Baseada em dados e pesquisas, empresa cria programa que visa olhar os colaboradores de maneira integral e endereçar suas principais necessidades
A Swile, startup unicórnio e centauro francesa de benefícios flexíveis, acaba de conquistar o selo Great Place To Work, consultoria global que avalia a cultura de RH de organizações. De acordo com a empresa, o reconhecimento vem coroar o trabalho desenvolvido pelo time de People, que tem construído uma forte cultura na qual os colaboradores são valorizados por suas individualidades.
Usando a tecnologia como forte aliada, a empresa realizou uma série de pesquisas e identificou as grandes necessidades dos seus colaboradores criando um programa que endereça diferentes vertentes – saúde, bem-estar, orientação financeira, clima organizacional – e isso tem se refletido em altos índices de engajamento e na melhora geral do clima organizacional.
“Nosso nome Swile tem como base a palavra em inglês Smile (sorriso) e o W que temos no lugar do M faz alusão à Work (trabalho). Nosso foco, portanto, é construir um ambiente onde as pessoas se sintam bem e felizes em trabalhar. Smile at Work é o nosso lema. E para construir esse ambiente, o primeiro passo é ouvir as nossas pessoas”, explica Claudia Silva, gerente de operações do time de People.
Com ações que envolvem mutirões de saúde, palestras sobre autoconhecimento, workshops de ajudam a vencer desafios pessoais, a ter um estilo de vida mais saudável, a cuidar melhor da saúde financeira, programas focados em diminuir o stress do dia a dia, benefícios especiais para os Swilers (seus dependentes e até os seus pets – todos oferecidos de forma gratuita) e também programas de treinamentos e capacitação, desenvolvimento de carreira e idiomas (inglês e francês), a empresa tem conseguido ampliar fortemente o índice de satisfação no trabalho, retenção, engajamento e conexão entre as pessoas. “Nesse momento em que nosso time trabalha de forma híbrida, criar mecanismos que gerem conexões é algo essencial”, comenta a executiva.
Todo esse trabalho não se refletiu apenas em melhorias internas. A empresa acabou de ser certificada pelo Great Place to Work como uma das Melhores. Anualmente a consultoria publica mais de 40 rankings certificando as empresas que se destacam pelo seu ambiente, cultura e clima organizacional.
“Foi uma surpresa para nós. Quando nos inscrevemos para participar, nosso objetivo era ter uma radiografia detalhada do que os nossos colaboradores pensavam sobre a Swile para que pudéssemos investir nessa jornada contínua de melhorias. Sermos reconhecidos como um GPTW coroa todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, de olhar para as nossas pessoas e valorizar as individualidades. Tivemos um índice de engajamento de mais de 85%”, finaliza Diogo Oishi, Diretor de People.