Em sua 16ª edição, iniciativa tem curadoria de aprendizes do Espro e reúne especialistas de diversas áreas.
Preparar a juventude para os desafios da vida profissional exige mais do que teoria: requer troca de experiências, escuta ativa e referências reais. É com esse propósito que o Espro (Ensino Social Profissionalizante) realiza, entre os dias 02 e 06 de junho, a 16ª edição do De Olho no Futuro, evento que reúne uma série de palestras e conversas abertas sobre carreira, mercado de trabalho e projetos de vida.
A programação inclui atividades presenciais voltadas aos aprendizes da entidade e um ciclo de palestras gratuitas transmitidas ao vivo pelo canal do Espro no YouTube, disponíveis para jovens de todo o Brasil. Todo o conteúdo do evento é definido pelos próprios jovens do Espro, que escolhem os temas e os palestrantes com base em suas vivências e interesses. Os debates contam com especialistas de diferentes áreas, que compartilham suas trajetórias, desafios, conquistas e aprendizados, oferecendo aos participantes referências concretas sobre como iniciar uma carreira com propósito.
Programação
Neste ano, o ciclo de palestras abertas tem início no dia 02 de junho (segunda-feira), às 10h30, com a participação de Jordana Godoy, da Getnet Brasil, para discutir a sustentabilidade e o ESG como motores para a transformação social. No dia 03 (terça-feira), também às 10h30, Marcos Brogna, do Centro Universitário Senac, fala sobre a importância da promoção da inclusão e diversidade nos espaços sociais. No mesmo dia, às 14h30, a economista Mayara Franciele Pantaleão, do Ministério da Saúde, compartilha sua trajetória, indo da aprendizagem à gestão pública.
Já no dia 04 (quarta-feira), às 10h30, Lívia Ferreira Neves, da Fundepag, traz uma conversa descontraída sobre os desafios e transformações da vida profissional. No dia 05 (quinta-feira), também às 10h30, Barbara Costa, empreendedora e mentora, debate o papel das juventudes e do propósito no mundo de trabalho. O encerramento acontece no dia 06 (sexta-feira), às 14h30, com Leandro Dias, empresário do setor financeiro, abordando a intersecção entre agronegócio, criptoativos e inovação.
Criado para ampliar horizontes e fortalecer a relação dos jovens com o mundo do trabalho, o De Olho no Futuro também reafirma o protagonismo juvenil e o compromisso do Espro com a formação cidadã e profissional. Ao longo de suas quinze edições, o projeto já impactou milhares de participantes em todo o país, em consonância com a trajetória da entidade: que encaminhou mais de 650 mil adolescentes e jovens para o primeiro emprego e realizou mais de 1,3 milhão de atendimentos sociais em 46 anos de atuação.