A forma como uma empresa é liderada reflete em seu desempenho produtivo, administrativo e até mesmo financeiro
Independente do porte ou segmento do negócio, toda organização estrutura-se no desempenho e no comprometimento dos profissionais que nela atuam, principalmente quando falamos de cargos de liderança.
Antes de qualquer coisa, a organização como um todo precisa estar engajada no desenvolvimento dos seus líderes e classificar isto como parte estratégica do seu negócio. É de suma importância um gestor suficientemente maduro, que supere os desafios, que esteja apto a enfrentar situações inesperadas e que disponha de alto nível de competência tanto técnica quanto comportamental.
Sem dúvidas o processo de desenvolvimento de pessoas é comprovadamente um dos melhores investimentos das organizações contemporâneas. Algumas das vantagens desses programas de aperfeiçoamento são: ambiente e clima organizacional ameno, melhor comunicação, confiança ao encarar novos desafios, automotivação e motivação de equipe, ajuda mutua entre áreas, retenção de talentos, influência na redução de turnover e o alcance de resultados impactantes que geram lucros financeiros.
Colocando em prática todas as teorias
Talvez você tenha achado este conteúdo familiar. Desta forma, muitas ou quase todas essas iniciativas provavelmente são praticadas em sua empresa. Caso tenha se identificado, mas ainda não coloque em prática nenhum processo de desenvolvimento de liderança, saiba que você ainda possui tempo hábil para introduzir alguma metodologia de formação de gestores.
Nunca é tarde para progredir e tornar seu negócio ainda mais competitivo no mercado em que atua. Existem muitas consultorias competentes que prestam esse tipo trabalho e com certeza desempenham um papel preponderante no sentido de apoiar sua empreitada no mundo corporativo movido a estratégia. O essencial nesses casos é se aliar a algum parceiro que lhe passe a confiança que você precisa. Depois é só colocar em prática toda a teoria de que a capacitação da liderança trará retornos benéficos. E tenha certeza que esse retorno positivo será real!
Esse tipo de desenvolvimento é um exercício a ser adotado diariamente além de ser meta de todas as empresas. E ao contrário do que a maioria pensa, não é apenas responsabilidade do RH. Apoiar e criar um ambiente propício para o crescimento de gestores passa a ser tarefa de toda a diretoria. Afinal encontrar e desenvolver pessoas capazes de fazer sua visão e suas ambições tornarem-se realidade, é um dos fatores críticos para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento.
Fátima Ohl Braga é Sócia-diretora da Ohl Braga. Atua há mais de trinta anos como consultora organizacional, implementando programas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Potencial e Gestão por Competências. Saiba mais em: http://www.ohlbraga.com.br