Trabalhar ao lado pessoas com perspectivas, contextos e vivências diversas facilita a tomada decisões efetivas.
Colunista Mundo RH, Carol Dias, Diretora de People & Performance de Kraft Heinz Brasil
Sabemos que os negócios mais bem-sucedidos são aqueles que estão preparados para se adaptar e atender às necessidades dos seus consumidores, que mudam de forma constante. Mas, para além de áreas como Marketing, Vendas e Inovação, é fundamental que a estrutura de Recursos Humanos – ou Gente, como chamamos na Kraft Heinz – também tenha flexibilidade e criatividade como parte do seu cerne. Afinal, antes de colocar o consumidor no centro do negócio, é preciso garantir que todos os colaboradores, de ponta a ponta, tenham suas necessidades atendidas, e essa responsabilidade cabe ao time de Gente.
Enquanto nos aproximamos de um novo ano, é preciso entender quais são as tendências que podem mudar as regras do jogo e construir um time de Gente mais forte e preparado para promover uma excelente experiência do colaborador. Além de temas como equilíbrio entre vida profissional e pessoal, que ainda estão latentes e precisam ser trabalhados de forma intencional, tenho observado outras práticas que poderão nortear o futuro do setor, como:
Times multidisciplinares
Ter times multidisciplinares com repertório cultural amplo é essencial para inovar e pensar de forma criativa, inclusive para superar desafios no time de Gente. Trabalhar ao lado de pessoas com perspectivas, contextos e vivências diversas é um facilitador para a tomada de decisões efetivas. E isso é válido não apenas para inovações de produtos, mas também para pensar de forma mais criativa sobre temas como atração de talentos ou iniciativas de fortalecimento da cultura corporativa, por exemplo. As possibilidades são infinitas.
Criatividade como aliada da gestão de pessoas
Ainda sobre criatividade, fugir do óbvio será uma abordagem cada vez mais esperada da área de Gente, seja na abertura do processo seletivo ou durante a experiência do colaborador. E, aqui, existem várias estratégias que podem ser implementadas no dia a dia para oxigenar o pensamento, desde o contato com profissionais de áreas diferentes, como Finanças ou Logística, até mentorias para profissionais que estão entrando agora no mercado de trabalho.
Ferramentas ágeis
Se pensar fora da caixa e fugir do óbvio são as expectativas do futuro, ter tempo hábil para explorar novas possibilidades e criar “sem limites” é a base de tudo, e é aqui que entram as ferramentas ágeis como facilitadoras do gerenciamento de tarefas e fluxos de trabalho. Otimizar processos através de uso de metodologias e tecnologias mais eficientes permite que o time possa se dedicar ao que realmente é prioridade: as pessoas.
Ainda que os desafios sejam inevitáveis e tendências possam surgir a qualquer momento, as oportunidades para construir espaços de trabalho cada vez mais inclusivos e dinâmicos também são gigantes. O caminho para construirmos uma área de Gente cada vez mais estratégica para o negócio começa hoje, com times preparados para enfrentar o novo.