Uma das principais multinacionais atuando nos setores de climatização, refrigeração, ar condicionado, automação industrial e hidráulica móbil, a Danfoss busca há décadas estimular a diversidade e inclusão em sua equipe de forma ampla. Com mais de 80 anos de atuação e presença em mais de 100 países, a companhia estimula permanentemente os colaboradores em todas as suas unidades a se desenvolver e se candidatar a novas oportunidades que surjam em suas diferentes áreas e até localidades, inclusive no exterior, o que possibilitou a formação de times multiculturais e multidisciplinares.
Para incentivar seus funcionários nesse sentido, a Danfoss dispõe de diversas iniciativas, com perfis variados, em diferentes regiões, inclusive na América Latina, que hoje está implementando dois novos programas voltados especificamente para mulheres: o “Mulheres na Liderança” (ou WIL, na sigla em inglês) e o “Mom Fellowship”. O intuito desses projetos é o de acelerar o desenvolvimento de profissionais mulheres e proporcionar uma melhor experiência às colaboradoras, inclusive em relação à segurança psicológica, retendo as que já estão na empresa e tornando a organização ainda mais atrativa para candidatas e ampliar a participação delas nos processos seletivos. “Nossa prioridade é sempre formar uma equipe altamente qualificada com os melhores profissionais do mercado, independentemente de questões relacionadas a gênero ou etnia, por exemplo. Mas, naturalmente, contar com o talento feminino é fundamental para isso.
Hoje, temos mulheres em diversos cargos, inclusive de liderança, o que nos deixa muito confiantes de que se alcançarmos a meta de termos 30% das nossas principais posições até 2025 preenchidas por elas, nosso quadro de colaboradores terá um potencial ainda maior. Essa é uma das razões pela qual é muito importante termos um número cada vez maior de candidatas como estamos buscando”, explica Simone Pimenta, Diretora de Recursos Humanos da Danfoss América Latina.
O programa “Mulheres na Liderança”, baseado nos pilares de “Atração”, “Retenção” e “Desenvolvimento” de talentos, é coordenado pela equipe de Recursos Humanos da Danfoss América Latina e aplicado para toda a região. Sua implementação foi iniciada no último mês de setembro, com previsão de ser concluída ao longo de 2022 e, em seguida, tornar-se uma série de atividades que serão mantidas de forma permanente.
À medida em que o projeto for se consolidando, além de retenção, desenvolvimento e empoderamento de mulheres, o pilar de atração de talentos será reforçado com iniciativas que permitam à companhia ser ainda mais bem conceituada por todos os públicos, refletindo a ampla inclusão que busca promover no preenchimento das vagas abertas na multinacional. Junto a essa iniciativa há o “Diploma Mulheres na Liderança”, que busca fornecer as ferramentas necessárias às funcionárias da empresa para que tenham as competências que darão aporte de conhecimentos para seguir se desenvolvendo na organização e é composto por quatro módulos: Autoconhecimento e Inteligência Emocional, Gestão de equipes de trabalho, Liderança Eficaz e Marca Pessoal.
A estruturação desta iniciativa está sendo feita com o apoio da consultoria Great Plan Consultants, especializada em Gestão de Mudanças e Formação de Líderes com 16 anos de atuação no mercado junto a grandes clientes de 27 países.
Outra iniciativa que busca apoiar o desenvolvimento de carreira de mulheres que trabalham na multinacional dinamarquesa é o “Programa de Mentoria”, que tem como objetivo garantir que as participantes tenham um mentor designado para ajudá-las em seu networking, desenvolvimento e orientação para prepará-las para cargos de liderança.
Além de carreira, a Danfoss possui projetos relacionados a questões que podem vir a fazer parte da vida pessoal de suas colaboradoras como a maternidade. É o caso do ‘Mom Fellowship’, focado em apoiar as mulheres que pela primeira vez estão tendo a experiência de conciliar maternidade e trabalho. Nele, são selecionadas outras profissionais (chamadas de “Super Mom’s”), que já tiveram essa vivência e atualmente exercem função de liderança, para que acompanhem as funcionárias que tenham se tornado mães recentemente no pré, durante e pós-gravidez para compartilhar com elas informações que as ajudarão a se adaptar mais rapidamente à sua nova realidade.
“Essa é uma iniciativa que desenvolvemos para ter um ambiente ainda mais acolhedor para nossas colaboradoras, com relações ainda mais próximas e humanizadas, e ao mesmo tempo seguimos dando suporte para que elas continuem crescendo em suas trajetórias”, afirma Francis Torres, Diretora de RH da Danfoss México. A estimativa é de que, no total, cerca de 150 pessoas que trabalham na Danfoss América Latina participem das ações dos programas Mulheres na Liderança, Mom Fellowship, Mentoria e Liderança Inclusiva, mas esse número poderá aumentar com mais ações de desenvolvimento focadas em inclusão para todos neste primeiro ano.
Estes recentes programas elaborados pela Danfoss América Latina voltados para mulheres integram um amplo projeto chamado “Diversity & Inclusion” e são parte de uma série de ações com múltiplos perfis que a multinacional dinamarquesa, por meio de suas unidades em regiões e países variados, implanta em nível global e que fazem parte de sua estratégia de ESG, no pilar social.
Com essas iniciativas, alguns dos objetivos da empresa são manter ou até mesmo aumentar o elevado percentual de satisfação da equipe (hoje estimado em 84% na América Latina) e seguir sempre alinhada à agenda e demandas de ESG. “A Danfoss é uma empresa multifacetada que há muitos anos trabalha para fornecer aos setores junto aos quais atua produtos e soluções que sejam benéficos para a preservação ambiental. Uma das razões disso é contribuir para proporcionar melhor qualidade de vida para todos e é com esse mesmo intuito de cuidar de pessoas que desenvolvemos, de forma equitativa, programas para proporcionar oportunidades a nossos colaboradores de se tornarem líderes e crescerem em suas carreiras.
Por já termos uma equipe muito diversa, qualificada e com possibilidades de crescimento contínuo, isso faz com que a cultura corporativa da Danfoss esteja sempre muito próxima das melhores práticas de ESG”, conclui Pimenta.