Boas práticas

Diretora de RH relata sua experiência profissional em livro

O papel da liderança é fundamental, mas não existe uma receita pronta para ser um líder

Cláudia Lourenço, diretora de RH da Europ Assistance Brasil há oito anos, é coautora do livro “Histórias de Executivos dos RHs Mais Admirados”, que será lançado no dia 12 de julho, em São Paulo. Na obra, Cláudia relata sobre sua trajetória profissional, os principais desafios e resultados que vivenciou em sua carreira, seus critérios de recrutamento, o segredo para ser uma RH admirada, o papel da liderança; e ainda dá uma dica valiosa para quem está iniciando na profissão. A executiva foi, por quatro vezes, eleita como RH mais admirado do País (2014, 2016, 2017, 2018 ) e recebeu vários prêmios por práticas de inovação adotadas sob sua gestão na EABR.

Em sua entrevista para o livro, uma edição do grupo Gestão RH, Cláudia Lourenço detalha sua trajetória de 27 anos de atuação em grandes grupos nacionais e globais de diferentes setores da área de prestação de serviços. Um de seus desafios mais importantes? “Foi estruturar a área de RH como estivesse em uma startup, ou seja, praticamente do zero, tornando-a estratégica a fim de contribuir para a competitividade dos negócios.” O papel da liderança é fundamental, mas não existe uma receita pronta para ser um líder, segundo Cláudia. “Mas, acredito que o principal papel de um líder é despertar e extrair o melhor de cada indivíduo, maximizando a geração de resultados.”

Ao selecionar um novo profissional para sua equipe, Cláudia diz que considera “habilidade de comunicação, interação social e inteligência emocional fundamentais em qualquer área de atuação”. Para quem está iniciando, dá alguns conselhos, como “ter o sentimento do dono do negócio, que gera uma série de competências oriundas desse atributo, especialmente tendo um alto grau de comprometimento, engajamento, responsabilizando-se integralmente nas soluções”.

Cláudia Lourenço estará presente ao lançamento do livro na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi/SP (Avenida Faria Lima, 2232), no dia 12/07/18, às 19h.

 

.

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo