DiversidadeEstágio e TraineeInclusão
Tendência

Dow anuncia programa de trainee exclusivo para negros e negras

Entre os diferenciais do programa, estão uma mentoria com lideranças negras da companhia, a possibilidade de rotação profissional em diferentes áreas de atuação para acelerar o crescimento profissional e subsídio para curso de inglês

A Dow abre inscrições para o seu programa de trainee “Potências Negras”, focado exclusivamente na atração de talentos pretos e pardos. Ciente de que que há muito trabalho a ser feito para superar centenas de anos de opressão sistemática, a empresa vem se empenhando para uma contribuição efetiva na agenda de combate ao racismo estrutural e em garantir inclusão racial dentro e fora da companhia, o que tem feito por meio do plano de ação denominado “ACT”, que significa “agir” em inglês, ao qual o programa está alinhado. As vagas serão preenchidas nas localidades em que a Dow atua: Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

O “Potências Negras” busca desenvolver talentos pretos e pardos capazes de colaborar, inovar e de serem protagonistas na resolução dos desafios de negócios que a empresa apresenta. Para garantir uma abordagem mais inclusiva, nesse processo seletivo não será requerido nenhum nível do idioma inglês. A empresa também não determinou um limite de idade para os candidatos. Os critérios de elegibilidade adotados serão a graduação entre dezembro de 2016 e 2019 e que o candidato tenha pelo menos 1 ano de experiência profissional.

Atuando há mais de 60 anos no Brasil, produzindo inovações com base no valor das ciências químicas e ajudando a desenvolver soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, a companhia acredita que a inclusão vai além do processo seletivo. Os candidatos selecionados terão a possibilidade de rotação profissional dentro da sua área de atuação para acelerar seu crescimento e contarão com uma mentoria junto aos membros do grupo de afinidade interno GAAN, com foco no empoderamento desses talentos. “Com esse programa, estamos nos comprometendo a assegurar que, uma vez que conquistem a oportunidade da vaga, os selecionados possam desenvolver todo seu potencial para que ocupem posições de liderança no futuro,” afirma Vanessa Grossi, diretora de Recursos Humanos para a Dow na América Latina.

“Queremos que as práticas de contratação eliminem quaisquer barreiras para talentos negros integrarem o mercado formal de trabalho e ocuparem espaços, bem como incentivar toda a cadeia de fornecedores, clientes e parceiros a fazer o mesmo,” explica a executiva.

Além da oportunidade de trabalhar em uma companhia que busca desenvolver soluções focadas no progresso mundial, serão oferecidos aos novos talentos benefícios como: salário alinhado às melhores práticas do mercado, programa de desenvolvimento pessoal e profissional com duração de dois anos, auxílio transporte ou estacionamento, subsídio para curso de inglês, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição, dia livre de aniversário, horário flexível de trabalho, entre outros.

O programa Potências Negras representa uma evolução na agenda que vem sendo promovida consistentemente pela companhia nos últimos anos quanto a processos seletivos mais inclusivos para contribuir com mudanças concretas no mercado de trabalho. Recentemente, a Dow realizou processo seletivo para seu programa de estágio, que já contou com pré-requisitos flexibilizados. “As medidas de inclusão adotadas realmente provaram que esse é o caminho a seguir, pois dobramos o número de inscrições de talentos negros para o processo. Sem dúvida, a experiência foi um passo importante para que pudéssemos chegar na criação deste programa, que abrirá portas adicionais, para além da seleção periódica de Trainee e Estágio” finaliza Vanessa.

ACT – Combate ao racismo: ações intencionais desenvolvidas pela Dow

O ACT, que significa ‘Agir’ em inglês, foi pensado em resposta aos acontecimentos de racismo ocorridos nos Estados Unidos e é o compromisso global da Dow contra o racismo estrutural da sociedade. A companhia entende que há diferenças culturais e sociais entre os dois países e, por este motivo, o ACT Brasil irá endereçar os desafios específicos no país.

Por meio do ACT, a Dow investirá, nos próximos 5 anos, em programas e ações para acelerar a mudança, fortalecendo as iniciativas e práticas de inclusão racial na companhia e na sociedade a partir nesses três grandes pilares: Advocacy, Comunidade e Talentos. Como derivações desse compromisso, podemos citar algumas iniciativas como a obtenção do Selo de Diversidade Racial em Salvador, Liderança da Dow na Aliança Toda Cor, o programa de bolsa de estudos para alunos do ProFis e a seleção de projetos focados em inclusão racial no Edital de Responsabilidade Social.

As inscrições vão até dia 1 de abril, pelo site: https://vagas.ciadetalentos.com.br//hotsite/potenciasnegras

Botão Voltar ao topo