Os eSports agora são classificados como a oitava ou nona modalidade esportiva mais assistida no mundo, o que indica que sua popularidade está crescendo rapidamente.
Os eSports passaram de um hobby especializado a um fenômeno mundial nos últimos anos, atraindo milhões de jogadores e espectadores, sem mencionar as receitas. Universidades e faculdades em todo o mundo estão começando a ver os benefícios de incorporar os eSports em seus campi, não apenas como um tipo de entretenimento, mas também como uma grande oportunidade financeira, social e educacional.
Aqui estão algumas razões pelas quais os eSports estão se tornando cada vez mais importantes para as universidades.
Na última década, os eSports tiveram uma ascensão espetacular no setor de esportes e entretenimento, e não parece que isso vá desacelerar. À medida que mais e mais pessoas sintonizam para assistir seus jogos preferidos envolvendo alguns dos melhores jogadores do mundo, o negócio de eSports explodiu nos últimos anos. Espera-se que haja mais de 318 milhões de fãs de eSports no mundo todo até 2025, um aumento substancial em relação aos 215,2 milhões em 2020. Estima-se que até 2025, 322,7 milhões de pessoas assistirão a eSports de vez em quando. Esses são apenas espectadores ocasionais. Estima-se que 640,8 milhões de pessoas no mundo todo assistirão aos eSports este ano, sendo 318,1 milhões delas fãs dedicados.
Os eSports agora são classificados como a oitava ou nona modalidade esportiva mais assistida no mundo, o que indica que sua popularidade está crescendo rapidamente. Não podemos esquecer que o crescimento em qualquer esporte traz crescimento nas apostas nele, não apenas na audiência. A receita no mercado mundial de apostas em eSports deve chegar a US$ 2,8 bilhões em 2025. Espera-se que a receita demonstre uma taxa de crescimento anual (CAGR 2025-2029) de 5,47%, levando a um volume de mercado projetado de US$ 3,5 bilhões até 2029. É apenas uma pequena parte do fluxo de caixa da crescente indústria de apostas esportivas no total, que se infiltrou nas principais ligas esportivas profissionais dos EUA e além, incorporada nas operadoras de apostas de basquete mais lucrativas, especialmente aquelas online listadas no Bookmaker-Expert.com.
Escolas e instituições devem seguir essas tendências para ajudar os alunos a aprender, se desenvolver e buscar oportunidades nesse negócio acelerado, já que a maioria dos espectadores são adolescentes e adultos entre 16 e 24 anos.
Veja por que os eSports são cada vez mais importantes para instituições de ensino superior.
Atraindo e mantendo os alunos a bordo
As faculdades podem considerar os eSports uma ferramenta de recrutamento eficaz. Oferecer programas de eSports ajuda a atrair potenciais estudantes que considerariam os eSports um componente crucial em seu processo de tomada de decisão sobre faculdade, já que milhões de jovens estão crescendo cercados por jogos.
Além disso, um programa forte de eSports pode aumentar a retenção de alunos. Os alunos têm mais probabilidade de permanecer envolvidos e concluir seus programas de graduação se tiverem um sentimento de pertencimento às atividades extracurriculares. Estudantes que talvez não se encaixem em outros clubes ou esportes tradicionais podem encontrar um sentimento de comunidade e pertencimento por meio dos eSports.
Oportunidades para Bolsas de Estudo
Bolsas de estudo para eSports agora estão amplamente disponíveis em instituições, abrindo novos caminhos para as pessoas buscarem educação superior. Isso cria oportunidades para jogadores talentosos que podem não ser tão bons em escolas ou esportes regulares, mas mostram um talento incrível na indústria de jogos competitivos. Isso pode ampliar o corpo estudantil nas universidades e atrair um novo grupo de pessoas talentosas que, de outra forma, talvez não tivessem pensado em se matricular.
Várias instituições educacionais nos EUA e em outros países já reconheceram o próspero setor de eSports. Seus esforços para integrar eSports em suas escolas já começaram. Várias universidades nos EUA estão criando times universitários que são apoiados pela escola e oferecem bolsas de estudo. A Universidade de Miami-Oxford, a Universidade de Maryville e a Universidade da Califórnia-Irvine estão entre as universidades desta lista. E a jornada não termina aí. A Universidade de Chichester, a Universidade de Staffordshire e a Universidade de Nottingham Trent, no Reino Unido, assim como a Ohio State, o Becker College e a Universidade do Texas em Arlington, nos EUA, introduziram especializações e graduações relacionadas a eSports. Para promover os eSports e desenvolver talentos, a Universidade de Oxford também está colaborando com a Tencent, empresa dona da Riot Games, para realizar competições e oferecer cursos aos alunos.
Além disso, ao permitir que as escolas contratem talentos de um grupo mundial, essas bolsas promovem um ambiente de aprendizagem mais competitivo e diversificado que beneficia todos os alunos.
Desenvolvendo habilidades essenciais para a força de trabalho do futuro
Além de jogar, os eSports dão às crianças a chance de adquirir habilidades úteis que podem ser usadas em diversos campos. Praticar eSports dá aos jovens habilidades que são altamente valorizadas no mercado de trabalho atual, desde comunicação e trabalho em equipe até pensamento estratégico, liderança e resolução de problemas. Carreiras em mídia, entretenimento, tecnologia e outros campos podem ser diretamente impactadas por essas experiências práticas.
Além disso, os alunos que participam de programas de eSports frequentemente adquirem experiência em:
- Mídias sociais e marketing: Supervisionar a presença de equipes de eSports na Internet.
- Gestão de eventos: Organizar e divulgar competições e torneios.
- Produção e transmissão de mídia: Produzinr conteúdo e transmitir partidas para um público em expansão.
Os estudantes podem ganhar oportunidades de emprego no futuro por meio dos eSports, mas isso não é tudo. Como qualquer diploma, não é garantia de emprego futuro. No entanto, os eSports oferecem muito mais do que apenas potenciais oportunidades de emprego. Semelhante aos esportes, os eSports oferecem uma oportunidade fantástica de promover a comunidade e transmitir habilidades e lições de vida aos alunos. Para competir com sucesso, os alunos devem dedicar inúmeras horas por dia ao desenvolvimento da dinâmica da equipe, à criação de táticas inovadoras e diferenciadas e ao fortalecimento de sua resistência mental.
Criar uma organização de eSports, organizar atividades semanais, gerenciar a equipe, aprender técnicas de marketing, organizar torneios, entrar em contato com escolas concorrentes para participação e localizar patrocinadores são apenas algumas das habilidades administrativas que os alunos precisarão adquirir. Além disso, eles devem estabelecer uma comunidade na qual os alunos possam se conectar e formar amizades duradouras. Ao contrário de outras atividades extracurriculares, os alunos estão liderando o desenvolvimento do cenário dos eSports porque ele ainda está no começo. Eles não estão apenas participando ativamente na criação de eSports do zero, mas os alunos também estão progredindo nessa empreitada.
Preparando os alunos para empregos em um setor em desenvolvimento
Foi previsto que o negócio global de eSports geraria até 1,87 bilhão de dólares em 2025, com perspectivas de emprego crescendo em uma variedade de setores, incluindo:
- Desenvolvimento de jogos
- Gestão de eventos
- Parcerias para marketing e marcas
- Criação e transmissão de conteúdo
- Coaching e gestão de equipes
As faculdades podem se estabelecer como líderes em um setor em rápida expansão criando programas de eSports, que dão aos alunos acesso direto a oportunidades de carreira em jogos e setores relacionados. Esses programas podem ser melhorados, e oportunidades de estágio e emprego para estudantes podem ser criadas por meio da colaboração com empresas de jogos e organizações de eSports.
As empresas estão buscando talentos para preencher as novas posições criadas pelos eSports, que tiveram um crescimento de 185% nas oportunidades de emprego entre 2018 e 2019. Como ilustração, considere o programa TSMU introduzido recentemente, que foi iniciado pela conhecida equipe norte-americana de eSports TSM (Team SoloMid). Esta iniciativa, que busca colaborar com estudantes universitários para encontrar e desenvolver potencial, é apenas um dos vários exemplos da crescente necessidade de trabalhadores na indústria de eSports.
