Comportamento

Dicas de como trabalhar com setor de RH à distância

O RH à distância virou uma realidade em tempos de coronavírus

Com a pandemia, muitos setores das empresas estão trabalhando em home office ou à distância. E com o RH não é exceção. De fato, o RH à distância virou uma realidade em tempos de coronavírus.

Mas, como é possível trabalhar com RH à distância?

Para te ajudar a entender como o departamento de RH de uma empresa pode funcionar a distância, vamos dar dicas sobre esse trabalho. Confira!

  1. Separe um local adequado para o trabalho em home office 

Primeiramente, separe um local adequado em sua residência para trabalhar. Você não precisa ter um escritório montado, mas é importante ter um local dedicado ao trabalho.

Preferencialmente, um local bem iluminado, com uma mesa e cadeira apropriada, que não traga dores na região da coluna, após um tempo de trabalho.

  1. Prepare-se para o trabalho 

Trabalhando em casa, nem sempre dá muito ânimo de se arrumar, não é mesmo? Mas, é importante estabelecer uma rotina.

Ou seja, acorde no mesmo horário e se arrume para o trabalho. Não fique de pijamas, uma vez que isso traz maior desânimo para o expediente online, bem como pode gerar situações desagradáveis, como ter uma chamada de vídeo e você estar de camisola!

  1. Estabeleça horários 

Outra dica importante para o trabalho em home office é estabelecer o horário no qual você vai se dedicar àquele trabalho.

Não é porque você está em casa que tem que ficar à disposição da empresa 24 horas por dia.

Assim, estabeleça quais os momentos que você vai se dedicar ao trabalho e quando você se dedicará a outras atividades, tais como descanso, atividade física, dentre outros afazeres.

Lembre-se que é importante ter equilíbrio dentre tudo que você precisa fazer durante o dia, inclusive o descanso, uma vez que o excesso de atividades, sem o devido descanso, acaba gerando estresse e desgaste mental.

Se preferir, organize sua agenda de modo que você consiga encaixar todas as atividades ligadas ao trabalho, bem como os afazeres domésticos e atenção à família, bem como descanso.

E por último, tome cuidado para não exagerar no uso da tecnologia online no momento que você deve descansar. Uma dica é desligar ou colocar o celular no silencioso após determinado horário e só voltar a pegá-lo no dia seguinte.

  1. Não seja um super-homem (ou uma super-mulher) 

Muitas pessoas, quando começam o trabalho em home-office, como é o caso do RH à distância, acabam assumindo o papel de super-homem (ou super-mulher).

Ou seja, querem estar à disposição da empresa 24h, entregar todos os trabalhos o quanto antes e não deixar nada para o outro dia.

Calma! É importante fazer um bom trabalho, mas é também importante não assumir mais tarefas do que você conseguirá entregar.

Portanto, tenha equilíbrio e perceba o que você consegue fazer, dentro das suas características.

  1. Tenha organização 

A primeira e mais importante dica para um setor tão importante como o RH funcionar à distância é ter organização.

Ou seja, é necessário que os funcionários desse setor entendam completamente como é o fluxo e os protocolos que a empresa usa.

Além disso, é essencial que todos os arquivos necessários para que o setor funcione estejam disponíveis com facilidade, o que nos leva à próxima dica.

De fato, ser uma pessoa bem-organizada leva à diminuição do estresse e maior produtividade.

  1. Atuar em conjunto com o setor de tecnologia da informação é essencial 

Conforme já dissemos, todos os documentos e arquivos necessários para que o setor de RH funcione plenamente à distância devem estar disponíveis com facilidade para quem atua no setor.

Portanto, inicialmente, o setor de tecnologia da informação deve ser consultado, a respeito de acesso a servidores, por exemplo.

Além disso, é essencial que a qualidade da internet da empresa seja boa e seja mantida, para que os servidores possam ser acessados.

  1. Fazer relatórios de informações para os funcionários 

Com o trabalho em home office, podem surgir muitas dúvidas, sobre diversos assuntos.

Assim, uma boa estratégia é fazer boletins informativos ou relatórios de informações para os funcionários.

Por exemplo, assuntos como plano de saúde corporativo podem ser esclarecidos por meio de um boletim.

Já outros assuntos, como solicitação de férias ou licenças, também podem ser esclarecidos aos funcionários dessa forma.

  1. Assinaturas de contratos online 

Existem disponíveis no mercado diversas ferramentas com as quais é possível realizar a assinatura de contratos online.

Inclusive, essas ferramentas foram bastante utilizadas por escolas durante o período de pandemia, para que os pais fizessem a assinatura dos contratos de seus filhos, sem precisar ir presencialmente até a escola.

Essas ferramentas, de fato, são bem interessantes, pois permitem que tanto o contratado quanto o contratante tenham acesso ao contrato, possam lê-lo com calma e então, assinar eletronicamente, inclusive com testemunhas.

Dessa forma, todo o processo acontece remotamente, sem a necessidade presencial do candidato ou do representante do RH.

Os contratos, inclusive, têm validade jurídica e não necessitam de complicadas assinaturas em papel, cartório, nada disso, podendo assim, ser uma boa opção para a empresa para a qual você trabalha.

  1. Seja atuante e interativo

Essa é uma época de muitas dúvidas, a todos. Portanto, é natural que vários funcionários tenham muitas dúvidas e recorram ao RH para saná-las.

Portanto, responda os e-mails com as dúvidas e não deixe os funcionários com dúvidas. Mas, dentro do seu tempo.

  1. Recrutamento de profissionais

Com o surgimento e adesão do home office por muitas empresas, o processo de recrutamento de profissionais também passa a ser remoto.

Portanto, é importante estar atento às novas tecnologias e também como pode ser o processo de contratar uma pessoa, sem ter contato presencial com o candidato.

Assim, é essencial saber como se portar em uma entrevista online, deixando o candidato à vontade e seguro sobre como será o processo de seleção.

Caso você seja um funcionário que trabalha no RH à distância, responsável pela contratação de novos funcionários, acostume-se com as novas formas de seleção remota, pois elas já se tornaram práticas comuns em muitas empresas.

Conclusão

Trabalhar com RH à distância pode ser um desafio, mas, por outro lado, seguindo nossas dicas, você conseguirá ser produtivo, trabalhando de casa.

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo