O Dafiti Group, maior fashiontech da América Latina, vem ampliando as suas iniciativas com foco em pessoas e, para fortalecer o pilar de diversidade em sua estratégia, formalizou uma nova área de Diversidade, Inclusão e Pertencimento na empresa. O time lança como primeira iniciativa o Mapa da Fala Empática, guia desenvolvido em parceria com a Rede Afeta para mostrar como expressões comumente utilizadas no dia a dia podem ser agressivas para algumas pessoas, trazendo a origem dos termos e alternativas para a linguagem. O Mapa dá continuidade às iniciativas divulgadas no People and Planet Positive Report do Global Fashion Group, holding da qual o Dafiti Group faz parte.
A nova frente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento combina o olhar integrado de pessoas e de mercado proporcionando uma visão estratégica dos processos e projetos, atuando em marca empregadora e contratação, comunicações internas, trabalho com ONGs, apoio consultivo na definição de influenciadores digitais, de colaborações com marcas e de campanhas para os e-commerces do grupo. As iniciativas são cocriadas com um comitê multifuncional composto por representantes de várias áreas e hierarquias na empresa, envolvendo também as lideranças dos grupos de afinidade: DFT Mulheres (gênero e empoderamento feminino), DFT Black (comunidade negra e letramento racial), DFT PcD (pessoas com deficiência) e DFT Pride (comunidade LGBTQIA+).
“Estamos construindo uma jornada em diversidade, inclusão e pertencimento, e queremos avançar na valorização da pluralidade e potencialidade humanas, empoderando a autoexpressão de cada pessoa. Isso é parte de nossa cultura e é uma das formas de vivermos o nosso propósito de revolucionarmos o ecossistema da moda com inteligência. Cada pessoa é única e queremos abraçar todos os estilos, seja em nosso ambiente de trabalho, em nossas campanhas, em nossas plataformas e produtos. Queremos criar cada vez mais espaços inclusivos onde cada pessoa se sinta livre e segura para expressar seu verdadeiro eu. Diversidade é prioridade e parte de nossa estratégia para continuarmos sendo a maior fashiontech da América Latina”, enfatiza Eduarda Perovano, CPO do Dafiti Group.
E a primeira entrega da área é o Mapa da Fala Empática. O material foi elaborado partindo do design participativo, ouvindo funcionários da empresa e se baseando na literatura e vivências de grupos minorizados. Expressões como “dia de gordice” (gordofobia), “chuta que é macumba” (intolerância religiosa) e termos como gaslighting, transfobia, capacitismo e heteronormatividade são apresentados em linguagem simples nas mais de 100 páginas do mapa. Além de estar disponível no site institucional do Dafiti Group, o Mapa da Fala Empática será enviado a todos os funcionários em seu primeiro dia na empresa, reforçando o compromisso de criar cada vez mais espaços inclusivos.
“A linguagem é uma forma de manutenção de poder e privilégio, e acreditamos que a fala empática e a escuta ativa são caminhos que podemos exercitar diariamente para construirmos conexões verdadeiras entre pessoas, promovendo o diálogo e o embate de ideias a fim de ampliarmos a transformação da sociedade. É com isso em mente que desenvolvemos o Mapa da Fala Empática com a Rede Afeta, um material que compartilhamos com todas as pessoas como um convite para que possam refletir sobre o papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais inclusiva, iniciando essa mudança pela comunicação. Aprendendo e refletindo sobre termos relacionados a sexualidade, cultura e religião, etnias, gênero e biotipo corporal, podemos transformar microagressões em afeto,” pontua Henrique Andrade, Gerente de Comunicação Corporativa, Comunidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento do Dafiti Group.
O Mapa da Fala Empática está disponível no site https://www.dafitigroup.com/diversidade