Empresas de tecnologia como Twitch, Corsair e Logitech, bem como criadores de jogos como Riot Games, EA e Activision Blizzard, estão procurando pessoas com experiência em eSports. Essas posições estão crescendo em popularidade e em breve serão consideradas escolhas de carreira muito respeitáveis. Os empregos criados pelo setor de eSports são numerosos, desde projetar e equilibrar a jogabilidade de um título AAA até trabalhar como agente de jogadores e gerente de equipe em uma equipe de eSports formada.
Criando um espírito comunitário e escolar
O sentimento de comunidade e o espírito escolar dos alunos podem ser fortalecidos pelos eSports, com equipes tendo o potencial de desenvolver bases de fãs devotos, assim como nos esportes tradicionais, já que os alunos se unem para torcer pelos colegas durante competições e torneios.
As faculdades podem realizar eventos presenciais e virtuais para aumentar o interesse e o envolvimento de ex-alunos, professores e alunos. Além disso, ao permitir que os alunos compitam e trabalhem em conjunto com colegas do mundo todo, os eventos de eSports podem ser um meio de se conectar com um público global.
Incentivo à diversidade e à inclusão
Os eSports podem ser mais inclusivos do que os esportes tradicionais, derrubando barreiras baseadas em origem, gênero ou capacidade física. Os eSports pertencem a um grupo de esportes muito acessíveis porque todos que gostam de jogos podem participar.
Ao criar uma atmosfera amigável onde alunos de diferentes origens podem se unir em torno de um interesse comum, as faculdades podem usar os eSports como uma plataforma para incentivar a diversidade e a inclusão no campus. Essa inclusão promove uma forte atmosfera no campus, onde todos se sentem incluídos.
Oportunidades de Pesquisa e Integração Acadêmica
Há oportunidades especiais para integração acadêmica nos eSports. Um número crescente de universidades está começando a oferecer cursos ou programas de graduação centrados em marketing digital, design de jogos e administração de eSports. Esses programas oferecem possibilidades vitais de pesquisa, além de preparar os alunos para o emprego na indústria de jogos.
Os membros do corpo docente podem realizar pesquisas sobre assuntos como interface homem-computador, psicologia de jogos e os efeitos sociais dos eSports, acrescentando informações significativas ao campo.
Por onde as universidades devem começar?
Por que nem todas as escolas criaram programas de eSports?
Dada a rápida expansão e a crescente popularidade dos eSports, as universidades devem aproveitar a oportunidade para assumir a liderança neste campo. Embora muitas escolas queiram se envolver nesse campo em expansão, muitas não sabem por onde começar. Afinal, antes de poderem iniciar qualquer ação, as instituições educacionais devem abordar suas preocupações.
Existem inúmeras opções para eSports. Entre as preocupações estão o alto custo de entrada e a falta de entusiasmo entre os estudantes pelos esportes online pouco regulamentados. Muitas escolas acham que adotar esse meio novo e incomum seria muito perigoso.
No entanto, esses mitos podem ser facilmente dissipados com alguma análise. Qualquer faculdade pode criar um programa de eSports excepcional se tiver tempo, energia e entusiasmo necessários. Desenvolver um ótimo programa de eSports requer apenas algumas medidas essenciais. Aqui estão algumas medidas para você começar o caminho para o sucesso, mesmo que o processo não seja imutável ou tenha garantia de sucesso.
Criando uma Comunidade
Qualquer escola ou universidade que queira incorporar os eSports em seu currículo deve primeiro estabelecer uma comunidade de jogos que possa fomentar e promover. Sem um corpo estudantil para apoiá-lo, um programa de eSports não pode ter sucesso como qualquer outro programa extracurricular ou acadêmico. Felizmente, jogar é uma das mídias mais utilizadas no mundo todo. De fato, de acordo com dados do estudo da indústria de videogames dos EUA, 61% dos americanos entre 5 e 90 anos jogam videogame, o que significa que 190,6 milhões de americanos jogam videogame por pelo menos uma hora por semana.
