A iniciativa visa remodelar a mentalidade enraizada do “sempre foi assim”
Da redação @MundoRH
Segundo o recente “Estudo Nacional sobre Evolução Digital e Inovação de Negócios”, conduzido pela renomada empresa de tecnologia digital Meta em parceria com a Fundação Dom Cabral, 67% dos executivos brasileiros enxergam que os desafios da transformação digital não estão centrados apenas na tecnologia. Em vez disso, a cultura organizacional desponta como o grande obstáculo para a inovação empresarial.
A EP+, liderada pelo especialista em cultura organizacional Guilherme Guimarães, surge como uma resposta estratégica a essa questão. A iniciativa visa remodelar a mentalidade enraizada do “sempre foi assim”, baseando-se em três pilares fundamentais: cultura engajadora, times robustos e uma estratégia nítida.
Contudo, o estudo revela que grande parte das empresas ainda mantém um olhar limitado ao curto prazo. Notavelmente, 32% dos líderes reconhecem que suas abordagens estratégicas carecem de uma visão de longo prazo, enquanto 34% sentem que suas estratégias abrangem apenas superficialmente essa perspectiva.
Guimarães destaca que, embora haja um crescente movimento por ambientes de trabalho com propósito e significado, muitos líderes se deparam com desafios como falta de direção clara, contratações inadequadas e uma cultura organizacional débil ou até tóxica.
Destinado a empreendedores com faturamento superior a R$10 milhões anuais e equipes de pelo menos 30 membros, o programa Base To Scale da EP+ se estrutura no aprendizado contínuo, compartilhamento de experiências e criação de redes para impulsionar negócios.
A ausência de estratégias bem delineadas pode levar empresas a se perderem em táticas imediatistas, negligenciando objetivos futuros. Portanto, redefinir valores claros e aproveitar os avanços tecnológicos são passos cruciais para alinhar equipes, minimizar contratações ineficazes e enfrentar desafios como alta rotatividade e problemas relacionados à saúde mental dos colaboradores.