Especialista da Progic explica como a inteligência artificial altera as relações de trabalho e como a própria inovação pode ser a solução.
A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, alterando, profundamente, a maneira como nos relacionamos com o trabalho e com o mundo. Para ilustrar, pesquisa realizada pela McKinsey mostra que, em 2024, 74% das companhias já adotaram essa tecnologia. Impactando diversos setores, essa movimentação também transforma a comunicação interna dos negócios, afinal, como é possível manter a essência dos relacionamentos humanos em um mundo que tem interações cada vez mais breves, dinâmicas e distantes?
Para Igor Vazzoler, CEO da Progic, empresa líder em comunicação corporativa, “em mundo dominado pelas inteligências artificiais, é cada vez mais importante que possamos desenvolver habilidades como a inteligência emocional. Nesse cenário, nosso desafio é conciliar a eficiência tecnológica e a necessidade humana de conexões autênticas. Por isso, é preciso que gestores invistam e se preocupem com a formação de profissionais, a adoção de novas tecnologias que possam tornar os colaboradores protagonistas e a criação de uma cultura organizacional que valorize a troca de conhecimentos.”
Nesse cenário, Igor aponta que as ações de endomarketing, como palestras, dinâmicas e workshops, podem ser importantes ferramentas para treinar e engajar as lideranças para que estejam prontas para lidar com o novo mercado. Para o especialista, ainda, é preciso considerar as plataformas digitais, as redes sociais e as ferramentas de comunicação instantânea: que redefinem o significado de comunicação. Por isso, a empatia digital se torna essencial e só pode ser atingida por meio de inovações que incentivem a compreensão, revalorizem o tempo de qualidade e criem espaços onde a interação humana seja priorizada, mesmo em ambientes digitais.
Sendo assim, investir em soluções que promovem a integração dos processos de comunicação, seja por TV ou outras ferramentas, não só ajuda a manter os colaboradores informados, como também são agentes para a manutenção da conexão entre as pessoas nas empresas. Utilizando a tecnologia como aliada e aprendendo a incluí-la de maneira saudável no dia-a-dia das companhias, é possível aprofundar conexões, o autocuidado, a liderança humanizada e promover um ambiente transparente – permitindo o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. Ainda, com o impacto das redes sociais, trazê-las para o dia-a-dia com as chamadas “redes sociais corporativas”, como o Caqui, desenvolvido pela Progic, oferecem um conteúdo mais personalizado e trazem o colaborador para o centro da ação – permitindo um maior engajamento e sensação de pertencimento.
Sobre a Progic:
A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 15 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes, como Michelin, Danone, Bauducco e FGV, alcançando diariamente mais de 750 mil pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo e newsletter, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.