A Cultura Amazon é definida por meio de mecanismos que nós, Amazonians, praticamos no nosso dia a dia para proporcionar a melhor experiência aos nossos consumidores, enquanto desenvolvemos nosso público internamente
Fabiano Arroyo é líder de Recursos Humanos das Operações da Amazon Brasil
Definir cultura não é uma tarefa fácil, mas ela pode ser interpretada como o conjunto de padrões de comportamentos das pessoas, sendo também a soma de valores, princípios e costumes de uma organização. Ela é transmitida por meio da comunicação (verbal e não verbal), e tem o poder de definir a estrutura de um grupo, seja ele privado ou corporativo.
A partir disso, podemos desenvolver e pensar sobre a cultura organizacional, que sem dúvidas, é o pilar central de todo o modus operandi de uma companhia, sendo moldada e disseminada ao longo do tempo por seus colaboradores e lideranças. O renomado autor Peter Drucker disse: “a cultura come a estratégia no café da manhã!” E cultura tem este poder e capacidade, daí sua importância, mais que qualquer ação, estratégia ou mecanismo não-cultural.
No final do ano passado, o estudo Desafios do RH em 2023 analisou 69 empresas brasileiras, de diversos setores, para apresentar as tendências e desafios de Recursos Humanos para o ano. De acordo com a pesquisa, o fortalecimento da cultura organizacional foi considerado o maior desafio para os entrevistados, representando 35% do total. O resultado aponta que criar uma cultura que se assemelhe à de suas equipes é um estímulo constante para os profissionais de RH, que por sua vez desejam fazer com que os times alcancem os objetivos e metas da organização.
Conhecida por ser “peculiar” e única, a Cultura Amazon é definida por meio de mecanismos que nós, Amazonians, praticamos no nosso dia a dia para proporcionar a melhor experiência aos nossos consumidores, enquanto desenvolvemos nosso público internamente. Uma mentalidade “de dono” que nos permite tomar decisões inteligentes e rápidas, inovar, inventar e focar no encanto dos clientes, além de contribuir com nossos pares e com as comunidades onde operamos e vivemos. Durante toda a minha carreira com gestão de pessoas, nenhuma outra cultura empresarial me impactou da forma como a da Amazon, com a qual me conectei rapidamente.
Ter uma base sólida desde o Dia 1, como a Amazon possui com seus 16 Princípios de Liderança, impacta diretamente no engajamento dos nossos times. Ao se identificarem e compartilharem os mesmos valores com a Amazon, estimulamos uma sensação de pertencimento, ao mesmo tempo em que damos todo o suporte para o desenvolvimento individual de todo os membros de nossas equipes. A nossa cultura peculiar é testada a cada dia na prática, uma vez que ela considera as individualidades dos Amazonians e, ao fazer isso, coincide com os objetivos pessoais e profissionais de cada funcionária e funcionário ao lado das metas da própria Amazon.
E quando valorizamos e respeitamos as diferenças entre as pessoas, elas se sentem ainda mais motivadas e produtivas, alcançando uma curva ainda maior de desenvolvimento dentro da empresa. Afinal, diversidade equidade e inclusão são fundamentais para construção de uma sociedade justa e melhor, por isso buscamos constantemente evoluir nessas pautas, através de ações que refletem nosso grande universo de clientes, da porta para dentro.
Apesar de não ter uma ordem ou uma hierarquia entre nossos princípios, a cultura da Amazon é totalmente definida e pautada por um deles: a Obsessão pelo Cliente, e é neste sentido que sempre caminhamos. Tal prioridade nos guia e nos ajuda a colocar todos os outros princípios em prática no dia a dia quando, por exemplo, insistimos nos mais altos padrões porque temos em mente a necessidade de manter nossos clientes, funcionárias e funcionários satisfeitos (as). Ou, ainda, quando vamos contratar um novo talento, comprometidos com pautas importantes como a Diversidade, Equidade e Inclusão. Mais que uma simples contratação, na Amazon buscamos “elevar a barra” para incluir e desenvolver pessoas para que elas se superem e sejam o melhor que possam ser dentro de suas individualidades.
Queremos que nossos times mantenham em suas rotinas aquela alta energia e busca por disrupção, tão comuns no início de um novo trabalho. Damos todo o suporte para que eles entreguem os melhores resultados e sejam as suas melhores versões, se desenvolvendo sempre por meio da nossa cultura única e de nossos processos peculiares. E a inovação possui um papel muito importante quando falamos de pessoas, pois ela nos mantém sempre em movimento, longe da estagnação e favorece a sinergia entre nossos colaboradores, colaboradoras e a empresa. Tudo para que possamos criar as melhores experiências para nossos funcionários, funcionárias e clientes de modo peculiar, com pertencimento e a melhor entrega possível para todos e todas. Pois todo dia é Dia 1!