Saúde

Dia Mundial da Saúde: ingredientes funcionais podem ser aliados da nossa saúde

As vitaminas B12 e D3 também contribuem para a prevenção dessas diversas doenças

Uma boa nutrição garante o bom funcionamento do organismo e fortalece as defesas contra possíveis doenças. Alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais, como fitoesteróis, ômega 3, carotenóides e vitaminas são aliados e podem e podem trazer benefícios efetivos à nossa saúde. A BASF contribui com essas soluções para a indústria de alimentos, bebidas e suplementos, procurando atender as necessidades do consumidor por produtos funcionais e seguindo a tendência por conveniência e sabor agradável.

Alguns dos ingredientes funcionais com benefícios saudáveis ​​são:

  • ômega 3

O ômega 3 é importante ao longo da vida: para o crescimento, desenvolvimento e saúde. A ingestão regular de DHA e EPA, presentes no ômega, está associada a um menor risco de várias doenças, como problemas cardíacos, doenças inflamatórias, distúrbios cerebrais e do humor, por exemplo. Isso porque o ômega 3 funciona como blocos de construção que são necessários para o bom funcionamento de todas as células do corpo.

O ômega 3 também é recomendado para reduzir o risco de parto prematuro e ajuda na prevenção da depressão pós-parto. Oferece suporte ao desenvolvimento do sistema nervoso periférico e central e do sistema visual do bebê. Pesquisas mostram que a suplementação com ômega 3, da gestação à primeira infância, é uma oportunidade para promover o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, prevenindo alergias e doenças inflamatórias, como a asma.

  • Vitaminas

As vitaminas B12 e D3 também contribuem para a prevenção dessas diversas doenças. A vitamina A facilita a função visual e melhora a integridade estrutural da córnea. Antioxidantes como carotenóides e vitamina E também ajudam a proteger as células do olho e são importantes na prevenção do glaucoma e na manutenção das funções da retina, incluindo a prevenção da retinopatia, comum em diabéticos.

As vitaminas D3 e K2 desempenham um papel importante na saúde óssea, garantindo a deposição de cálcio e prevenindo o desenvolvimento da osteoporose. A vitamina D3 também previne problemas como o raquitismo e a sarcopenia.

A vitamina B12, combinada com as vitaminas B6 e B9, protegem a saúde do cérebro e da função cognitiva. Em associação com outros compostos, como minerais, podem atuar na prevenção de doenças, como Alzheimer, Parkinson e problema vasculares. Ainda auxiliam nos distúrbios de humor, como depressão e ansiedade

A dieta vegetariana restringe uma fonte importante de vitamina B12. Por isso, suplementos e o consumo de alimentos fortificados são essenciais para evitar a falta dessa vitamina.

  • Fitoesteróis

Os fitoesteróis são componentes da gordura natural presente em sementes oleaginosas, grãos, nozes, legumes, verduras e sementes de frutas. Estudos indicam que os fitoesteróis podem contribuir para uma redução de, pelo menos, 10% do colesterol total, incluindo níveis de colesterol LDL e VLDL, conhecidos como “maus” colesteróis, que podem ser depositados nas artérias e causar sua obstrução.

Normalmente, a dieta regular não garante a ingestão suficiente de fitoesteróis: seria necessário ingerir 800 gramas de óleo de soja ou 5 quilos de brócolis, de acordo com a FDA Food Composition Data Base. A quantidade efetiva a ser consumida, segundo a Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS), é de 2 gramas por dia e os alimentos enriquecidos com fitoesteróis, como leite, iogurte ou suplementos em cápsulas, podem garantir essa quantidade diária.

 

 

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