Mercado de Trabalho Competitivo: A busca por talentos e o compromisso com a capacitação profissional na Era da tecnologia
Colunista Mundo RH – Izabel Branco, vice-presidente de Relações Humanas da TOTVS
O mercado de trabalho está cada vez mais amplo, pulverizado, competitivo e a disputa por talentos, consequentemente, cada vez mais acirrada. De um lado, as empresas buscam por profissionais qualificados para preencherem suas vagas e expectativas; do outro, o trabalhador analisa cada oportunidade de emprego com atenção, levando em conta critérios como remuneração, jornada de trabalho, benefícios, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e outros aspectos que variam conforme as demandas de cada pessoa.
Um ponto que se tornou diferencial para muitas empresas é a capacidade de não apenas receber novos talentos, mas também de contribuir com o seu desenvolvimento. No mercado de tecnologia especificamente, que sofre com o déficit de mão de obra qualificada, esse papel é ainda mais importante e vai muito além do engajamento. É uma forma de oferecer oportunidade para os mais variados perfis, idades e níveis de carreira, para capacitação e desenvolvimento profissional estruturados. Uma relação genuína de ganha-ganha.
Na TOTVS, contribuir para a evolução do mercado de tecnologia e apoiar o desenvolvimento individual de cada profissional é uma prerrogativa do RH. Temos diversas iniciativas nesse sentido. Uma delas é a nossa universidade corporativa, a Universidade TOTVS, plataforma colaborativa com mais de 3 mil conteúdos, entre atividades e treinamentos, para que os TOTVERS (nossos colaboradores) se mantenham atualizados – tanto em temas da própria companhia, quanto em temas mais técnicos e latentes para o mercado de trabalho. Na Universidade TOTVS, os professores são os próprios colaboradores, que ensinam, aprendem e potencializam assim o seu desenvolvimento profissional, abordando temas diversos, de hard skills a soft skills.
Outra maneira pela qual contribuímos para o desenvolvimento profissional no mercado de tecnologia é com nosso programa de formação e aceleração de carreira, o Speed To Hero. Os profissionais são contratados e passam por uma imersão em conteúdos e treinamentos da companhia, com uma agenda dividida com ações práticas do trabalho e da rotina da sua posição. Ao final de três meses, esse profissional já está totalmente integrado à rotina de sua equipe. Tudo isso recebendo a remuneração adequada com a posição na qual ele está entrando e, principalmente, recebendo a qualificação técnica necessária.
Apoiar o desenvolvimento dos profissionais é um benefício não apenas para quem já está na empresa, mas se torna um diferencial também para a atração de talentos. Ser uma empresa que demonstra preocupação com o desenvolvimento das pessoas mostra ao mercado que a organização enxerga valor em uma relação de longo prazo com seus colaboradores. Em um mundo tão volátil e em um mercado tão rotativo, isso é muito valioso.
É preciso olhar para além de iniciativas pontuais, investir no desenvolvimento dos profissionais precisa ser algo que permeia a estratégia, algo do dia a dia. Ao assumir um papel ativo na capacitação dos colaboradores, as empresas demonstram compromisso com o seu crescimento e criam uma cultura de aprendizado que impulsiona o sucesso individual e coletivo, contribuindo para a construção de times cada vez mais qualificados e engajados.