Cecilia Vieira, gerente de RH do Beach Park, destaca que a empresa tem uma cultura muito descontraída e impulsionada para o bem-estar
A empresa tem orgulho pela conduta ética que mapeia a sua cultura. Para se ter uma ideia desta prática, no Beach Park não há restrições a qualquer tipo de contratação e, em seu quadro de colaboradores, conta com homossexuais, deficientes, negros, sem restrição a nada, afinal, a empresa acredita que todos, independente de qualquer coisa, possuem os mesmos direitos.
De acordo com a executiva, uma maneira bem direta de perceber essa mistura cultural e que, acaba reforçando a cultura Beach Park, é o momento do almoço, onde os principais executivos da empresa, diariamente, almoçam com os colaboradores, no mesmo refeitório, a mesma refeição, sem necessidade de separação. Confira a entrevista:
MUNDORH – Qual é o pensamento do RH do Beach Park em relação ao sucesso e bem-estar dos seus colaboradores?
CECILIA VIEIRA – O Beach Park acredita que todas as pessoas acordam cedo para trabalhar e oferecer o melhor de si. Essa vontade deve ser preservada dia após dia e cultivada pela empresa. Manter essa chama acessa depende de muitos fatores, para isso acreditamos no papel do líder como inspirador e facilitador, olhando e cuidando de sua equipe de trabalho.
MUNDORH – Destaque quais têm sido as práticas implementadas direcionadas para a vida e o equilíbrio dos colaboradores nestes últimos anos?
CECILIA VIEIRA – Acabamos de inaugurar a primeira etapa da Creche da Turma, um berçário para os bebês das mães colaboradoras do Beach Park. Além disso, estamos no primeiro ciclo de premiação da participação no resultados. Nos anos anteriores também trouxemos ações que perduram até hoje, tal como, agência bancária exclusiva aos colaboradores no próprio Beach Park, atendimento médico clínico e ginecológico na empresa, acesso livre ao parque aquático por todos os colaboradores, entre outras ações.
MUNDORH – De que maneira essas práticas contribuem para o fortalecimento dos negócios da empresa?
CECILIA VIEIRA -Trabalhamos com serviços em turismo e hotelaria, servimos ao público de famílias e tudo isso remete à felicidade, bem estar, tranquilidade. Do mesmo modo, nossas ações devem contribuir para que tenhamos uma equipe nessa mesma vibração. Nossos clientes chegam querendo encontrar sorrisos, e encontram.
MUNDORH – Como o RH procura buscar no mercado soluções para o desenvolvimento dos seus colaboradores?
CECILIA VIEIRA – Buscamos as melhores práticas através de benchmarking, programas de treinamento e formação, adequando aquilo que vemos e aprendemos à nossa realidade.
MUNDORH – Quais os principais desafios encontrados pelo RH nestes últimos tempos?
CECILIA VIEIRA – O cenário macroeconômico não está favorável a novos investimentos, então um grande desafio tem sido aperfeiçoar os recursos disponíveis, sejam de orçamentos, sejam de mão de obra. É hora de ser ainda mais criativo.
MUNDORH – Em termos de gestão de pessoas, no que busca se diferenciar o RH do Beach Park?
CECILIA VIEIRA – O RH do Beach Park está cada vez mais se consolidando no seu papel de Consultor Interno, oferecendo suporte aos gestores na condução das suas equipes e servindo de olhar de referência para decisões do negócio.