Toda escola tem muitos jogadores; você só precisa procurá-los. Escolas e faculdades geralmente têm um clube de jogos. Os membros do corpo docente serão cruciais para promover uma, caso a instituição educacional ainda não tenha uma. Uma escola deve localizar um funcionário dedicado que goste de jogos e esteja preparado para colaborar com as crianças para abrir um grupo de jogos ou eSports. Uma vez que um clube ou programa tenha sido estabelecido, é essencial promovê-lo. Anuncie eSports e jogos para o maior número possível de pessoas, anunciando o clube em reuniões escolares ou feiras do clube, publicando uma história no jornal da escola e distribuindo folhetos por todo o campus. Independentemente do tipo de jogador e dos jogos que ele joga, tente recrutar o máximo de jogadores que puder.
O procedimento consiste em várias etapas, incluindo o recrutamento. A comunidade deve então ser mantida e desenvolvida pelos alunos. Para que isso seja bem-sucedido, os alunos devem ser comprometidos e apaixonados. Um grupo ou escola pode tomar algumas ações para preservar e desenvolver a comunidade. O clube deve primeiro realizar reuniões uma ou duas vezes por semana. Para expandir a organização, os alunos devem organizar o máximo de reuniões possível, independentemente do comparecimento inicial. Para incentivar o engajamento, eles também devem se esforçar para envolver todos os participantes nessas reuniões.
Além de realizar partidas personalizadas em jogos competitivos mais fortes, como VALORANT, League of Legends, Counter-Strike ou Overwatch, os alunos também podem aumentar seu interesse em jogar jogos de grupo informais, como Skribble, Super Smash Bros ou Among Us. Para que os alunos possam encontrar outros jogadores a qualquer hora do dia, o clube também deve criar um Discord escolar.
Os jogos são especiais porque permitem que as pessoas joguem e interajam umas com as outras sem precisar estar no mesmo lugar. Seja um PC, console ou Switch, a maioria dos alunos que jogam videogames já tem seu dispositivo de jogo preferido e pode jogar junto com facilidade. É muito mais barato para as escolas iniciar um clube ou equipe de eSports quando os alunos possuem seu próprio hardware.
Não há relativamente nenhuma barreira de entrada para faculdades que buscam lançar um time de eSports. Mas e se as instituições educacionais desejarem permitir jogos no campus? Nessa situação, as escolas devem considerar atualizar seus PCs porque nem todos os alunos terão um computador potente o suficiente para levar para a aula. As escolas devem estar cientes de que o sucesso do clube não depende de melhorias. Alguns jogos populares, como League of Legends, ainda devem funcionar em PCs que não são tão potentes. Como isso melhora o desempenho no jogo, os jogadores competitivos sempre jogam nas configurações mais baixas.
Organizando Atividades
Após reuniões regulares, o grupo pode começar a considerar eventos mais significativos. Embora essas reuniões sejam significativas, elas não são tão necessárias quanto as semanais, então os alunos devem garantir que suas reuniões regulares estejam indo bem. Os alunos podem adquirir muito conhecimento e desenvolver habilidades que nunca imaginariam ter ao organizar eventos públicos. Um grande evento pode ser qualquer coisa, desde uma festa para assistir a uma competição profissional até um torneio escolar. Para estabelecer uma competição interescolar, os alunos também podem entrar em contato com outras escolas para descobrir se elas têm um clube ou programa de eSports.
O planejamento deve começar assim que os alunos decidirem o que desejam fazer. Os alunos terão que começar a organizar seus horários, marketing, frequência, logística e patrocínios. O planejamento logístico do ponto de vista escolar exigirá professores qualificados. Para que o processo ocorra com sucesso, eles devem auxiliar os alunos na preparação de um evento forte.
Várias empresas estão buscando apoiar atividades acadêmicas relacionadas aos eSports. Os clubes poderiam abordar os desenvolvedores de jogos diretamente, conectar-se com equipes e corporações de jogos por meio de mídias sociais ou e-mail e buscar ex-alunos no setor de eSports. Riot Games, Mountain Dew Game Fuel e Discord Hype Squad são alguns exemplos. Não custa nada tentar, mas os clubes podem solicitar financiamento, equipamentos muito legais e prêmios para tornar seu evento mais emocionante. Esses eventos são necessários para dar mais validade e reconhecimento ao clube. Essas atividades podem estabelecer uma tradição, rivalidades, amizades e reconhecimento, e os alunos ficarão ansiosos e se dedicarão muito a elas.
