Alelo destaca o que faz o seu RH se diferenciar de outros RHs

Soraya Bahde iniciou a sua vida profissional como educadora e, ainda na adolescência descobriu a sua afinidade para desenvolver pessoas 

Em sua bagagem profissional, a executiva traz experiências de sua atuação em remuneração, desenvolvimento, consultoria interna de RH e seleção de talentos, passando por empresas multinacionais, nacionais, privadas e também pelo terceiro setor.

Segundo ela, foi a atuação em uma start up , na verdade um spin off da TAM Linhas Aéreas, na formação da empresa de fidelidade Multiplus, que lhe deu a oportunidade de responder por todo o departamento de Recursos Humanos pela primeira vez, reportando ao CEO da empresa e participando do comitê executivo. Depois de cinco anos atuando no grupo TAM, assumiu a posição de Diretora de Gente & Gestão na Alelo, empresa brasileira de cartões-benefício e pré-pagos, a convite do atual CEO.

Em entrevista ao Mundo RH, a diretora de Gente&Gestão, Soraya Bahde, destacou a sua atuação frente à missão de atrair, reter e desenvolver as pessoas, a importância do papel da comunicação como ação estratégia de RH, educação corporativa e o que faz um RH se diferenciar de outros RHs. Confira a entrevista:

 

MUNDO RH – Como você busca se manter informada e atualizada?

Soraya Bahde – Participo de alguns grupos de RH, onde fazemos benchmarks e eventos de integração e discussão de temas atuais.  Também participo de eventos de temas de meu interesse ou focados em relacionamentos com dirigentes de RH nos diferentes segmentos. Leio revistas de negócios, revistas sobre estratégia empresarial e também as específicas de recursos humanos.

Além disso, estou constantemente buscando aprimoramento através de cursos de educação continuada em temas complementares à minha formação. No momento, por exemplo, estou me dedicando a estudar de forma mais profunda temas de governança corporativa e fiz um curso de curta duração nos EUA específico para Mulheres Líderes.

MUNDO RH – Descreva quais têm sido os seus principais desafios em se tratando de gestão de pessoas?

Soraya Bahde – Meus últimos 5 anos têm sido dedicados a jornadas de construção ou transformação da cultura organizacional, com o desafio de atuar em todos os subsistemas de RH para implantar processos, sistemas, símbolos e rituais que suportem a mudança na empresa, sempre com o objetivo de dar sustentação à uma estratégia de médio/longo prazo.

MUNDO RH – De que forma o RH da ALELO busca atrair, desenvolver e reter os seus talentos?

Soraya Bahde – Buscamos criar um ambiente atrativo aos profissionais que têm o perfil que buscamos. Queremos pessoas colaborativas, com atitude de dono e com grande capacidade de execução e inovação. Para melhor tangibilizar nossa cultura, nos mudamos para nova sede, mais ampla, em que os espaços são mais democráticos (não temos mesas, salas ou cadeiras especiais para a diretoria; os líderes estão junto dos funcionários). Temos metas claramente divulgadas e uma comunicação transparente dos nossos avanços com o time.

Implementamos uma estrutura de Business Partners, com atuação muito próxima dos colaboradores e dedicada às especificidades de cada área de negócios, apoiando os profissionais na evolução da carreira, e os gestores em seu papel de desenvolver o time. Temos ainda continuamente investido em ações de treinamento tanto para nossa base de profissionais quanto para nossos líderes.

Além disso, temos um pacote de benefícios muito completo, e buscamos contribuir para a qualidade de vida dos profissionais, de sua alimentação saudável e prática de exercício físico. Através do Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, além de ações de conscientização, contribuímos com soluções práticas, como a disponibilização diária de pães e frutas, máquinas de snacks saudáveis e máquinas de sucos naturais disponíveis no escritório. Temos ainda um benefício academia, subsidiado pela empresa.

 alelo interno

MUNDO RH – Qual é a importância de se criar um ambiente saudável para se trabalhar? Como isso acontece na ALELO?

Soraya Bahde –  Na Alelo, acreditamos que um funcionário que vive bem, trabalha melhor, por isso, abraçamos a bandeira da alimentação saudável e criamos o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom.

Internamente, temos uma série de ações com foco no bem-estar dos nossos profissionais, voltadas para alimentação e exercício. Disponibilizamos uma vending machine com saladas, iogurtes e sanduíches naturais. Um carrinho abastecido com snacks saudáveis circula pelo escritório, além de dispormos de uma máquina de suco natural.

Oferecemos ainda, um programa de parceria com academias espalhadas por todas as regiões do Brasil e nosso escritório conta com uma sala especial para manicure e massagens.

Mas acreditamos que um ambiente saudável vai além, e temos trabalhado continuamente para aprimorar nosso clima e desenvolver nossa liderança. Em 2015, todos os nossos líderes, dos coordenadores ao presidente da empresa, passaram por 96h de treinamento, com o objetivo de aprimorar sua habilidade de desenvolvimento e motivação de times. Como resultado desta e de outras ações, nosso índice de engajamento subiu 16 pontos, atingindo o resultado expressivo de 87% de satisfação dos colaboradores. Mas queremos mais, e vamos continuar trabalhando para tornar nosso ambiente ainda melhor!

MUNDO RH – Em se tratando de RH estratégico, quais ações foram implementadas na empresa e, quais têm sido os resultados destas ações para o fortalecimento dos negócios?

Soraya Bahde –  A primeira ação estratégica foi traçar um plano de RH inicial, para o período de três anos, definindo prioridades de acordo com a estratégia traçada para o crescimento do negócio. A partir daí, comecei o trabalho pelo team building do time de diretoria, que tinha muitos integrantes novos, e discutimos dentro deste grupo qual a cultura necessária para execução do plano estratégico.

A Diretoria de Gente e Gestão fez um diagnóstico da cultura vigente e definimos 3 frentes em que seriam priorizadas mudanças, mapeando 153 ações de melhoria em vários processos e sistemas da empresa, incluindo metas, competências, símbolos da nova cultura e rituais de reconhecimento. Algumas coisas foram essenciais para promover uma mudança bem sucedida: o patrocínio da alta liderança, o treinamento de todos os líderes (para alinhamento dos novos comportamentos esperados), e a composição de um time de consultoria interna de RH, que atua na gestão desta mudança de cultura no dia a dia.

Como resultados, subimos nossa nota de satisfação de clientes em 4 pontos, atingindo 91% de satisfação, subimos nosso engajamento em 16 pontos, chegando à 87% na última pesquisa aplicada com colaboradores, e temos superado continuamente nossa meta de lucro líquido, um indicador importante do crescimento da empresa.

MUNDO RH Como você analisa a importância do papel da comunicação como ação estratégia de RH?

Soraya Bahde – Para nós este papel é central, por isso a área de comunicação interna e endomarketing saiu da diretoria de marketing e veio para baixo de Gente & Gestão. O objetivo é que comunicação participe da construção das ações de RH desde o início, aportando sua contribuição criativa na concepção das ações e assegurando uma comunicação planejada e recorrente sobre os temas relevantes nesta jornada de transformação da cultura.

MUNDO RH Qual é pensamento do seu RH em relação ao tema educação corporativa? De que forma a Alelo está inserida neste contexto?

Soraya Bahde – Este tem sido um desafio que tem recebido grande atenção de RH na Alelo. Hoje, além dos treinamentos comportamentais e de líderes, temos políticas claras e constantemente atualizadas que definem regras de subsídio a treinamentos técnicos, participação em fóruns e workshops de atualização e também para educação continuada (MBAs, mestrados e pós-graduações).

O uso de ferramentas interativas, como o gamificação, tem sido usados com frequência nos treinamentos da força de vendas, que também tem a governança liderada por RH, com apoio de todas as áreas da empresa. Temos formado multiplicadores e desenvolvido conteúdos para nossa plataforma online, de forma a propiciar formação contínua do time comercial, que tem atuação em várias cidades do Brasil em modelo home office.

Mudamos nossa integração institucional para um modelo de jogos de tabuleiro totalmente interativo, temos vídeos e quizz nas plataformas para ampliar o conhecimento do time sobre nossos produtos e temos testado diferentes ferramentas que possam nos ajudar a gerir melhor o conhecimento e ganhar produtividade na capacitação de novos contratados.

Nos próximos anos, nossa intenção é evoluir o modelo de Educação Corporativa para uma Universidade Corporativa auto sustentável, que impacte todos os nossos clientes e usuários. A semente já está plantada com a plataforma UniAlelo, que abriga todas as nossas ações de educação.

MUNDO RH Qual tem sido a missão do RH em desenvolver suas lideranças?

Soraya Bahde – Nossa pesquisa de clima de 2014 apontou necessidade de investimento em formação de líderes. A partir disso foi criada nossa Escola de Liderança, iniciada com o Programa Conexão, que formou 145 líderes através da metodologia da consultoria BMI. As aulas misturaram teoria com diálogos, proposição de soluções e compartilhamento de experiências, além de momentos vivenciais como idas a campo com o time comercial e visita a um templo budista.

Cada um dos módulos teve atividades direcionadas para quatro esferas: individual, coletiva, funcional e multifuncional. A metodologia proposta pela BMI provocou o desenvolvimento do pensamento estratégico e visão sistêmica de negócio através de discussões de estratégia, propósito, estrutura, cultura e competências, trabalhando a essência individual, a excelência pessoal e a capacidade de transformação dos nossos líderes, e foi totalmente customizada para atender a realidade de negócios da Alelo, sua proposta de valor a clientes e colaboradores.

MUNDO RH Na sua opinião, o que faz um RH se diferenciar de outros RHs?

Soraya Bahde – Entender o negócio e propor soluções adequadas à sua realidade atual e ao seu futuro desejado. Construir este futuro é o papel essencial do RH, engajando colaboradores e a liderança em um projeto que os desenvolva e crie oportunidades de carreira e realização aos indivíduos.

alelo interno 2

MUNDO RH – Como encontra-se atualmente a ALELO inserida no mercado? 

Soraya Bahde – A Alelo é uma companhia brasileira com portfólio de soluções simples e completas, que vão de cartões-benefício e pré-pagos para empresas de todos os portes e consumidores em todo o país, a soluções para gestão de despesas corporativas. Com mais de doze anos de história, a Alelo foi apontada em 2013 como a empresa líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo ano, lançou o Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, um movimento que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.

A Alelo conta ainda com a confiança de milhares de empresas-clientes e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal Alimentação, Alelo Cultura, Alelo Auto, Alelo Vale-Transporte, Flex Car, cartão para viagens internacionais MoneyCard VisaTravel Money e cartões pré-pagos Prepax.

 

  • Mais de 30% de market share (líder de mercado)
  • Mais de 100 mil empresas-clientes
  • Cerca de 80 mil entre esses clientes são PMEs
  • Mais de 430 mil estabelecimentos comerciais conveniados (maior rede do Brasil)
  • 600 funcionários
  • 6 milhões de usuários
  • 91,6% satisfação de clientes (Fonte: Pesquisa de Satisfação de Clientes 2015– Instituto Expertise)

 

  • Entrevista concedida ao jornalista Francisco Carlos, fundador e editor do Portal Mundo RH – redacao@mundorh.com.br