aos colaboradores, as empresas não apenas fortalecem suas equipes, mas também inspiram um senso de pertencimento e propósito. Valorizar as pessoas é a chave para construir uma cultura organizacional sustentável, onde o bem-estar coletivo reflete um compromisso profundo com o sucesso pessoal e profissional de cada indivíduo.