CEO da Bluy traz insights para que empresas brasileiras promovam o crescimento de seus colaboradores
No dia 3 de junho é comemorado o Dia do Profissional de RH, uma das profissões centrais para o sucesso de uma empresa. Esses profissionais têm, entre seus principais desafios, o desenvolvimento de carreiras, objetivo que sempre foi almejado tanto por empresas quanto colaboradores.
Carolina Madureira, CEO da Bluy, HR Tech focada na experiência de talentos e recrutadores, comenta que, apesar de ser uma área considerada importante e estratégica, muitos RHs ainda possuem grandes dificuldades quando se trata de treinamento e capacitação de pessoas. “O tema retenção de talentos e desenvolvimento de pessoas sempre foi pauta da área de RH e da liderança, porém são desafios até hoje enfrentados pelas empresas, por conta da alta rotatividade de funcionários e uma busca constante por trazer novos colaboradores externos, ao invés da valorização de pessoas internas. A predominância por culturas hierárquicas e centralizadas, também pode dificultar a mobilidade interna e a promoção de funcionários”, analisa a executiva.
Atual cenário e desafios
A CEO avalia que uma das principais dificuldades enfrentadas é o orçamento. A falta de investimento ainda pode limitar muito as oportunidades de desenvolvimento de carreira. “Nesse cenário, as plataformas de educação corporativa com trilhas online de capacitação podem ser uma boa saída”, afirma.
Um segundo problema é a falta de planejamento estratégico somado a falta de alinhamento com o negócio. “Esses fatores afetam a priorização do desenvolvimento dos talentos e alocação de recursos da área. Por isso o RH deve e precisa estar sempre junto da estratégia da empresa, o que lhe trará uma visão mais clara do que é necessidade e objetivo para o negócio”, complementa Carolina.
Outra dificuldade encontrada é a mensuração do impacto e retorno dos treinamentos por parte da área de Recursos Humanos, especialmente em habilidades intangíveis, pois parte dos colaboradores podem não se engajar com a participação em cursos de capacitação.
Mas por que desenvolver um profissional deve estar na prioridade de uma empresa?
Ao desenvolver um profissional desde o início de sua carreira, a empresa está investindo no potencial de uma pessoa que pode virar especialista em sua área, que já está dentro da cultura organizacional, já tem os valores e objetivos similares e compartilha do mesmo propósito. Essa expertise pode ser valiosa para a empresa e ajudar a melhorar a tomada de decisões. “Quando a empresa investe no desenvolvimento do colaborador, ela demonstra um compromisso com o crescimento desta pessoa. Você consegue moldar e capacitar esse profissional para grandes oportunidades mapeadas e junto com ele desenhar o melhor caminho para seguir. Esse processo requer tempo e custo, porém a longo prazo pode ser até mais econômico do que trazer pessoas novas do mercado para a empresa”, orienta a CEO.
Passo a passo para a criação de um programa de desenvolvimento
O primeiro passo é identificar necessidades e isso pode ser feito por meio de pesquisas, avaliações de desempenho e feedback dos gestores com seu time. É essencial estar sempre alinhado com as prioridades e objetivos do negócio.
Além disso, é necessário definir objetivos e comunicá-los com transparência aos colaboradores, desta forma, eles terão a clareza de como o programa pode ajudá-los a crescer em suas carreiras e áreas.
Os programas devem ser pensados para todos os públicos e suas facetas, por isso devem ser oferecidos em diferentes formatos para atender as necessidades específicas: workshops, palestras, cursos online e treinamentos práticos. Cada vez mais é preciso conhecer os colaboradores e trazer soluções mais personalizadas, uma vez que cada pessoa se motiva de forma diferente com diferentes estímulos. Com esse olhar de motivação, os incentivos precisam acontecer para que o programa tenha aderência: certificados, recompensas, reconhecimento público e feedback positivo são alguns deles.
O suporte contínuo é um passo essencial, mesmo após a conclusão do programa de desenvolvimento, por meio de materiais, coaching e feedback constante. É papel do RH aplicar isso à cultura organizacional e especialmente ao dia a dia de líderes e liderados.
Com essa cultura bem apresentada à empresa, a liderança tem como papel acompanhar e estar sempre atenta ao desempenho da equipe, mensurando resultados e avaliando comportamento. É preciso identificar pontos fortes e habilidades, o que trará insumo para a oferta de oportunidades de desenvolvimento e estabelecer objetivos claros com o profissional, ajudando a desenvolver um plano de ação para alcançá-los.
Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os colaboradores, incentivando a troca de conhecimento e experiências e identificar soft skills além das habilidades técnicas, como a capacidade de liderança, de comunicação, de adaptabilidade, de resiliência, entre outras, também são caminhos importantes para esse desenvolvimento. Para a manutenção desse ciclo é necessário fomentar uma cultura de feedback na equipe.
O papel do RH e a jornada ideal
Uma jornada bem elaborada gerará bons resultados. Para isso, é preciso que o gestor de RH esteja alinhado às estratégias e objetivos do negócio, assim poderá identificar as competências e habilidades necessárias para alcançá-los. O principal diferencial de um bom líder de RH é tomar decisões com base em dados, tornando a área mais estratégica e preditiva.
As características da jornada ideal são: identificar as necessidades de desenvolvimento da empresa; definir objetivos claros; criar um plano de desenvolvimento individual para cada funcionário; selecionar os treinamentos e atividades; implementar o programa de desenvolvimento; oferecer suporte contínuo; e avaliar os resultados.
É muito importante comunicar os resultados do programa para a empresa, como forma de motivação e incentivo ao desenvolvimento profissional de novos colaboradores.
Quais cursos fazer?
As hard skills e soft skills mais importantes para cada profissional podem variar de acordo com a sua posição, nível de experiência e aspirações de carreira. É importante que os profissionais continuem se atualizando e desenvolvendo essas habilidades ao longo do tempo para se manterem relevantes no mercado de trabalho.
Para colaboradores, hoje algumas das hard e soft skills mais valorizadas no mercado são: a habilidade em tecnologia da informação, metodologias ágeis, marketing digital, comunicação assertiva, inteligência emocional e resiliência.
Para aprimoramento da profissão, as empresas podem sugerir cursos como:
Coursera: plataforma de cursos online que oferece uma ampla variedade de cursos gratuitos e pagos de universidades e instituições de todo o mundo.
Udemy: plataforma de cursos online que oferece uma ampla variedade de cursos pagos de instrutores independentes.
Harvard Business School Online: programa de cursos online da renomada escola de negócios de Harvard que oferece cursos pagos de negócios em tópicos como liderança, finanças, estratégia e inovação.
Já pensando em cursos para o time de RH se aprimorar nessa frente de gestão de pessoas são ótimas oportunidades:
Desenvolvimento Humano e Gestão de Talentos – ESPM: curso oferecido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) que aborda temas como gestão de carreira, liderança e gestão de talentos.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – Senac: curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que aborda temas como diagnóstico de necessidades de treinamento, planejamento e execução de programas de treinamento e avaliação de resultados.