RH precisa estar atento às diversas opções para desenvolver seus profissionais
Durante anos trabalhando em consultoria de RH ou em posições executivas de RH, sempre recebia a mesma demanda: “Preciso fazer um curso para me desenvolver”.
Às vezes, um curso pode ser a solução, principalmente em demandas de conhecimento técnico, mas, sem dúvida nenhuma, não é o único caminho de desenvolvimento. Cursos, muitas vezes são usados como premiação ou reconhecimento, visto que, os orçamentos para treinamentos, são sempre reduzidos.
Tanto gestores, como suas equipes, não são incentivados a buscar outras opções para desenvolvimento profissional e possuem pouco ou nenhum repertório alternativo para desenvolvimento.
O primeiro passo para um bom investimento de tempo e recurso, é definir as necessidades de desenvolvimento e seus objetivos. Não devem investir em ações sem um objetivo específico e sem estar atrelado a uma necessidade de negócio.
O segundo passo, é avaliar qual é a melhor forma de desenvolvimento. Neste caso, pode ser um treinamento, ou pode ser também uma ação on the job (executando o trabalho), que, muitas vezes, é mais efetiva do que um treinamento que não está alinhado à realidade das empresas ou com pouca aplicação prática.
Nestes casos eu sempre recomendo a pensar fora da caixa, como:
– participação em projetos locais ou globais (quando possível)
– criação de grupos de estudo/trabalho
– participação em entidades de classe – como câmaras de comércio, associação de profissionais, etc
– coaching, mentoring ou tutoria – cada um com seu objetivo
– leitura e discussão em grupo de livros, artigos e cases
– participação em comitês ou boards – conforme o nível hierárquico.
Independente do caminho escolhido, o fundamental é que a pessoa esteja engajada e seja protagonista do seu crescimento profissional, para que os investimentos realizados sejam sustentáveis e com um retorno significante para a organização.
Leylah Macluf é diretora da Consultoria BBold, focada em coaching e consultoria em Desenvolvimento Organizacional, mentora do INSPER para alunos de graduação e responsável pelo programa de coaching de executivos da ESPM. www.bbold.com.br