O número de anunciantes exibindo seus produtos e serviços nos canais digitais cresceu 30%
Desde 2020, o setor de comércio eletrônico amadureceu mais rápido do que nunca. A concorrência aumentou à medida que marcas e varejistas agora veem uma loja online como uma necessidade, o que apresentou um aumento de consumidores mais exigentes e custos de aquisição mais altos — e ainda mais hoje, somado à recente alta do dólar. Os clientes agora esperam uma experiência altamente personalizada, adaptada à sua conveniência.
Segundo estudo Digital AdSpend, do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), produzido em parceria com a Kantar Ibope Media, tratando-se de um período de pandemia e isolamento social, no qual a transformação digital foi extremamente acelerada, observou-se um aumento do investimento em publicidade no geral: uma marca de R$ 30,2 bilhões, um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. O número de anunciantes exibindo seus produtos e serviços nos canais digitais cresceu 30%: foram mais de 95 mil empresas colocando suas marcas na internet em 2021.
Fonte: https://iabbrasil.com.br/internas/pesquisas/
Nesse contexto é que o email marketing entra como uma solução essencial para as empresas e, especialmente, as de comércio eletrônico, pois ainda é uma das ferramentas mais eficazes para os varejistas. Aparelhado com os dados certos, o e-mail permite a personalização precisa da jornada do cliente, permanecendo uma das maneiras mais econômicas de abordar a aquisição e a retenção de clientes, especialmente em temporadas em que as vendas tendem a diminuir, por exemplo, durante os meses de férias escolares, e quando não houver datas comerciais com muitas promoções futuras no calendário.
Simples dicas podem melhorar as interações, são elas:
Manter a estratégia omnichannel
Esta prática continua a ser ideal para todas as marcas. Aproveitar as campanhas de e-mail, SMS, notificações push, postagens nas redes sociais ou campanhas de WhatsApp, pois são canais válidos para manter contato com o público.
Personalização
As campanhas de e-mail oferecem às marcas a oportunidade de falar diretamente com seu público, fazendo uma conexão que dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário. Por esse motivo, a personalização e individualização de conteúdo é uma prática fundamental para ter porcentagens positivas de aberturas e cliques durante épocas de baixa atividade, como as férias.
Implemente fluxos automatizados
Essa prática é especialmente importante para as empresas de comércio eletrônico que desejam recuperar carrinhos abandonados. Com esses fluxos automatizados e estratégias de retargeting, as marcas lembram ao usuário os benefícios ou motivos para comprar os produtos ou serviços que abandonaram.
Aumentar o cross-selling ou promover o upselling
Uma estratégia eficaz para as empresas é focar no envio de comunicações para os clientes atuais, que podem não conhecer toda a gama de produtos ou serviços que a marca oferece. Por exemplo, eles podem enviar um newsletter para recomendar outros artigos, promover uma atualização de produto ou incluir complementos, se aplicável, o que pode aumentar as vendas.
Oferecer conteúdo mais elaborado ou exclusivo
As empresas podem ir um pouco mais longe e dar conselhos ou criar um conteúdo um pouco mais elaborado para ajudar seus leitores a obterem mais benefícios da marca.
Oferecer um bom incentivo
Embora os descontos sejam o incentivo mais comum e ainda s eficazes, também podem ser conteúdos exclusivos, tutoriais ou prêmios.
Por Laura Parra, Brand Manager para o Brasil na Sendinblue