Evento

Digital Week 2020 antecipa os impactos da transformação digital nos negócios

Evento realizado entre os dias 7 e 11, de forma on-line e gratuita, tratou das mudanças no mercado e sociedade em meio à pandemia e as expectativas para o próximo ano

Transformação digital foi um dos termos mais ouvidos em 2020, com a pandemia acelerando processos e ampliando resultados para aqueles que já investiam em tecnologias. Tudo mudou e os impactos foram percebidos no setor educacional, no mundo corporativo, no comércio e indústria e até nas eleições. Para analisar os desafios e oportunidades, a PwC Brasil realizou, na semana passada, a edição 2020 da Digital Week.

O evento, que contou com a participação de renomados líderes e personalidades, trouxe vários aprendizados, como a necessidade de que profissionais e empresas passem a tratar as novas tecnologias como ferramentas integradas de trabalho – e não como substitutos de pessoas e processos. Outro tópico importante destacado pelos especialistas foi a relevância cada vez menor do diploma, na hora de avaliar currículos: instituições e empresas estão valorizando mais certificações e comprovações do que a pessoa consegue fazer e que seja compatível com o cargo almejado. Nesse aspecto, os vestibulares não podem mais servir como régua de aprendizado, uma vez que os alunos são treinados para passar.

A Digital Week também proporcionou debates sobre as oportunidades oferecidas pela tecnologia ao mercado de trabalho, auxiliando no desenvolvimento de processos seletivos mais assertivos. Ao longo da conversa, os participantes reforçaram a necessidade de as empresas desenvolverem seus próprios colaboradores em vez de buscarem talentos fora da instituição.

Para o líder de Digital Upskilling da PwC Brasil, Marcos Panassol, “quando tudo estiver automatizado, sobrarão os seres humanos, e então precisaremos nos atentar a como desenvolver essas pessoas e estimular competências focadas em independência mental para olhar o futuro e correr atrás”.

O avanço da inovação aberta e os riscos cibernéticos também foram temas da programação. De acordo com especialistas, dentro de cinco anos, os hubs de inovação deverão atuar de modo completamente diferente do que acontece hoje, como resultado da própria inovação. Atualmente sendo centros de conexão, possibilitando a criação de novas culturas, os hubs deverão se transformar em centros de desenvolvimento de soluções e oportunidades em parcerias. O debate sobre inovação aberta destacou a necessidade de que as empresas mantenham seus “radares” ligados, permitindo uma visão geral do mercado e dos profissionais que podem cooperar com elas, sob o risco de perderem negócios em momentos de urgência como os dias atuais.

A semana contou, ainda, com um debate sobre como modelos híbridos – as phygitals – têm se tornado cada vez mais assertivos para as empresas do setor alimentício, possibilitando o protagonismo para colaboradores e maior autonomia para os clientes. Também foi destacada a relação dos e-commerces com seus consumidores, que estão mais informados, infiéis e instáveis, como apontou Carlos Coutinho, sócio da PwC Brasil: “Se as companhias não forem mais próximas e competitivas, perderão mercado”, explicou.

O último painel do evento abordou a transformação observada nas eleições municipais de 2020, mostrando como a presença digital se tornou extremamente relevante para as candidaturas. Com a mesma urgência e relevância, a sociedade deve se atentar à quantidade de fake news que circula nos meios digitais, atrapalhando a difusão de informações verdadeiras e prejudicando o processo eleitoral. O painel discutiu, entre outros temas, como os canais digitais podem ser aliados do processo político.

Neste ano em que todos foram obrigados a se isolar em casa, foram as novas tecnologias os instrumentos que permitiram ao mundo continuar funcionando com um mínimo de “normalidade”. Isso também acelerou tendências e processos em andamento, forçando a adoção e utilização dos meios digitais de forma ainda mais rápida. Estávamos todos preparados para essa mudança? Talvez. Mas, como demonstram os pontos abordados ao longo da Digital Week 2020, o futuro já chegou – e com ele, muita coisa para aprender.

Todas as palestras da Digital Week 2020 foram mediadas por líderes da PwC Brasil especializados nos temas discutidos e que estão disponíveis para entrevistas. As gravações das lives continuam podem ser assistidas nos links abaixo ou pelo YouTube e LinkedIn da PwC Brasil.

O digital e a transformação na educação 2020

O papel das empresas na transformação digital de seus profissionais

A inovação aberta e a transformação digital

Privacidade e Segurança cibernética – desafios no ecossistema digital

Phygital e as mudanças na experiência do consumidor

Movimentos disruptivos no e-commerce e principais tendências

Como os candidatos se adaptaram às novas tecnologias para as eleições de 2020

Botão Voltar ao topo