Entrevista

Diretor de RH da VR Benefícios aponta as principais transformações ocorridas na cultura da empresa

Os profissionais de RH devem estar atentos, conhecer e implementar em suas empresas para participar dessa transformação

Nestes 15 anos de atuação em RH, João Altman, diretor de RH da VR Benefícios, passou por quase todos as áreas e subsistemas de gestão de pessoas, liderando estruturas de treinamento, desenvolvimento, business partners, comunicação interna entre outras. Antes da ingressar na VR, em julho de 2018, teve passagens pelo Santander, Citi e ESPN.

Em entrevista ao Mundo RH, o executivo destacou as principais transformações digitais ocorridas pelo RH da VR e o impacto destas mudanças no dia a dia dos colaboradores e clientes. Acompanhe a entrevista:

MUNDORH – Como a sua área de RH tem buscado inovar junto à cultura VR Benefícios?

JOÃO ALTMAN – Esse é um tema bastante importante que é de onde parte tudo. O plano gestão de pessoas da VR Benefícios está pautado em duas grandes esferas: fundação, que são os fundamentos de RH que precisam funcionar bem para estabilizar a empresa: experiência do candidato, on boarding, treinamento e desenvolvimento, liderança, reconhecimento e recompensa, gestão de performance, crescimento e mobilidade. Para cada uma dessas caixinhas temos uma lista de ações e atividades.

Diretor de RH da VR Benefícios aponta as principais transformações ocorridas na cultura da empresaE a outra esfera é o olhar na transformação da empresa, para esse mundo conectado com grande velocidade e as mudanças tecnológicas cada vez influenciando mais no dia a dia, a gestão de pessoas tem que estar conectada com tudo isso então é preciso abordar empoderamento, adaptabilidade, diversão, flexibilidade, colaboração, propósito e diversidade.

Trabalhar na fundação e ao mesmo tempo avançar as ações que irão transformar a empresa e torná-la cada vez mais conectada com a sociedade moderna, nesse aspecto a VR Benefícios trabalha fortemente na questão do propósito.

Por meio de um trabalho em conjunto com a consultoria parceira consolidamos nosso propósito e os valores da empresa, para que pudéssemos resgatar aquilo que nos diferencia e dizer para onde vamos caminhar. Assim, pudemos desenvolver um material que pauta todas as ações de gestão de pessoas na empresa e chegamos ao nosso propósito que é proporcionar mais tempo e uma vida melhor para todos aqueles que se relacionam com nossas soluções, seja o empreendedor, o RH, o estabelecimento comercial e trabalhadores em geral.

Quando falamos de tempo e vida, temos a possibilidade de inovar em diversos aspectos, desde questões de flexibilidade, que são práticas cada vez mais conhecidas; como um programa de home office, ferramentas digitais que deixem as pessoas conectadas e facilitem a interação e academias de treinamento mobile/digital.

Inovar é estar conectado com as práticas mais modernas, mas sempre atento ao propósito e valores da empresa, conectando isso para engajar os funcionários nesse desafio.

MUNDORH – Quais as ferramentas que estão sendo colocadas em prática na atração e retenção de talentos?

 JOÃO ALTMAN – A VR Benefícios possui algumas ferramentas, dentre elas destaco:

Mobilidade interna: o programa Você no Radar permite que todas as vagas sejam abertas com uma semana de antecedência para a população interna;

Sistema de Recrutamento & Seleção com Assessment integrado: Sistema de ATS moderno, conectado e integrado com assessments que utilizam alta tecnologia para apoiar a seleção de talentos;

Flexibilidade de horário e home office:  Desde que alinhado com os gestores, todos os funcionários são habilitados para fazer home office pelo menos uma vez por semana. A VR Benefícios também oferece flexibilidade nos horários com jornadas que podem ter início de 7h às 11h e saída que variam de 16h às 20h;

Nova sede: a nova sede da VR Benefícios possui espaços de coworking e convivência que estimulam a interação e o aprendizado contínuo. É um espaço moderno com área de lazer, espaço de relaxamento e área de alimentação;

Modelo ágil:  os funcionários e colaboradores que atuam na sede se sentam por squads multidisciplinares. É uma forma de promover e acelerar o desenvolvimento dos projetos, uma vez que os profissionais de diversas áreas sentam lado a lado, produto, projeto, vendas, TI.

MUNDORH – Quais os benefícios oferecidos para atrair e reter os profissionais?

JOÃO ALTMAN – Além dos programas já citados anteriormente, que são utilizados pelo RH para atrair e reter talentos, a VR Benefícios possui VR+VA acima do mercado, food trucks, frutas todas as manhãs, Happy Hour com palestras todo mês, benefícios de saúde e saúde ocupacional, além de salários competitivos com o mercado.

MUNDORH – Como você observa a transformação tecnológica que está ocorrendo em gestão de pessoas, e como acontece neste momento na VR?

JOÃO ALTMAN  – Cada vez mais nós vemos no mercado iniciativas que antes eram restritas para grandes empresas, pois exigiam um alto investimento, e que hoje, por meio da tecnologia, estão disponíveis e acessíveis para todas as empresas. A VR Benefícios está atenta e utiliza muito dessas inciativas, como o sistema de gestão de performance que é totalmente mobile e o nosso sistema de recrutamento, com assessments integrados que utilizam machine learning e IA para apoiar a seleção de talentos.

