Integração de funcionários: veja as dicas de como fazer!
O processo de integração de funcionários é uma forma do RH estimular motivação e engajamento aos recentes contratados. Por isso, é essencial que o profissional de recursos humanos entenda sobre técnicas que auxiliam esse primeiro momento.
Uma das maneiras de promover boas vindas ao novo colaborador é, por exemplo, por meio do onboarding. Ele é uma ferramenta que facilita a adaptação à empresa, tornando-a rápida e produtiva. Assim, será possível atingir o objetivo central da integração com mais eficiência.
Se você deseja descobrir formas de colocar esses benefícios em prática e compreender como promover uma recepção mais positiva por meio da integração, leia os próximos tópicos.
O que é o processo de integração de funcionários?
O processo de integração, também conhecido como onboarding, é uma forma de recepcionar o novo colaborador à empresa. Seu objetivo é ajustar os aspectos e expectativas da função, desempenho e equipe que ele fará parte, assim como alinhar a compreensão sobre a cultura e política da instituição.
Segundo a Society for Human Resource Management (SHRM), essa iniciação deve conter algumas características, chamadas de quatro C’s, para ser bem-sucedida. São elas:
- Conformidade: ensinar as políticas básicas da empresa;
- Clareza: assegurar o entendimento do colaborador sobre suas responsabilidades e função;
- Cultura: demonstrar a cultura organizacional de forma prática e teórica;
- Conexão: desenvolver dinâmicas que construam relacionamentos interpessoais entre os profissionais da equipe.
É importante incluir a prática de onboarding nas empresas, pois segundo a Gallup, apenas 12% dos colaboradores relatam ficarem satisfeitos com o processo de integração.
Portanto, é essencial que, você como profissional de RH estruture e planeje essa ferramenta, visando acima de tudo a felicidade dos novos contratados.
Como funciona?
O processo de integração de funcionários deve acontecer por mais ou menos 3 meses, sendo o onboarding o primeiro recurso a ser utilizado após o recrutamento e seleção.
As etapas do onboarding digital ou presencial podem ser:
- Orientação;
- Supervisão;
- Acompanhamento;
- Treinamento.
O RH pode participar dos processos de orientação e treinamento, explicando tudo referente à empresa, e aplicando treinamentos tanto obrigatórios quanto específicos.
Todavia, o gestor imediato também deve entrar com a supervisão e acompanhamento do novo colaborador, visando a sua melhor adaptação à equipe e função.
Isso irá gerar diversos benefícios para a marca empregadora, como para o profissional. Alguns exemplos, são:
- Fortalecimento de questões sociais e de desempenho;
- Aumento do engajamento dos profissionais;
- Crescimento do negócio;
- Alinhamento às propostas;
- Redução do turnover.
Portanto, se essas são vantagens que sua empresa e funcionários necessitam, é preciso que você aprenda como aplicar o processo na prática!
Como fazer o processo de integração?
Conforme dito anteriormente, o processo de integração deve durar em torno de 90 dias. Segundo a Oracle, empresas que mantêm esse período de adaptação, apresentam uma rotatividade de apenas 8,2%.
Em via de regra, as atividades e os objetivos a serem atingidos durante esse processo, são:
Processo de integração de funcionários | ||
Período | Atividades | Objetivos |
30 dias | Explicar durante a contratação online ou presencial o salário, benefícios, data de início, entre outros fatores | Ter uma iniciação organizada, para que supra dúvidas básicas sobre sua função |
Mostrar a estrutura e hierarquia da empresa, apresentando o novo talento a cada colaborador e liderança | Inteirar-se da cultura organizacional e gerar conexão com o time | |
Aprender sobre as ferramentas da sua função e conhecer o produto/serviço oferecido em profundidade | Desenvolver noção e sensação de pertencimento | |
Cumprir uma meta de curto prazo | Mostrar habilidades e desenvoltura inicial | |
60 dias | Ajudar outras equipes, mesmo não sendo seu setor | Aprender na prática como funciona outras áreas da instituição |
Ter reuniões semanais com a liderança | Acompanhar desafios e desempenho | |
Cumprir uma meta de médio prazo | Gerar sentimento de dono e confiança sobre o trabalho | |
90 dias | Incluir o profissional em um projeto grande | Receber mais responsabilidade sobre suas atividades para desenvolver autonomia |
Realizar um PDI ou treinamento | Desenvolver ou aprimorar as hard e soft skills |
Por último, é essencial que o RH e a liderança ofereçam feedbacks com certa frequência durante esse período inicial.
Isso porque, segundo a Pulses, profissionais que recebem devolutivas sobre seu trabalho e comportamento demonstram ser 2,4 vezes mais engajados.
Esse engajamento nos primeiros meses de trabalho é fundamental para que o colaborador se sinta acolhido, reconhecido e satisfeito. Tudo isso ajudará para que haja qualidade na experiência do colaborador.
O que não fazer no onboarding?
Agora que você já sabe o que é onboarding e como colocá-lo em prática, chegou o momento de entender como evitar erros cruciais na elaboração da integração de funcionários.
E a primeira falha básica é não ter uma estrutura, organização e planejamento. Quando não há um caminho com etapas claras para se seguir, a integração fica muitas vezes apenas naquele primeiro dia de trabalho.
Por isso, é papel do RH estabelecer atividades e objetivos, como aqueles citados no tópico anterior, para que assim o onboarding tenha uma jornada de conquistas.
Além disso, a divisão das informações e o passo a passo deixará o aprendizado do novo talento mais dinâmico e prático, evitando longas horas de apresentação.
Outro erro comum é confundir onboarding com orientação. É importante ressaltar que a orientação faz parte do processo de integração, sendo o primeiro momento para tirar dúvidas, explicar diretrizes, assinar documentos, etc.
Todavia, há muitas outras coisas que devem ocorrer posteriormente, como a apresentação do colaborador à equipe, imersão na cultura organizacional, explicação sobre as tarefas e desempenho esperado, entre outros.
Lembre-se que para a integração de funcionários ser assertiva é preciso ter continuidade e objetivos estabelecidos. Isso inclui planejamento interligado desde o recrutamento e seleção, passando pela contratação e finalizando no terceiro mês de trabalho.
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