É preciso celebrar todos os momentos em que haja uma conquista individual ou em grupo e que reflita o atingimento de objetivos e metas da empresa
Fabiana Galetol – Diretora Executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee no Brasil
Muitos talvez não façam esta associação, mas o ato de celebrar vai além de registrar um marco na nossa jornada pessoal e profissional, trazendo mais motivação para os próximos passos. Celebrar reforça bons estímulos ao cérebro, que aumentam a sensação de bem-estar e proporcionam mais qualidade de vida. Além disso, contribui para a autoestima e a autoconfiança.
Na carreira, o ato de celebrar é um reconhecimento do trabalho e do desempenho do time. Para a companhia, pode aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade, inspirar lealdade e aumentar o engajamento.
A comemoração ainda pode ser classificada como uma forma de valorização. Celebrar cada pequena ou grande conquista em direção aos objetivos propostos, contribui enormemente para a autoestima do profissional e da equipe, criando um círculo virtuoso para mantê-los motivados e engajados para conquistar ainda mais.
Recentemente, ouvi em um evento que sucesso é igual a progresso. Essa simples definição demonstra a importância da celebração para marcar as conquistas e realizações na direção do que buscamos em nossas carreiras.
No mundo corporativo, líderes que mantém o hábito de comemorar com suas equipes renovam as energias, aumentam a sinergia e o espírito de colaboração. O exemplo da liderança demonstra que os desafios são oportunidades de desenvolvimento e que toda conquista tem valor individual e coletivo. Esse estímulo contínuo reforça a autoconfiança de todos e contribui para um melhor clima organizacional, além de contribuir diretamente para a manutenção do índice de felicidade dentro da empresa.
Nesse contexto, o papel das empresas é fundamental e passa pelos seguintes contextos:
Fortalecimento da cultura – uma cultura de reconhecimento faz com que os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e pertencentes à empresa.
Engajamento – quando a celebração se torna um hábito na empresa, o engajamento e o desempenho da equipe aumentam.
Motivação para ir além – funcionários reconhecidos por um trabalho bem-feito querem sempre melhorar para atingir seus objetivos.
Retenção de talentos – colaboradores valorizados no trabalho “vestem a camisa” da empresa. Assim, eles tendem a ficar mais tempo.
Marca empregadora – ao celebrar porque gosta de trabalhar na empresa, o profissional se torna defensor ativo da marca, de seus produtos e seus serviços.
Estímulo para criação do hábito – fornecendo meios para que aconteça, como budget, canais de comunicação, ferramentas e programas.
Promoção da felicidade no trabalho – profissionais felizes com as funções que desempenham e com a empresa em que trabalham são mais ativos no atingimento de metas e contribuem para fomentar práticas positivas entre os times.
Sejam pequenas ou grandes conquistas, o importante é celebrar
É preciso celebrar todos os momentos em que haja uma conquista individual ou em grupo e que reflita o atingimento de objetivos e metas da empresa. E as celebrações não precisam ser sempre grandiosas: um agradecimento, uma menção ao colaborador, ao projeto ou resultado em uma reunião, uma publicação nas redes sociais da empresa ou em eventos. Até um convite para um café da manhã com líderes são formas de celebrar.
Uma das ocasiões mais esperadas do ano é a famosa “festa da firma”, em que há integração dos times, comemoração e compartilhamento de conquistas. Esse tradicional ato de celebrar, além de marcar o fechamento de um período, reforça a valorização das pessoas, senso de pertencimento e engajamento.
No entanto, muito mais importante que uma festa é a presença de uma cultura voltada à felicidade e bem-estar no ambiente corporativo, além do reconhecimento e celebração no dia a dia. É o olhar atento dos líderes para os seus colaboradores, diferenciando entregas, comunicando com clareza e escuta, inspirando e celebrando pequenas e grandes conquistas de diferentes maneiras.
Além de tudo isso que falamos, ainda há outras formas de celebrar que sempre serão valorizadas pelos colaboradores: os cartões de incentivo para serem gastos com jantar, viagem ou presentes. Podem, inclusive, promover experiências excepcionais, com vivências únicas e especiais fora da rotina do profissional.
Quer criar um maior vínculo do colaborador com a empresa e criar uma memória afetiva entre os times? Celebre!