Artigo
Tendência

Da planilha ao dashboard: qual é o papel do RH na era digital?

Ainda que a transformação digital possibilitou novos horizontes para o RH, a área não está imune a um dos principais desafios da nova era: a proteção de dados

Da planilha ao dashboard: qual é o papel do RH na era digital?

A era digital trouxe mudanças na relação entre empresa e colaborador. A dúvida de como será o futuro do trabalho acendeu a necessidade de se reinventar como profissional e focar no que as máquinas não conseguirão exercer. Em uma pesquisa recente realizada pela Delloite, a Global Human Capital Trends, foi apontado que as pessoas se adaptam rápido, ao contrário das empresas, que se movem em ritmo lento. Ainda de acordo com o levantamento, a empresa do futuro precisa acompanhar todas as mudanças.

Com o resultado da pesquisa e o novo perfil de colaboradores, ficam as perguntas: por onde começar a mudança de cultura da empresa? Apenas pela estrutura do negócio ou pelas pessoas? Se uma empresa é lenta, provavelmente ela reflete o ritmo de seus colaboradores. Então, o que você está fazendo para mudar o mindset interno? E qual o papel do RH nesse cenário?

Antigamente, o RH era apenas o departamento responsável por todos os processos burocráticos, como folha de pagamento e planilhas. Porém, com a transformação digital, os recursos humanos se tornaram peça-chave na estratégia da empresa para atuar tanto pelo fortalecimento dos negócios, como também para o desenvolvimento dos colaboradores.

Sem mais ficar preso ao operacional, o RH agora tem mais dados para agir estrategicamente. Por meio de ferramentas tecnológicas como gestão e mapeamento de horas trabalhadas, feedback, controle de presença, absenteísmo, engajamento do colaborador, entre outros,   é possível criar ações proativamente para o benefício da empresa e do seu capital mais importante, o humano.

Outro ponto importante na era digital do RH é o empoderamento dos colaboradores.  Essa é mais uma vantagem da transformação digital: menos relatório, menos planilha, mais dashboard, mais analytics. A partir daí, o RH cria condições  para o colaborador ser protagonista nas decisões. Se você empodera o colaborador, consequentemente, você empodera a empresa.

Da planilha ao dashboard: qual é o papel do RH na era digital?

O RH e os desafios da era digital

Ainda que a transformação digital possibilitou novos horizontes para o RH, a área não está imune a um dos principais desafios da nova era: a proteção de dados. As empresas sempre tiveram segurança jurídica, porém, com a mudança de cenário, em que você empodera o colaborador, é preciso fazer escolhas adequadas das ferramentas pensando nas mudanças de legislação que acontecem, como por exemplo, a LGPD. Munido de todas as informações relevantes, o RH consegue participar de forma ativa na elaboração de um plano de proteção jurídica.

É mandatório investir em tecnologias inovadoras que irão ajudar recursos humanos a alcançar um novo papel estratégico para os negócios e, consequentemente, ser um diferencial competitivo que levará a empresa para frente. É vital que seu RH seja 4.0.

O futuro é agora!

Por Lázaro Malta, CEO da Ahgora


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar