Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Desafios na Gestão de TI
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Gestão

Desafios na Gestão de TI

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
02/10/2019
493 Views
26/05/2024
Negócio foto criado por yanalya - br.freepik.com

A vida do gestor de TI não é fácil ou simples. A tecnologia permeia todas as atividades em organizações, independentemente do seu tamanho, e suportar as tecnologias que possibilitam a empresa desenvolver suas atividades, é papel do gestor de tecnologia. Mesmo em grande parte das organizações onde o core business não é desenvolvimento de tecnologias em si, a tecnologia tem grande importância para a eficiência operacional.

Conteúdo
E o que faz o Gestor de TI de fato?2)   Conformidade com normas regulatórias.

O desafio de ser inovador, conhecer profundamente cada negócio da empresa para oferecer soluções e promover a evolução tecnológica e a transformação digital, são pontos mandatórios no plano estratégico do Gestor de TI. Muitas vezes, este profissional somente é lembrado quando o ambiente tecnológico da empresa não atende de forma eficiente as necessidades dos colaboradores das áreas de negócios.

As demandas por outros investimentos suprimem investimentos estruturais em TI que muitas vezes trazem benefícios para toda a empresa ou que permitirão dar um salto tecnológico. No entanto, nos deparamos com dificuldades para justificar a aplicação de recursos e como apresentar a melhoria da performance de um produto ou área de negócio específica.

Por esses motivos, ser eficiente no uso dos recursos, oferecer respostas rápidas ao negócio, monitorar o ambiente de maneira sólida, mitigar e eliminar riscos à operação são prioridades na rotina dos gestores. Saber avaliar tecnologias, fornecedores, e propor e desenvolver soluções que promovam diferenciais competitivos são atividades que somente um gestor de TI consegue liderar. Esse profissional é ao mesmo tempo o que precisa manter as tecnologias que permite a empresa rodar (run the business) e promover a mudança/evolução nos negócios (change the business).

Quer saber mais sobre as habilidade e competência de um Gestor de TI?

Um bom Gestor de TI deve estar sempre atento ao mercado e estudar para assimilar e acompanhar a corrida digital.

1 – Conhecimento técnico é fundamental para se tornar um Gestor de TI de sucesso. As dificuldades vão surgir e a equipe precisa contar em 100% com este profissional. Busque por conteúdos relevantes na internet, treinamentos de curta duração e em cursos de especialização em instituições renomadas;

2 – Conhecimento do negócio como um todo e tem que ser aprofundado nesse sentido, inclusive dominar o mercado em que a organização está inserida, e assim, pensar em formar de otimizar a equipe para construir diferenciais para o negócio. Participar de eventos setoriais como feiras e congressos é algo que ajuda a entender o futuro que está se desenhando para o setor;

3 – Comunicação eficiente e real é fundamental para o Gestor de TI. Saber transmitir a mensagem correta, motivar e ouvir contribui na relação com a equipe. É preciso estar aberto aos feedbacks tanto dos pares, quanto de outros níveis hierárquicos da empresa;

4 – O Gestor de TI deve agir de forma preditiva e não apenas quando os problemas surgem. Antever diagnósticos e antecipar as pedras no meio do caminho permite traçar um plano de resolução antes do problema acontecer para não prejudicar a empresa. Para isso estar aberto e em sintonia com fornecedores e seus casos de sucesso e participar de polos de startups como incubadores e aceleradoras, aguça os sentidos sobre o que está por vir;

E o que faz o Gestor de TI de fato?

Existe um amplo mercado para os profissionais de Gestão de Tecnologia da informação, mas quais são as atividades deste profissional?

