A Startup Comp desafia os gigantes do setor com uma solução inovadora para benchmarking de salários em tempo real
No setor de Recursos Humanos, onde a inovação é a chave para atração e retenção de talentos, a startup Comp é um player desafiador, pronto para redefinir as regras do benchmarking de salários e a forma de fazer remuneração nas empresas. Com sua abordagem audaciosa, a empresa se posiciona diretamente contra gigantes estabelecidos do setor de consultoria de remuneração, como Mercer e WTW, propondo uma alternativa mais inovadora, ágil e prática.
“A nossa visão com o banco de dados é clara: transformar o benchmarking de todos os componentes de remuneração em um processo dinâmico, que acompanha a velocidade do mercado atual”, afirma Christophe Gerlach, Co-fundador e CEO da Comp. “Nossas soluções são projetadas para serem práticas, ou seja, nossos clientes podem consultar diversos recortes dos dados como salário, bônus, benefícios, incentivo de longo prazo e segmentar por grupos de empresas como tamanho, localização, indústria, etc. Assim a estratégia de cada cliente se torna mais precisa, atualizada e personalizada para sua realidade – sem que eles tenham que esperar meses para uma pesquisa que já nasce desatualizada”.
Atualmente as empresas passam por uma tradicional pesquisa de grandes consultorias, onde enviam seus dados de salário em abril e recebem os resultados da pesquisa em meados de novembro, para uma política que será implementada no início do ano seguinte e seguirá até o final daquele ano – ou seja, no final do ciclo os dados estão aproximadamente 21 meses desatualizados com a realidade do mercado. É justamente essa dor que a startup se propõe a resolver, entregando o único banco de dados de remuneração atualizado em tempo real com mais de 750 grandes empresas brasileiras, incluindo Nubank, Nuvemshop, Creditas, Raízen e OLX e várias outras.
Atualmente focada em empresas de tecnologia e serviços financeiros de médio e grande porte, a Comp não apenas oferece um banco de dados robusto e atualizado, mas também especialistas de remuneração para ajudar a desenhar políticas como extensão do time de Total Rewards de seus clientes, além de uma plataforma inteligente que otimiza processos de remuneração.
Fabiana Zandroski, líder de remuneração na Conta Simples conta: “utilizamos a solução de ciclo de reconhecimento da Comp e foi muito bacana poder ter as recomendações do sistema para os líderes da empresa. Além da eficiência operacional por não ter que criar centenas de planilhas separadas, também fizemos alguns testes com a inteligência artificial e depois de um refinamento de nossos critérios, as recomendações foram majoritariamente aceitas pelos gestores e pela alta liderança – o que trouxe muita objetividade para nosso processo e maior assertividade nas recomendações”.
Além de oferecer uma plataforma inovadora, a Comp também se destaca pelo conhecimento técnico, com especialistas em remuneração que trabalham lado a lado com as equipes internas das empresas, assegurando uma implementação assertiva das políticas criadas nos serviços da consultoria. Um dos grandes diferenciais da Comp é sua capacidade de auxiliar o RH e as empresas na criação de uma proposta de valor que esteja alinhada e faça uma conexão clara entre a cultura organizacional e os objetivos de negócios.
“As práticas de remuneração estão evoluindo de forma extremamente acelerada. Precisamos de uma plataforma inovadora e prática como a Comp para apoiar as empresas na tomada de decisão estratégica”, reforça Marco Santana, conselheiro Comp e ex-diretor da Korn Ferry, WTW e Mercer.
Assim como Marco, o time Comp de especialistas e conselheiros conta com nomes relevantes do mercado, como Filipe Ducas (Senior Compensation Executive da Comp e ex-OLX), Gabriela Cañas (People Director da Nuvemshop), Denis Hickey (VP, Total Rewards do Gympass), KJ Williams (Global Head de People Rewards do Nubank) e David Buckmaster (Autor do livro “Fair Pay: How to Get a Raise, Close the Wage Gap, and Build Stronger Businesses“).
À medida que a empresa avança com seu crescimento, fica claro que sua proposta de valor não está apenas em sua tecnologia avançada, mas também na capacidade de entender profundamente as necessidades de seus clientes e oferecer soluções personalizadas. A Comp trouxe uma metodologia de ‘Levels’ inspirada no modelo do Google e Meta, que possibilita que as empresas não se prendam a padrões tradicionais de gestão de remuneração e pesagem de cargos, sabendo que o mundo corporativo mudou e continuará mudando. A combinação de tecnologia, inovação e experts do mercado em uma solução unificada tem sido o que possibilita a Comp desafiar essas “gigantes” consultorias tradicionais.
Sobre a Comp
Comp é uma startup brasileira que possui um ecossistema de soluções inovadoras de Total Rewards — oferecendo o único banco de dados atualizado em tempo real, especialistas como extensão do time de seus clientes e uma plataforma inteligente que otimiza processos de remuneração. Fundada em 2022 pelos empreendedores Christophe Gerlach e Pedro Bobrow, que já empreenderam anteriormente e venderam uma outra empresa nos Estados Unidos. A Comp já captou R$14 milhões de reais em uma rodada liderada pela Kaszek, com participação dos fundos Canary, Norte e 1616, além de 40 investidores anjo que também são executivos de empresas americanas e startups brasileiras como Nubank, Creditas, General Atlantic, Gusto, Knoetic, Pipo Saúde, Qulture Rocks e Caju. Por mais que seja uma empresa jovem, já provou a qualidade de seus produtos conquistando grandes clientes como Raízen, Jeitto, Caju, Lugar de Gente e mais de 750 outros.
Para explorar mais sobre como a Comp está transformando a forma como as empresas pensam, constroem, implementam e gerem suas políticas de remuneração, visite o site: