Programa SER da Edenred Brasil é premiado em São Paulo por promover diversidade e inclusão no trabalho
A Edenred Brasil, reconhecida líder global em serviços de pagamento, celebra mais uma conquista significativa no âmbito de diversidade, equidade e inclusão (DE&I). Pela segunda vez consecutiva, o Programa SER da empresa recebeu o prestigiado Selo de Direitos Humanos e Diversidade da cidade de São Paulo. Este reconhecimento, concedido na sexta edição do evento, destaca as iniciativas exemplares da empresa na gestão da diversidade e na promoção dos direitos humanos.
O Programa SER se destaca com seus quatro pilares fundamentais: governança, desenvolvimento, comunicação, e eventos & ativações. Ele é parte integrante da estratégia global de sustentabilidade da Edenred, denominada Ideal, e foca especificamente no pilar “Pessoas”. O objetivo é criar uma cultura empresarial que não apenas valorize, mas ativamente promova a diversidade em todas as suas formas, assegurando um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo.
Desde sua implementação, o programa registrou impactos notáveis. A Edenred Brasil, como parte de seus esforços, assumiu três novos compromissos públicos pela diversidade, adicionando-se aos cinco já existentes, cada um alinhado a um dos pilares do Programa SER. Com mais de 2000 horas em treinamentos sobre diversidade e 14 atividades voluntárias que beneficiaram 11 organizações sociais, o programa demonstra um compromisso tangível com a causa.
Internamente, a comunicação sobre temas de DE&I aumentou em 79%, com mais de 1400 funcionários participando de eventos de conscientização ao longo do ano. Mais de 300 funcionários estão agora engajados na agenda de DE&I, incluindo 250 membros ativos dos Grupos de Afinidade (GAs), que desempenham um papel cada vez mais central na empresa.
Além disso, a Edenred Brasil implementou práticas inclusivas em suas operações diárias, como reuniões e eventos acessíveis e a introdução de banheiros sem gênero em seus escritórios em 2022. Larissa Faresin, Gerente de Sustentabilidade da Edenred Brasil, enfatizou a importância desse reconhecimento para a cultura corporativa da empresa, reiterando o compromisso da Edenred com o desenvolvimento de um ambiente de trabalho onde todos possam ser livres para expressar suas identidades.
A sexta edição do prêmio também destacou as iniciativas específicas da Edenred, como o Papo SER, uma série de conversas online para promover a reflexão e mudança positiva no ambiente corporativo em temas como antirracismo e diversidade. A Edenred Brasil também empregou o voluntariado como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de competências e aceleração de sua jornada de diversidade em 2023, com 10 ações totalizando 1476 horas, beneficiando pessoas de grupos minorizados.
O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, tem como objetivo inspirar as organizações a ampliar e aprofundar suas iniciativas em DE&I. A Edenred Brasil, ao receber este selo, reafirma seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a governança focada em temas cruciais de direitos humanos e diversidade.