Diretor de RH da VR Benefícios aponta as principais transformações ocorridas na cultura da empresaPossuímos, por exemplo, um organograma dinâmico que mostra a estrutura da empresa totalmente disponível pelo celular. Esse programa é interativo e tem dentre os objetivos estimular o conhecimento da empresa pelos funcionários. Outro exemplo é a Academia VR é um portal de treinamento aberto aos colaboradores para o desenvolvimento profissional de todos.

Todas essas ações foram desenvolvidas em parceria com empresas digitais que hoje possibilitam que empresas de todos os tamanhos possam trabalhar com as melhores práticas do mercado.  Inteligência Artificial (IoT) e automação do processo de RH estão muito mais fáceis de ser acessado por meio dessas iniciativas.

Os profissionais de RH devem estar atentos, conhecer e implementar em suas empresas para participar dessa transformação.

MUNDORH – De que forma o RH tem buscado cada vez mais utilizar a tecnologia para fortalecer suas equipes de trabalho?

JOÃO ALTMAN  – Recentemente implementei a metodologia ágil como forma de organizar a equipe de RH. Temos um painel de acompanhamento das sprints, além da realização das daylis e plannings que proporcionam alinhamento de prioridades, engajamento e velocidade das entregas.

Além disso, os profissionais da área de RH da VR Benefícios são constantemente estimulados a participarem de congressos e palestras para se atualizar.

Utilizamos, por exemplo o WhatsApp como ferramenta para acelerar a resolução de problemas, ou os grupos no Workplace (Facebook at work).

Entendemos que utilizar as ferramentas digitais podem melhorar a performance e também amplificar as ações realizadas, sendo chave para melhorar internamente a percepção das ações do RH.

MUNDORH – Gerações X, Y e Z. Como o RH busca equilibrar essa força de trabalho na VR Benefícios

JOÃO ALTMAN – É um desafio ótimo. Na VR Benefícios temos hoje grande parte da nossa população na geração Y (nascidos pós 81) e uma parte ainda na geração X. Nós estimulamos a integração entre eles e estimulamos que os colaboradores para que nas equipes multiciplinares sigam a diversidade, não só no olhar para minoria como para gerações, para criar equipes de trabalho mais eficientes.

Se por um lado uma geração pode trazer velocidade, inovação e questionamentos, por outro, é possível ter uma experiência e uma visão mais processual e ajudar a compor essas equipes. O trabalho por squad mencionado anteriormente é uma visão de estímulo a esse tipo de integração.

Na VR a gente tem atraído pessoas de diversas gerações, temos uma marca que vive o seu tempo atual, mas de 42 anos de existência e que já permeou entre diferentes gerações. Manter essa diversidade e trabalhar com a inclusão de maneira a respeitar e entender que a participação de diferentes gerações na montagem de uma equipe é fundamental para o negócio é uma chama que queremos manter sempre acessa.O nosso negócio tem tradição, mas sempre foi inovador. A inovação está no DNA da VR Benefícios.

MUNDORH – Quais são os maiores desafios do RH diante da transformação tecnológica e mudança do perfil dos colaboradores?

Diretor de RH da VR Benefícios aponta as principais transformações ocorridas na cultura da empresaAcho que temos um desafio importante que é a atualização dos profissionais com o que tem acontecendo no mundo. Trabalhamos em um mercado que está em constante mudança, então é preciso estar atualizado, manter suas equipes e estrutura preparada para isso.

Hoje temos algumas metodologias que nos auxiliam nesse sentido, a própria metodologia ágil, por exemplo, implementada recentemente na VR Benefícios se apoia no equilíbrio do conhecimento sobre determinado produto ou determinada possibilidade tecnológica e com isso vamos mantendo as pessoas em um alto nível de conexão com o que ocorre.

Também temos algumas inciativas como os Tech Talks que é um workshop mensal promovido pelo time de tecnologia e aberto a todos e que trata de assuntos diversos para todos poderem se atualizar e participar com dúvidas.

A mudança de perfil de colaboradores é importante que essa convivência aconteça e seja estimulada pata que tenhamos equipes que se complementem. Além de ser importante o para que os gestores entendam que é parte do negócio e não somente por uma questão social ou para cumprir alguma regra.

MUNDORH – Como você projeta o futuro da área de RH?

JOÃO ALTMAN  – Entendemos que o RH está se tornando cada vez mais uma parte importante do negócio. Hoje, vemos o RH influenciando diretamente e participando ativamente das decisões das empresas. Desenvolvendo o negócio junto com as áreas de negócios, fazendo a transição, com muito mais entendimento, ancorando as possibilidades tecnológicas, com análise de pessoas e dados muito forte. Sem deixar de ter o cuidado com as pessoas.

E o cuidado com as pessoas passa um pouco pela transformação que citei anteriormente, é preciso estar conectado com o que acontece no mundo, antenado com as melhores práticas e que possa apoiar a empresa a estar preparada para oferecer o espaço e o ambiente que não só promova a melhor forma de desenvolver o seu trabalho e que também desenvolva a melhor forma das pessoas terem uma boa relação e uma boa experiência como seres humanos. O RH precisa estar preparado para apoiar na viabilização disso.

MUNDO RH – Como é atuar na área de RH de uma empresa que oferece soluções para a área de RH de outras empresas?

JOÃO ALTMAN  – O RH consegue atuar não somente como suporte, mas influenciando diretamente no desenvolvimento do produto. Na VR Benefícios muitas vezes desenvolvemos produtos dentro da área, pesquisamos na própria empresa, assim, temos a possibilidades de servir de modelo a ser utilizado pelas áreas de negócios.

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios