Em 2020, a Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados, viu crescer exponencialmente o número de acessos à sua universidade corporativa, chamada Edenred Digital University (EDU). O aumento nos acessos foi de 186% entre janeiro e setembro com relação ao mesmo período de 2019.
Desenvolvida no Brasil, a plataforma de treinamentos se tornou uma referência para a matriz, na França, e foi adotada, em 2019, para a disponibilização de treinamentos corporativos de maneira global, nos 46 países onde a empresa atua. Durante a pandemia provocada pela covid-19, a ferramenta se tornou um pilar fundamental para a continuidade e ampliação da capacitação interna dos funcionários, mesmo considerando o cenário de isolamento social, que impossibilitou a realização de treinamentos presenciais.
Nesse período, o conteúdo disponível na plataforma foi complementado com 38 novos temas, com foco em capacitação profissional até desenvolvimento interpessoal, e o volume de horas de treinamento realizados cresceu quase 15% de janeiro a setembro de 2020, no comparativo com o mesmo período de 2019. Foram mais de 43 mil acessos aos cursos disponibilizados, o que resultou em mais de 68 mil horas de treinamento realizados entre janeiro e setembro de 2020.
“Estamos muito animados com os resultados, pois eles evidenciam que, mesmo num cenário adverso como o que enfrentamos em 2020, conseguimos sensibilizar e motivar nossos colaboradores a ampliar seu ritmo de atualização profissional, fator fundamental para mantermos o foco na excelência de nossas entregas, na melhoria contínua dos nossos serviços e na busca constante por inovação e criatividade. O indicador médio de participação em módulos essenciais, como anticorrupção, diversidade e inclusão, prevenção à lavagem de dinheiro, riscos operacionais e sustentabilidade, é de 79%. Mais do que isso, tivemos internamente uma média de 32h de treinamento per capita em 2020.”, ressalta Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.
A explosão de acessos e de horas em treinamento se deu a partir de 14 de abril, com o lançamento da Escola de Atualização Profissional, que agregou à plataforma 38 títulos inéditos, criados após a pandemia, e outros 50 que já estavam prontos, aguardando para serem lançados. “Estes assuntos representaram mais de 165 horas de carga horária de treinamentos disponibilizados a todos os colaboradores do Grupo, com 2.090 acessos, com uma média de 3h55 investidas por colaborador nesta área da plataforma”, ressalta Aguirre. De acordo com o executivo, entre os temas mais acessados estão Power Point Avançado, Excel Avançado, Competências Organizacionais, Administração de Conflitos, Coaching, Inteligência Emocional, Reuniões Eficazes, Resiliência e Gestão de pessoas.