São muitos os processos que podem ser automatizados em RH
Por Manoel Jardim, CEO da ben.up, fintech com soluções financeiras integradas para RH
O investimento na revisão e melhoria de processos burocráticos é o caminho natural para dar eficiência às rotinas de Recursos Humanos. A automatização dos processos repetitivos e de alto volume é a melhor maneira de eliminar tarefas manuais, reduzir erros, mitigar riscos e tornar a operação de RH mais ágil e com menor custo. A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais acessível e é uma grande aliada nessa tarefa.
São muitos os processos que podem ser automatizados em RH. Desde o preenchimento dos dados e captura de documentos de um novo funcionário na admissão até o encaminhamento de um exame demissional e captura da assinatura nos documentos de rescisão. Atualmente, muitos processos já são digitais e ocorrem com pouca intervenção do time de RH.
A operação de benefícios, um dos principais gargalos no departamento de Recursos Humanos, é exemplo desse movimento de transformação. O antigo modelo de operação, manual, complexo e de alto risco, ao menor descuido, gerava reclamações e insatisfação do colaborador, além de custo e retrabalho ao RH. Agora, o próprio colaborador tem à sua disposição soluções para a adesão do vale transporte, a gestão do vale alimentação, do plano de saúde e do seguro de vida.
É o fim dos formulários e processos desnecessários, ganho de celeridade no atendimento e maior segurança na aplicação de políticas e regras de concessão, simplificando o acesso a contracheques, informe de rendimentos e aviso de férias, inclusive com assinatura digital, sem as penosas tarefas de imprimir, distribuir, cobrar, recolher, conferir. Nesse contexto de intensa transformação tecnológica, os softwares de gestão tornam os processos mais ágeis e dinâmicos, minimizando erros comuns em trabalhos manuais.
A operação de benefícios, um dos principais gargalos do RH, passa também por significativa transformação. Imagine a insatisfação do colaborador com um benefício não disponível ou com valor incorreto ou se um empréstimo consignado apresentar erro por falha de digitação ou conferência? E se isso acontecer no momento de grave doença, sem que as informações do plano de saúde estejam corretas, comprometendo um atendimento de emergência? São situações que geram desgaste na relação entre a empresa e seus colaboradores.
Nesse contexto de intensa transformação tecnológica, os softwares de gestão tornam os processos mais ágeis e dinâmicos, minimizando erros comuns em trabalhos manuais e permitindo ao colaborador ter acesso ao benefício em menor tempo, com todos os cálculos realizados automaticamente, de forma correta e segura.
As empresas já percebem as vantagens da automação para o fluxo operacional do RH. Segundo pesquisa recente realizada pela Deloitte, empresa global de consultoria, cerca de 60% dos líderes de RH usam recursos digitais na rotina de trabalho e 73% consideram a automação de RH um assunto importante ou muito importante. O levantamento foi realizado com 10 mil líderes empresariais ao redor do mundo.
Investir na adoção de processos digitais permite que o RH deixe de executar tarefas de baixo valor agregado e possa se dedicar ao que o torna mais estratégico, eficiente e alinhado aos objetivos da empresa. Nesse contexto, tecnologia não deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento. Afinal, se a revolução digital vem sacudindo o mundo precisa sacudir também o RH!