No ano em que completa 50 anos de Brasil, a Cummins recebeu ontem (21/06) a medalha de ouro no Prêmio WEPs Brasil 2021, uma iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, que tem como objetivo incentivar e reconhecer empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.
“Acreditamos que um ambiente onde todos convivem com a multiplicidade de perspectivas se torna culturalmente mais rico e inovador. A Cummins, como empresa global, reconhece essa necessidade e constrói uma cultura igualitária dentro e fora da organização. A medalha de ouro no Prêmio WEP’s é um importante reconhecimento de que estamos caminhando no sentido certo”, diz Luciana Giles, Diretora de Comunicação da Cummins para a América Latina.
A Cummins fomenta diversas ações para a promoção das mulheres no mercado de trabalho, principalmente por meio do WAG – Women’s Affinity Group ou Grupo de Afinidades de Mulheres, criado em 2010 nas instalações da empresa em Guarulhos (SP), com o objetivo de intensificar os trabalhos de inclusão. Desde a sua criação, dados apontam crescente participação das mulheres em todos os níveis hierárquicos da Cummins na América Latina
O valor ‘Diversidade e Inclusão’ é ainda trabalhado pela Cummins por meio do Grupo de Recursos de Colaboradores ou ERG (Employee Resource Group). No Brasil, são 5 Grupos de Trabalho: de Etnia, Gênero – Woman Empowerment Network (WEN), Pessoas com Deficiência, Gerações e Grupo Pride. A nominação ERG foi adotada em 2019, apenas como forma de potencializar as ações de diversidade realizadas pela empresa há mais de 15 anos.
O Prêmio WEPs BRASIL 2021 – Empresas Empoderando Mulheres – tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das companhias que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. O prêmio WEPs é realizado pelo Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o financiamento da União Europeia, com o objetivo de promover o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.