Devo me vestir totalmente de acordo com o perfil da empresa?

Alinhamento da imagem pessoal como ferramenta para alavancar a performance profissional

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a primeira impressão é a que fica: bateu o olho, a sua fotografia está feita. Em 7 segundos, o olho humano decifra muito sobre quem você é, sobre sua personalidade e objetivos pessoais.

Essa primeira impressão pode ser trabalhada ao longo do tempo, para que fique mais forte e autêntica, agregando informações de estilo no visual.

Por isso, além de todo o seu talento e carreia profissional construída, é também importante que a imagem pessoal esteja sempre alinhada e correta, para que sua performance profissional não seja desmerecida e diminuída por uma imagem mal interpretada.

Quando se trata do que usar no ambiente de trabalho, muitos ainda têm essa dúvida: Devo me vestir totalmente de acordo com o perfil da empresa, sem nunca expressar minha personalidade?

Há um tempo atrás a resposta seria “Não, você não pode. Você deve seguir à risca a identidade da empresa.” Mas hoje, felizmente, na maioria dos lugares, essa regra já não é tão resistente. Temos mais liberdade em colocar nossa personalidade no visual de trabalho. Graças às reinvindicações femininas, as questões de gênero, e claro, o respeito à individualidade do ser humano. Colocando em pauta o dress code no trabalho, o que nos trouxe à tona um pouco dessa autonomia.

Apesar dessa emancipação parcial do dress code profissional, devemos salientar sempre que, é importante manter a sua imagem em concordância com o que sua empresa representa e seu estilo próprio.

O objetivo da vestimenta profissional é sempre passar credibilidade, então atente-se sempre a não usar decotes muito profundos, fendas enormes, roupas sujas, rasgadas, manchadas de suor, amassadas, etc.

O guarda-roupa de trabalho, em 90 % dos casos, não é o mesmo guarda-roupa de lazer ou social. Isso deve ficar claro, faça um balanço no seu closet em relação a isso.

Saiba o que o seu trabalho exige de você também na aparência e comportamento visual. Tente deixar claro através das roupas, acessórios, cabelo e maquiagem, o que você deseja transmitir para seus colegas e superiores. Dessa forma sua comunicação será assertiva e certamente elogiada por todos.

Por Rita Heroína, consultora de imagem