José Ricardo Amaro é Diretor de Recursos Humanos da Ticket
Durante a pandemia, o grande desafio de muitas empresas foi manter o bom andamento das atividades e garantir resultados positivos mesmo com a equipe, ou parte dela, trabalhando em modelo home office. Nesse contexto, do distanciamento das pessoas pela necessidade do isolamento social, a atuação do profissional de Recursos Humanos nunca foi tão valorizada. Por isso, aproveito a proximidade do Dia do Profissional de RH, comemorado no dia 3 de junho, para dar algumas dicas importantes, atestadas por especialistas da área, para manter o engajamento e eficiência das equipes no retorno aos escritórios, no trabalho híbrido ou no modelo 100% remoto.
Uma boa gestão do retorno aos escritórios é importante para garantir que todos os profissionais de uma empresa estejam e se sintam seguros no ambiente de trabalho. Mas nem todo mundo vai voltar: a rotina híbrida, dividida entre prédios comerciais e residências, se tornou uma realidade. Muitas empresas têm planejado o retorno das atividades presenciais inseridas em um cenário de maior flexibilização de espaços e horários, com rodízio de equipes, agendamento de presença no escritório, horários flexíveis, redução do volume de trabalhadores no mesmo ambiente e maior número de pessoas trabalhando de suas casas.
Para que as experiências desde o início da pandemia no Brasil resultem em ações afirmativas e gerem resultados positivos também para outras empresas, algumas iniciativas tornam-se fundamentais:
Recursos: forneça os materiais para o trabalho. Isso não inclui apenas os necessários para a execução das tarefas, como um computador, mas também aqueles que simulem o conforto do escritório e façam o profissional se sentir atendido e equipado. Cadeiras apoiam na ergonomia, fones de ouvido auxiliam na redução de ruídos durante reuniões, e auxílio em relação a custos específicos para este contexto, como pagamento de despesas relacionadas ao dia a dia de trabalho e garantir uma maior qualidade nos serviços contratados pelos funcionários para suas residências – como internet e conexão telefônica.
Alinhamento: manter o foco da equipe é essencial. E para isso, os times precisam ter clareza com relação às estratégias e obrigações de cada um. Institua reuniões de alinhamento com periodicidade pré-definida e garanta que a rotina não sobreponha esses compromissos.
Educação corporativa: ofereça treinamentos on-line para toda a equipe e estimule a participação, especialmente de cursos e palestras que transmitam os valores da empresa e demonstrem a preocupação com a evolução do funcionário. Programas de desenvolvimento e capacitação são fundamentais para garantir as melhores práticas e performance dos profissionais.
Comunicação: estimule a proximidade entre gestores e equipes, seja por conversas formais que auxiliem o desenvolvimento e mantenham todos alinhados, como as informais, que promovam empatia entre os membros do time. O sucesso da empresa depende da confiança de seus funcionários nela e nas lideranças que a representam. Ainda, mantenha uma comunicação transparente e clara, em canais oficiais.
Clima: no modelo de trabalho à distância, líderes não devem exercer mais uma gestão baseada em controle e comando, mas com base nas entregas de resultados. Não há mais espaço para monitorar o horário de trabalho dos colaboradores, por exemplo, certificando-se que horas ele iniciou e terminou sua jornada e quantas horas ele trabalhou no dia. Isso não é o mais importante, é preciso confiar que todos entendem as suas responsabilidades. Valorize a qualidade e assertividade nas entregas e o atendimento aos prazos estabelecidos.