Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Dicas para que sua empresa sobreviva à crise do coronavírus
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Negócios

Dicas para que sua empresa sobreviva à crise do coronavírus

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
04/06/2020
384 Views
04/06/2020
Businessman holding red dart push on target. Business strategy planning success target goals. Business development concept


As pandemias, revoluções e guerras são os principais motores para mudanças radicais na sociedade. No entanto, o empresário-gestor deve ter a consciência de que esta crise passará e que é necessário maturidade e visão de futuro. Apesar da dureza do momento, há muita aprendizagem por ser assimilada e aprimoramentos de gestão por serem feitos.

Para ajudar a enfrentar essa crise e sair dela com saúde (financeira e mental), Edson Barbero, que é professor, coordenador do Centro de Empreendedorismo e membro do Conselho Curador da FECAP, separou as dicas a seguir.

NÃO PERCA CONTATO COM O SEU CLIENTE

Em um cenário como este, é importante não perder o contato com seu cliente e adotar modificações em termos de gestão. Fazer-se presente através de meios eletrônicos é uma estratégia eficiente que pode garantir a lembrança e a preferência de seu cliente após a pandemia.

IDENTIFIQUE NOVAS POSSIBILIDADES

Tente identificar novas possibilidades para o seu negócio. De um lado, é bastante difícil reverter ou recuperar receitas em curto prazo. De outro, abre-se uma oportunidade para que os empresários repensem seu modelo de gestão.

Geralmente os empresários não têm tempo para fazer certas melhorias: aprimorar processos de atendimento, revisar bases de informação de clientes, adotar o uso de novas tecnologias, aprimorar o seu processo de comunicação com o mercado, etc.

Recomendamos que este momento possa ser aquele de intensa melhoria nos processos organizacionais, mesmo que, no curto prazo, tal empresa apresente queda em seu faturamento.

REDUZA VALORES OU PARCELE

No curto prazo, para se manter algum nível de receita, algumas estratégias comerciais podem ser adotadas. Valores de honorários podem ser reduzidos ou parcelados tal como uma oferta de “apoio” a uma eventual dificuldade financeira que seu cliente possa estar enfrentando.

Além de exercer seu papel social, o pequeno empresário pode, deste modo, manter receitas. Tais estratégias podem também assegurar uma maior retenção de clientes no futuro próximo. As pessoas tendem a estabelecer vínculos positivos com aqueles que, na crise, foram colaborativos e solidários.

RENEGOCIE DÍVIDAS E BUSQUE INCENTIVOS DO GOVERNO

No que tange à questão financeira, recomendamos que as empresas busquem formas de renegociação de possíveis dívidas, como aluguéis de espaço físico, por exemplo. Seus fornecedores também estão com as receitas estranguladas. Esta pode ser uma forma significativa de a empresa conseguir fôlego para manter a saúde financeira em curto prazo.

Outro ponto importante é buscar informações confiáveis sobre medidas governamentais que possam lhes oferecer benefícios fiscais durante este momento de crise. Estamos passando por um momento totalmente atípico, pelo qual todos os setores estão sendo afetados de alguma maneira. Portanto, há abertura para possíveis negociações comerciais.

Tenha total atenção e cuidado com o possível ingresso em linhas de crédito, até mesmo as governamentais. Isto porque a economia brasileira possui altos juros, ainda que, em um momento como o atual, os créditos ofertados por órgãos estatais estejam com taxas menores do que as habituais. Menores, mas ainda assim caras. Portanto, a recomendação é para que se busque, inicialmente, a renegociação de dívidas, para então aliviar a gestão do caixa. Em casos de ainda maior pressão financeira, recomenda-se detalhado estudo e forte negociação para uma busca por linha de crédito com juros menores e fluxo de pagamento o mais alongado possível.

RELACIONE-SE DE FORMA ÉTICA COM SEUS STAKEHOLDERS

Também é importante a manutenção de relacionamentos éticos e eficientes com os diversos stakeholders que envolvem o seu negócio. Não é recomendado, por exemplo, a demissão de colaboradores. Também não recomendamos o não pagamento de dívidas sem negociações ou diálogos. Em um momento de crise difícil como este que vivemos, as empresas que se portarem de maneira ética e responsável certamente serão aquelas que futuramente serão consideradas melhores e mais confiáveis para se manter relações. Uma organização de saúde deve ser gerenciada de maneira próxima, direta e justa com seus stakeholders.

ENCARE AS MUDANÇAS COM OTIMISMO

Sabe-se que não é fácil. No entanto, é necessário um misto de realismo com otimismo. Após esta crise, é esperado que a sociedade se torne mais consciente em diversos aspectos. Como dito, as pandemias trazem mudança. É esperado que, após a pandemia, o consumidor, de um modo geral, mude alguns comportamentos de compra. O empresário precisa estar preparado para oferecer seu produto ou suporte ao cliente de maneira eficiente e eficaz.

INVISTA EM TECNOLOGIA

É necessário que o empresário tenha ainda mais pensamento estratégico e não se prenda apenas ao momento de hoje. Os empresários e gestores devem intensificar sua atenção às questões tecnológicas que envolvem o seu negócio. A oferta de serviços através da tecnologia, que traz à tona uma nova modalidade de atendimento aos clientes, pode conferir ganho de produtividade e melhoria nos atendimentos e, consequentemente, fidelização de sua base de clientes.

Após esta crise, as empresas que estiverem mais preparadas e aprimoradas com tecnologias, novos processos e legítimo relacionamento com seus clientes serão aquelas que prosperarão. Não é fácil e não há como prever o futuro de maneira exata, mas os sinais apontam para o fato de que, como sempre, as crises são superadas por grandes líderes.

CONEXÕES EMPRESARIAIS

A FECAP está ao lado dos empresários neste momento. Consulte o site http://www.fecap.br/conexoesempresariais. Lá você encontrará uma série de vídeos e webinars sobre o tema que podem apoiá-lo neste momento. Também é possível nos enviar a sua dúvida ou seu caso empresarial.

95% dos líderes de marketing B2B do Brasil estão confiantes na produção de campanhas mais criativas
Novo saque do FGTS será essencial para brasileiros durante crise
ASUS destaca modelos de smartphone com acesso ao 5G
Uso das maquininhas de cartão já é realidade para 56% dos donos de pequenos negócios
ADDI anuncia rodada de investimento de R$350 milhões
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior A importância da resiliência no mercado de trabalho
Próximo Artigo O papel estratégico do RH na crise do coronavírus

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Monkey abre vagas de trabalho em marketing, tecnologia e vendas
Tecnologia Vagas
17/05/2025
Ted Lasso e o RH: Lições de Liderança Humanizada
Mundo RH
17/05/2025
Gamificação no ambiente corporativo: Como engajar funcionários com mecânicas de jogo
Publieditorial
17/05/2025
Como a tecnologia pode transformar as decisões do RH — e mudar o ambiente de trabalho
Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
16/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Negócios

Por que Elon Musk suspendeu a compra do Twitter?

28/05/2022
Urgente: Kwai paga 2 MIL e 400 REAIS por 15 amigos convidados
NegóciosNotíciasTecnologia

Urgente: Kwai paga 2 MIL e 400 REAIS por 15 indicações

04/06/2021
NegóciosSoluções para RH

LG lugar de gente e IBM fazem parceria

04/09/2018
Negócios

Dicas para aumentar a visibilidade da empresa na internet

30/08/2018

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up