Investimentos, aprimoramento de cursos e expansão na atuação. A Witseed, startup responsável pela criação de uma plataforma de cursos corporativos digitais e inovadores, experimentou uma evolução inédita em 2021 e atraiu aporte de R$ 920 mil da Criabiz Ventures e de investidores da Anjos do Brasil. O investimento externo viabilizou não só os planos de expansão da equipe de colaboradores, mas também na atividade comercial.
A empresa brasileira teve um crescimento de 50% dentro da base de clientes neste ano, com uma audiência de aproximadamente 66,3 mil horas assistidas. Outro aspecto importante para a startup foi o fechamento de parcerias para a expansão do seu modelo de negócios. Nos próximos meses, seu foco é aprofundar a qualidade dos seus produtos B2B e lançar mão da credibilidade conquistada no mercado para lançar o seu primeiro produto B2C, com a primeira Pós-graduação em Serviços Compartilhados do país.
“Já estamos trabalhando com o BBI of Chicago e a ABSC, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados para obter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para tornar esse projeto em uma realidade em 2022”, adianta Bruno Leonardo, CEO da edtech Witseed.
Durante 4 anos a startup manteve um break even, ou seja, nunca precisou de investidores. Em 2021 os executivos decidiram acelerar os processos de crescimento, seja em termos de receita ou no avanço do nosso time de profissionais. Além de expandir, focaram em aumentar a senioridade, contratando pessoas que poderiam trazer aprendizados que a gente não tinha até então. “Foi um ano de muitas mudanças positivas e, atualmente, temos 30 pessoas conosco, quase o dobro do que a gente tinha no final de 2020”, resume Bruno.
Tendências de ensino para 2022
Recentemente, a Gartner, uma das maiores e mais bem conceituadas empresas de pesquisa do mundo, realizou um levantamento com mais de 500 líderes de RH de todos os principais setores do mundo apontando as principais tendências, desafios e ainda as cinco principais prioridades para 2022. O executivo analisou o estudo minuciosamente e recomendou atenção com os desafios de adaptação a serem equacionados no Ano Novo com a persistente pandemia.
Segundo Bruno Leonardo , o mercado começou a pedir uma velocidade de entrega cada vez maior. Ele aponta que esse processo intenso levou a startup a desenvolver mais conteúdos para os clientes, aprimorando a usabilidade da plataforma (User Experience), recém atualizada. O CEO da Witseed adianta que os novos conteúdos estarão em linha com a análise de dados, com o foco na melhoria da competência analítica dos profissionais, para que eles possam saber analisar as informações e tomar decisões.
O executivo entende que mercado exige muito um novo tipo de liderança, capaz de atender às medidas de inclusão, diversidade, agilidade, com ambidestria, ou seja, saber misturar os desafios de entregar resultados, mas não deixar de pensar em inovação e evolução. “Essa será a base dos conteúdos para formação de colaboradores de liderança. Também teremos conteúdos voltados para o melhor desenvolvimento de Soft Skills e aprender a aprender. Esse é um tema central nosso já no início de 2022, pois estamos vivendo uma nova era da educação corporativa”, acredita Leonardo.
Streaming é o norte tecnológico
O executivo da edtech afirma também que a experiência tecnológica em outros mercados tem impactado diretamente no ensino corporativo. Bruno enxerga a indústria do entretenimento cada vez mais inovadora, com a substituição concreta das TVs pelos streamings, por exemplo, Segundo Leonardo, esse novo padrão de consumo tem mexido no consumo de informações visuais.
“Isso impacta no foco, atração e retenção da atenção das pessoas. São plataformas capazes de facilitar o consumo de conteúdos. Então nós as vemos como tendência na maneira de absorver conhecimento. Entendemos que o streaming vai, de fato, revolucionar a educação corporativa. Para conseguir acompanhar esse novo padrão de qualidade, é preciso apostar em um UX fantástico, personalização da experiência dos usuários, navegação fácil e obviamente, entender a incidência de todos os dados, realizando análises com inteligência artificial”.