Em um momento crítico como o da pandemia do coronavírus, os executivos passaram a viver um desafio global sem precedentes, com diversas incertezas, cenários e hipóteses em constante alteração. Mas, nem por isso deixaram de se manter atualizados nas inovações, cases e oportunidades para entender como vencer a crise e ter mais insights para pôr em prática no pós-pandemia.
Para conseguir esse feito, executivos de grandes empresas brasileiras apostam em leituras para potencializar o equilíbrio, perseverança e resiliência. Alguns deles indicaram os seus preferidos aqui:
NoVerde
Bianca Fanzini, Head de People da NoVerde, plataforma de soluções financeiras que tem como propósito ajudar pessoas e empresas a alcançarem sonhos e objetivos, comenta que um dos livros mais marcantes deste ano foi “Hard things about hard things”, escrito por Ben Horovicz. A história faz com que o leitor reflita sobre as decisões necessárias para garantir a saúde dos negócios. Além disso, o autor, que já trabalhou em fintechs, traz veracidade para as lições que compartilha ao longo dos capítulos, o que proporcionou identificação com o dia a dia de Bianca.
Instant Solutions
Paulo Mannheimer, CEO da Instant Solutions, responsável por criar soluções corporativas em comunicação avançada para auxiliar empresas na melhoria da experiência do cliente, comenta sobre um livro que retrata a história, mas parece muito atual: “Acabei de ler ‘The Great Influenza: The Epic Story of the Deadliest Plague in History’, de John M. Barry, livro sobre a epidemia de 1918, que foi escrito em 2018 e o último capítulo parece uma bola de cristal, descrevendo o que vinha pela frente, com a atual pandemia. É de arrepiar como o autor foi certeiro”. O executivo também lê livros que traçam análises sobre o futuro da economia, como “A Concise History of International Finance: From Babylon to Bernanke (New Approaches to Economic and Social History)”, de Larry Neal e “Shutdown: How Covid Shook the World’s Economy”, de Adam Tooze. “Estou lendo muitos livros de economia, tentando prever o que vai acontecer com o mundo e com o Brasil em 2022, em um cenário de inflação, eleições presidenciais, crescimento da economia ou recessão”, explica.
Speedy﹒io
Roberta Paulino, diretora de Recursos Humanos da Speedy.io, fintech de serviços financeiros focada em micros, pequenos e médios empreendedores, explica que participou de uma grande escola de gestão em que a metodologia de liderança utilizada era a do autor Ram Charam e que, por isso, ela indica pelo menos dois livros dele. São eles: “Pipeline de Liderança” e “O que o CEO quer que você saiba”. Além de Charam, Roberta Paulino também destaca os autores Jim Collins com a obra “Good to great”, John Kotter com “Liderando Mudanças” e Norman Doidge com “The Brain that changes itself”, todos livros relacionados com a área em que a profissional atua. Por fim, a diretora indica o livro “Pálido Ponto Azul” de Carl Sagen. “Em meio à pandemia, principalmente, considero que este livro traz exercícios interessantes de humanidade e perspectivas para os seres humanos. A despeito de concordarmos ou não com o que ele traz, nada como um livro provocador, que nos tira da superfície de nossa dimensão cotidiana e nos faz refletir sobre o legado que deixamos, dia após dia, com nossas ações”, pontua Roberta Paulino.
KingHost
Para Juliano Primavesi, CEO da KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, um dos livros em que ele indica é “A Felicidade dá Lucro”. Primavesi apresenta a obra como “Uma inspiração em formato de livro que incentiva a investir na qualidade da rotina dos seus colaboradores para, em consequência, ter aumento de lucros e inovação”, explica.
Locaweb
Henrique Marquesi, responsável pelo RI da Locaweb, uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para a transformação digital de negócios no Brasil, recomenda a leitura do livro Garra: “O Poder da Paixão e da Perseverança”. De acordo com o executivo, o livro se destaca por sugerir que o segredo para grandes realizações não é o talento, mas uma persistência apaixonada com seus objetivos.
Nextios
Para Guilherme Barreiro, diretor geral da Nextios, unidade de negócios do Grupo Locaweb que atua no mercado B2B, os livros indicados para 2022 são “Código da Cultura”, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, e “A jornada da Transformação Digital”, de Luis Lobão e Carlos Zilli.
Karvi
Matías Fernández Barrio, fundador da Karvi, startup que chegou ao Brasil em 2019 e trabalha por meio de uma plataforma digital que facilita a compra de carros 0km e usados, aponta os seus livros favoritos: Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, escrito por Yuval Harari, que explica o origem de muitas das realidades do mundo de hoje (raças, culturas, países, política, religião, etc). E o romance Os Pilares da Terra (The Pillars of the Earth), escrito por Ken Follett, para Matías, o livro é importante por apresentar uma grande história de resiliência humana.
netLex
Flávio Ribeiro, fundador e CEO do netLex, startup pioneira que oferece uma plataforma para gestão de documentos, indicou o livro “Contracting in the New Economy” de Jim Bergman, D. Frydlinger, Kate Vitasek e Tim Cummins. Para o executivo, “o livro oferece uma nova visão, cientificamente embasada, sobre como usar os contratos para fomentar a cooperação e criar relações de confiança e benefício mútuo”. De acordo com Flávio, aliando a teoria e a prática, os autores do livro oferecem insights indispensáveis para todos que trabalham com contratos e negociações.
Sinapse Finance
Walter Cavalcante, co-fundador e CEO da Sinapse Finance, primeira empresa a oferecer o modelo de CFO as a Service no Brasil por meio de uma plataforma ágil, segura e totalmente automatizada, indica o romance “Memorial do Convento”, de José Saramago. De acordo o executivo, a obra é “um livro de fantasia, mas que ajuda a ver a vida como profundamente interconectada e interdependente, uma ode à sensibilidade humana, obrigatória em qualquer biblioteca”. As outras sugestões de Walter são “O Lado Difícil das Situações Difíceis”, de Ben Horowitz e “Inspirado: Como Criar Produtos De Tecnologia Que Os Clientes Amam”, de Marty Cagan.
Divibank
Rebecca Fischer, CFO da Divibank, fintech que disponibiliza crédito para empresas de diversos tamanhos e segmentos financiarem campanhas de marketing digital, indica o livro “Onde os Sonhos Acontecem: Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company”, de Bob Iger. Já o CEO da Divibank, Jaime Taboada, recomenda o livro “O Almanaque de Naval Ravikant: Um Guia para Riqueza e Felicidade”, de Eric Jorgense, que conta os ensinamentos do novo filósofo e ex-empreendedor e fundador da plataforma AngelList. Outras indicações do executivo são: “Gestão de Alta Performance”, de Andrew Grove, o melhor livro sobre gerenciamento, escrito pelo famoso CEO da Intel; e “Hábitos Atômicos”, de James Clear, um ótimo livro para aprender a criar novos hábitos e melhorar constantemente.
Pareto
Rica Barros, da Pareto, startup de inteligência artificial especializada em RPA para marketing e vendas, recomenda uma série de títulos inspiradores para os profissionais do setor e gestores de equipes, como “Atravessando o abismo”, de Geoffrey A. Moore, “Os 5 desafios das equipes”, de Patrick Lencioni, “Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa” de Ben Horowitz, “O Livro das Virtudes” de William J. Bennett, além das obras de Nassim Nicholas Taleb: “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos” e “A lógica do Cisne Negro”.