  • Gerenciamento de pessoas ligados diretamente a TI da empresa;
  • Controle de todos a arquitetura de serviços de TI;
  • Escopo e melhores práticas para utilização correta da TI;
  • Administração da infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Diagnóstico, análise e implantação de soluções para redução dos impactos da área de tecnologia da informação na organização.
  • Inovação para promover novos produtos e soluções para automatização de problemas dos clientes dentro do core business do negócio;

Os desafios do Gestor de TI são diários e os tornam ainda melhores no que fazem

Diariamente novas soluções digitais desafiam os Gestores de TI, apesar da empresa estar mais conectada, além de facilidade a mobilidade, há também o desafio de criar um ambiente digital confiável e seguro de alto nível.

  • Segurança da Informação

Os ataques cibernéticos, vazamento de dados e informações, a nova lei LGPD, redes com centenas de computados e devices conectados, são alguns dos desafios do Gestor de TI, que certamente estão no topo da lista;

 

2)   Conformidade com normas regulatórias.

Há muitos requisitos técnicos nacionais e internacionais para serem seguidos à risca, como por exemplo; a Governança Corporativa,     relatórios financeiros, privacidade e segurança de informações, entre        outros;

  • Evolução das Tecnologias

A automação de processos, a análise de dados, internet das coisas e as tecnologias móveis estão mudando o jeito e a forma como os negócios são feitos, é preciso acompanhar;

  • TI 100% disponível

Comunicação entre áreas, disponibilidade do ambiente, tanto de serviços quanto de servidores são fundamentais para a realização de negócios. – Preciso enviar uma proposta agora e não nos próximos 30 minutos. É preciso lidar com isso;

  • Turnover e Equipe

Lidar com os profissionais de TI altamente especializados sendo capaz de treinar novos talentos. Motivar por meio de uma liderança que busca resultados e valoriza o esforço e dedicação de cada membro da equipe. Capaz de encantar clientes, usuários e fornecedores para garantir o engajamento necessário e formar uma equipe de alto rendimento e entrega de resultados.

Organizações modernas tem esses profissionais nos níveis mais estratégicos, pois são eles que tem a visão de como a tecnologia pode mudar ou gerar novos negócios. São eles que conseguem integrar a empresa tecnologicamente e obter ganhos dessa integração como gestão unificada de dados, controles e segurança da informação, plataformas de negócios e inteligência competitiva.

Você é um gestor de TI? Quais capacidades a gestão de TI da sua empresa precisa desenvolver?

Por Leonardo Dominguez Dias , CEO da Evo Systems

3 maneiras para promover processos seletivos mais diversos na sua empresa
Empresas já adotam home office para evitar Coronavírus
Empresas buscam auxiliar a sociedade em meio à pandemia do coronavírus
Saúde 4.0, eventos híbridos, e experiência do colaborador – o que tudo isso tem a ver com o pós-pandemia?
Empresas precisam se adaptar para contratar e reter os profissionais de Tecnologia
TAGS:Gestãogestão TI
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Como evitar a fofoca no ambiente de trabalho?
Próximo Artigo Oito em cada dez usuários de planos de saúde não realizam checkup preventivo
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Ainda dá tempo: como criar uma estratégia de marketing eficaz para conquistar novos clientes em 2025
Comportamento Mundo RH Negócios
07/07/2025
Segunda-feira sem drama: como começar a semana com o pé direito e enfrentar os desafios com leveza
Comportamento
07/07/2025
RH, atenção: o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) exige estratégia — e não apenas distribuição de vale
Benefícios
07/07/2025
Aproveite as férias escolares: atualize a documentação dos filhos antes de viajar
Comportamento
07/07/2025
Ad imageAd image

Leia Também

BenefíciosGestão

Auxílio home office se consolida nas empresas

15/01/2021
GestãoLegislação trabalhistaMundo RH

Aviso prévio proporcional e tempo de serviço

26/02/2024
Gestão

70% dos profissionais de TI esperam receber mais feedback dos gestores

05/12/2022
Gestão

Conheça o Futuro do RH no 49º CONARH: App Proporciona Experiência Inovadora aos Participantes

02/08/2023

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up