A pandemia trouxe uma grande transformação digital e acelerou novos processos em diversas áreas das empresas. Segundo a pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise Covid-19”, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o home office foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia.
O estudo apontou ainda que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema e citaram a familiaridade com as ferramentas de comunicação como um obstáculo. Um dos setores que sofreu uma readequação digital diante dessa nova realidade e a necessidade de uma adaptação rápida foi o RH, já que em tempos de isolamento social, profissionais tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho dentro de casa. Enquanto vários setores cortam empregos, as contratações de trabalhadores para home office cresceu 375% no primeiro tri mestre deste ano, segundo pesquisa do InfoJobs.
De acordo com Flávio Stoliar, CEO da PlayerUm, empresa que desenvolve soluções digitais interativas e gamificadas, plataformas engajadoras e eficientes para diversas companhias em todo o Brasil, entre os principais desafios para as equipes de Treinamento e Desenvolvimento nesse novo cenário estão: o recrutamento e seleção dos funcionários, o treinamento com novas necessidades e adaptações dos antigos modelos, o cumprimento da legislação trabalhista, a gestão de pessoas, incluindo avaliação de resultados, integração e engajamento das equipes, a preocupação com desenvolvimento do funcionário e a comunicação clara e efetiva, apesar da quantidade de mudanças, que já era algo desafiador na sua essência e, em novos tempos, assumiu um novo panorama.
“O isolamento social gerou uma reviravolta no mercado corporativo, trazendo a necessidade por soluções inovadoras, rapidamente absorvidas pelas startups com seus modelos ágeis e altamente adaptáveis. Nesse período, as principais buscas das áreas de RH das empresas foram por eventos online gamificados, conteúdos interativos, e-learnings e jogos avaliativos”, conta o executivo.