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Publieditorial

Drible a burocracia do DP e ganhe tempo com planejamento estratégico!

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
04/04/2023
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04/04/2023
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Burocracia do DP: 7 dicas para não ter problemas com ela

Conteúdo
Burocracia do DP: 7 dicas para não ter problemas com elaComo lidar com a burocracia no DP?7 dicas que vão otimizar o seu departamento pessoalPadronize e organize arquivosReveja e atualize suas ferramentas periodicamenteImplemente uma boa gestão do tempoEsteja sempre atento ao calendário de obrigações para evitar sustosEstabeleça metas para o setorDelegue tarefas com responsabilidadeAdote ferramentas de gestão: invista em tecnologia!Sobre a Convenia

A burocracia no DP, quando é mal gerenciada, resulta em acúmulo de tarefas, atrasos, passivos trabalhistas e multas para a empresa. Ela deve ser obrigatoriamente cumprida. Por isso, deve receber atenção e investimento necessário para evitar esses problemas graves e desnecessários. 

Quando se otimiza a rotina no DP, os processos administrativos, a documentação trabalhista e as operações manuais são feitas com assertividade, agilidade e eficiência. 

Neste conteúdo, lhe contamos como ter uma gestão da burocracia no DP otimizada em 8 passos. Continue a leitura e descubra de que forma diminuir o tempo das suas tarefas! 

Como lidar com a burocracia no DP?

A burocracia serve para orientar e controlar informações e registros de forma confiável e segura. Por meio dela, consegue-se manter a empresa em conformidade com a lei e a organizar as necessidades corretamente. 

Porém, quando a gestão burocrática se encontra defasada, com processos manuais, demandas sem lógica e procedimentos complexos, seu objetivo central é esquecido. 

Essa situação acarreta no que você deve passar no momento: uma interminável operação administrativa, onde há um acúmulo de atividades que precisam ser feitas, mas sem ordem de prioridade ou organização estratégica. 

Vamos a um exemplo. No DP, há inúmeras tarefas que devem ser feitas cuidadosamente todos os dias. Alguns exemplos, são: 

  • Processo admissional e demissional; 
  • Concessão de licenças, afastamentos e férias; 
  • Cálculo da folha de pagamento;
  • Gestão de benefícios;
  • Pagamento/Recolhimento de impostos e taxas; 
  • Gestão do ponto;
  • Eventos do eSocial;
  • DCTFWeb e DIRF;
  • entre (muitos) outros. 

Imagine se toda essa burocracia no DP for engessada, complexa e desorganizada? O resultado será negativo para a empresa, os colaboradores e o próprio profissional da área. 

Por sorte, solucionar essa questão é simples! Aplicar automação nos processos de RH e DP dará ao setor uma otimização de recursos, tempo, energia e dinheiro. Veja como implementar e complementar essa ação, no próximo tópico. 

7 dicas que vão otimizar o seu departamento pessoal

Como foi dito anteriormente, há como otimizar a gestão do RH e DP integralmente. Basta colocar em práticas as seguintes dicas:

Padronize e organize arquivos

O primeiro passo é ter um gerenciamento da documentação trabalhista e administrativa. Hoje em dia, a maioria dos arquivos podem ser mantidos virtualmente. Para isso, recomenda-se utilizar um software de RH e DP que possui armazenamento em nuvem. 

Esse tipo de ferramenta costuma já organizar e padronizar os documentos automaticamente, poupando seu tempo para se dedicar em outras tarefas. 

Agora, para a documentação física, como o Livro de Inspeção do Trabalho, o ideal é usar um código de organização, e anotar em alguma planilha. 

Assim, se algum dia precisar chegar a informação, não será necessário procurar de pasta em pasta onde está o arquivo. É só utilizar a planilha e conferir o código que informa a localização que o documento se encontra. 

Reveja e atualize suas ferramentas periodicamente

Para ter um RH estratégico, não basta que apenas se tenha automatização de atividades. É preciso se manter atualizado de novas metodologias do mercado e tendências de ferramentas que possam auxiliar na otimização da burocracia no DP. 

Por exemplo, o Governo Federal está, cada vez mais, digitalizando as obrigações trabalhistas. Portanto, ao invés do Departamento Pessoal continuar gerenciando eventos no e-Social manualmente, pode simplesmente centralizar e automatizar tudo em um software e enviar informações cada vez mais corretas. 

Implemente uma boa gestão do tempo

A gestão do tempo no DP é o meio para melhorar o andamento dos processos administrativos. É com ela que as inúmeras tarefas do setor se tornam mais ágeis e eficientes de serem cumpridas, diminuindo os atrasos e evitando multas e outras penalidades. 

Uma forma de colocar o gerenciamento de tempo em prática, é:

  • Analisar o fluxo produtivo da equipe;
  • Definir intervalos e prever imprevistos;
  • Integrar a equipe;
  • Defina OKRs e prioridades;
  • Estar em sintonia com o RH e Financeiro;
  • Utilizar um software completo. 

Esteja sempre atento ao calendário de obrigações para evitar sustos

O DP precisa lidar com muitas rotinas e encargos mensais. Alguns exemplos, são:

  • Folha de pagamento;
  • eSocial;
  • Recolhimento FGTS;
  • Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);
  • Guia da Previdência Social (GPS);
  • entre outros. 

Muitos deles, caso não sejam cumpridos no dia, resultam em multas ou bloqueio de sistema. Isso traz inúmeros prejuízos, tanto financeiros como gerenciais. Para evitar isso, o ideal é ter um calendário organizado e que contemple todas as datas relevantes para o setor. 

Há softwares e templates prontos no mercado que já fornecem todas as datas e informações importantes para o DP, fazendo com que você poupe tempo e evite complicações no dia a dia. 

Estabeleça metas para o setor

Uma política de metas, com aplicação de promoções ou premiações, corrobora para que o setor, que precisa seguir tantas regras, se mantenha organizado e controlado. Ela também ajuda a motivar os profissionais a solucionarem as tarefas com eficiência e agilidade. 

Mas é importante que elas sejam possíveis de serem feitas no dia a dia de trabalho. De nada adianta estipular que todos os processos demissionais decorrentes de um layoff serão concluídos em apenas um dia. Isso é um descolamento da realidade.  

Portanto, busque sempre implementar objetivos cabíveis na rotina trabalhista, e promover capacitações internas para otimizar a burocracia no DP. 

Delegue tarefas com responsabilidade

O Departamento Pessoal, por estar em contato direto com outros setores, muitas vezes acaba fazendo o papel deles. Se essa é uma realidade no seu dia a dia, saiba que delegar tarefas pode trazer eficiência e qualidade para a rotina de trabalho.

Usar ferramentas digitais que alocam o responsável em cada tarefa é uma forma de atribuir a responsabilidade para aquele profissional, evitando que haja sobrecarga em uma só pessoa ou setor. 

Mas, se por acaso na sua empresa há apenas a sua equipe para gerenciar RH, DP e Contabilidade, procure delegar um foco para cada profissional. Dessa forma, você cria uma segmentação dessas áreas dentro de um só espaço corporativo. 

Adote ferramentas de gestão: invista em tecnologia!

Por fim, investir em tecnologia é a chave para todas as dicas anteriores serem implementadas. Por meio das ferramentas digitais, a burocracia do DP é automatizada e padronizada, fazendo com que haja muito mais tempo para você se concentrar em outros processos. 

A Convenia, por exemplo, é um software de RH que apresenta gestão de férias, controle da folha de pagamento, gerenciamento do ponto, entre outros recursos. 

Tudo isso integrando as atividades com o RH e Contabilidade, para que a jornada dos processos seja completa. 

Sobre a Convenia

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Seu objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Todo trabalho é feito para que os produtos evoluam junto com os clientes. Até porque, ao  diminuir o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

Atualmente as soluções da Convenia abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal. Tudo isso através de um gerenciamento feito em um sistema em nuvem. 

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