Construindo e fortalecendo suas equipes em eSports
A última etapa do procedimento é uma equipe de eSports. Não haveria uma equipe sem a comunidade, mesmo que as equipes gerem o burburinho. As escolas devem avaliar o desempenho de seus alunos ao formar equipes para colocá-los nas ligas e competições apropriadas. Os alunos podem competir em uma infinidade de jogos, e cada escola é única. Como as equipes devem ser especializadas e concentradas, é fundamental começar com menos equipes em vez de muitas.
Como em qualquer outro esporte, os jogadores precisam reservar um tempo para praticar, dedicando pelo menos quatro horas por semana e mais quatro horas (geralmente nos fins de semana) para competir em torneios. Alunos que jogam muitas partidas não conseguem equilibrar suas tarefas de casa e se concentrar em nenhum time. Como resultado, as escolas devem aconselhar as crianças a não participarem de mais do que dois times de eSports.
Os alunos podem primeiro liderar treinos para ter uma noção dos treinos e do trabalho em equipe. Eles não estarão sob nenhuma pressão para ter um bom desempenho quando fizerem a transição para se tornarem profissionais de eSports. Com tantas ligas escolares de ensino médio e universidade, encontrar torneios também não será difícil. Os PlayVs da Riot para League of Legends para estudantes do ensino médio e o Overwatch Collegiate Championship Series da Activision Blizzard são dois exemplos. No entanto, os alunos podem considerar participar de torneios organizados por sites de terceiros, como a College Star League. Os alunos precisarão observar jogos de treino e torneios para aprender como melhorar. No entanto, eles também precisam desenvolver confiança mútua e entender novas táticas.
Vale a pena considerar contratar um treinador de eSports quando o time tiver estabelecido um relacionamento e começado a competir. O treinamento está disponível apenas para programas sérios que estão preparados para mergulhar totalmente no mundo dos eSports e desejam aumentar seu nível de dedicação. Se uma escola quer competir com as melhores, ela precisa de treinadores. Ao transmitir novos métodos, abordagens e maneiras de pensar, eles ajudam os alunos a melhorar. Eles também incentivam o diálogo, fortalecem o trabalho em equipe e responsabilizam as pessoas. Eles podem ajudar os alunos a observar os jogadores e a identificar quaisquer deficiências em sua jogabilidade. Caso surjam problemas, os treinadores podem colaborar com as escolas para estabelecer diretrizes para seus jogadores que abordem questões como trapaça, espírito esportivo, requisitos de nota e muito mais. Felizmente, os desenvolvedores de jogos já têm mecanismos para combater a toxicidade e a trapaça.
Por exemplo, cada promotor de torneio tem moderadores que examinam alegações de trapaça, e cada jogo já inclui software anti-trapaça. Ao exigir que os alunos silenciem o jogo, as escolas podem prevenir completamente a toxicidade; no entanto, isso também pode ser reportado ao organizador do torneio. Além disso, isso implica que os alunos não teriam permissão para se comunicar ou receber comunicações do time adversário. Portanto, os treinadores nem sempre são necessários, mesmo que ajudem a estabelecer padrões e proteger os alunos. Além disso, as escolas podem considerar contratar um treinador por contrato caso não consigam se comprometer a contratar um treinador em período integral.
Perspectivas dos eSports no Ensino Superior
Os eSports são movimentos que estão mudando a forma como os estudantes interagem com suas faculdades e como eles podem se preparar melhor para o futuro; é mais do que uma moda passageira. Além de serem relevantes em um ambiente educacional em rápida evolução, as faculdades que participam de eSports estão abrindo novos caminhos para o desenvolvimento, a criatividade e a construção de comunidade.
As faculdades podem desenvolver novos caminhos acadêmicos, sociais e de carreira inovadores que atendam aos interesses e objetivos dos alunos de hoje, incorporando eSports em seus campi. Os eSports estão ajudando as universidades a se adaptarem às demandas de uma nova geração, seja por meio de programas acadêmicos, equipes competitivas ou bolsas de estudo.
O dilema para as universidades à medida que os eSports ganham popularidade não é se elas devem participar ou não, mas sim como podem dar o exemplo.